Construcción de la identidad docente en tiempos de pandemia: narrativas de docentes de primaria

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644467754

Palabras clave:

Identidad docente, Pandemia, Enseñanza a distancia

Resumen

El texto se centra en la identidad profesional docente de los docentes de educación básica, promoviendo un análisis integral de cómo los docentes han habitado la profesión docente en tiempos de pandemia. En ese sentido, este artículo tiene como objetivo identificar los factores que se relacionan con la construcción de la identidad docente en tiempos de pandemia. Para ello, se utilizaron y aplicaron entrevistas semiestructuradas a un total de catorce docentes de tres municipios del Estado de Bahía, con actividad profesional en los primeros años de la Enseñanza Fundamental. Se elaboraron dos bloques de preguntas: el primero, con tres preguntas cerradas sobre el perfil profesional del informante y el segundo bloque, con cuatro preguntas abiertas a partir de las cuales se buscaban respuestas más amplias sobre los impactos de la pandemia, centrándose en la construcción de la identidad docente. De carácter cualitativo, las entrevistas fueron dispositivos que brindaron un mapeo de cómo los docentes han desarrollado prácticas y saberes docentes en la pandemia. Los resultados muestran sentimientos de agotamiento, angustia, incertidumbres, sobrecarga, resiliencia, además del abandono que sufren los organismos públicos en los procesos de formación, lo que compromete aún más la construcción de la identidad de los docentes marcados por su propia historia como una profesión que está constantemente en proceso de autoafirmación, especialmente en constante búsqueda de reconocimiento por parte de las autoridades públicas y la sociedad.

Biografía del autor/a

Fabrício Oliveira da Silva, State University of Feira de Santana

Pós-doutor e Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2017). Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2003). Especialista em Gestão de Pessoas com ênfase em Competências no setor público pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2019). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC - (2009). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1998). Possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1997). É Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, lotado no Departamento de Educação. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UEFS. Líder e Professor pesquisador do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica ? DIVERSO. Líder e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2010-2014). Membro da Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências - (Rede Formad/ Brasil), vinculada a Red de Formación Docente y Narrativa (Argentina). Pesquisador do Fórum Nacional de Pesquisa Narrativa. É membro do GT 4 - Didática da Associação Nacional de Pesquisadores da Educação - ANPEd. Membro da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino - ANDIPE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior (graduação e pós-graduação), atuando como professor e pesquisador nos seguintes temas: formação do educador, identidade docente, didática, leitura e produção textual, ensino de língua portuguesa, pesquisa em educação, docência universitária e na Educação Básica. Desenvolve estudos com narrativas nas perspetivas metodológicas da (auto)biografia, pesquisa narrativa e Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas.

Geruza Ferreira Ribeiro de Souza, State University of Feira de Santana

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS (2020). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Docência Universitária ( NEPPU/UEFS). Membro do Grupo de Estudos em Educação Moral (GEEM). Gestora da rede pública municipal. de Feira de Santana, Bahia. Prêmio Educadora do ano 2018/ 2019 pela Academia Feirense de Letras. Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1996). Formação de gestores UNEB (2015), Programa de Capacitação para Gestores Escolares - PROGESTÂO (2012), Educação Especial UNEB (2008) Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar pela Faculdade de Ciências Econômicas da Bahia(2008) Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Salgado de Oliveira(1999) . Atualmente gestora , consultora pedagógica de empresas particulares e professora do Ensino superior privado. Experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, atuando como formadora e palestrante dos seguintes temas: BNCC, gestão em sala de aula, ensino-aprendizagem, avaliação, planejamento, projetos, práticas pedagógicas, educação inclusiva, educação básica, relação família- escola, motivação profissional.

Edna Gama do Nascimento, State University of Feira de Santana

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre Pedagogia Universitária. Graduada no curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz e Especialista em Gestão da Educação pela mesma instituição. Mestranda em educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

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Publicado

2023-07-04

Cómo citar

Silva, F. O. da, Souza, G. F. R. de, & Nascimento, E. G. do. (2023). Construcción de la identidad docente en tiempos de pandemia: narrativas de docentes de primaria. Educación, 48(1), e73/1–23. https://doi.org/10.5902/1984644467754

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