Residência pedagógica em Educação Infantil: uma experiência em formação de professores.

Autores

  • Edna Martins Universidade Federal de São Paulo
  • Maria de Fátima Carvalho Universidade Federal de São Paulo
  • Renata Marcilio Cândido Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644435694

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, formação de professores, estágio supervisionado.

Resumo

O presente texto descreve uma experiência realizada em um Programa de Residência Pedagógica em Educação Infantil concebido e levado a efeito em uma universidade pública do Estado de São Paulo. Objetiva-se contextualizar detalhadamente como ocorre a imersão de residentes nas escolas-campo de Educação infantil, tomando como elementos de análise as inquietações, observações e reflexões registradas em cadernos de campo referentes aos anos de 2015, 2016 e 2017. Tal análise incide sobre as questões de maior abrangência relatadas pelos estudantes no processo cotidiano de estágio e versam sobre as temáticas: organização do espaço; rotina; gestão escolar; relação escola-família; o contato com a escrita a e diversidade na escola Conclui-se que tal experiência pode ser compreendida como forma de romper a dicotomia entre teoria/prática, apresentando-se como lugar de muitas vozes em diálogos correlatos à cultura escolar e à formação de professores com vistas a uma práxis educativa que possa ser calcada no respeito da escola pública de educação pela infância

Biografia do Autor

Edna Martins, Universidade Federal de São Paulo

Docente do curso de pós-graduação stricto-sensu no Programa de Pós-graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da UNIFESP. Com graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (Licenciatura e Bacharelado em 1992 e Formação do Psicólogo em 1993); Mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professora adjunto III da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Desenvolve pesquisas no campo da Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Práticas educativas, Família, Inclusão escolar e Relações étnico-raciais. Editora da Revista Olh@res do Departamento de Educação da UNIFESP.

Maria de Fátima Carvalho, Universidade Federal de São Paulo

Graduação em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1987), mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1995), especialização em Educação e Tratamento de Crianças com Transtornos de Desenvolvimento pelo Instituto de Psicologia da USP (1999), doutorado em Educação pela universidade Federal de Campinas (2004). Realizou estágio de pós doutoramento na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2006). É docente da Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas, onde atua no Departamento de Educação, Curso de Pedagogia e Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência. É pesquisadora colaboradora da Plataforma de Saberes inclusivos (PPGES - UNIFESP), do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (Faculdade de Educação - UNICAMP), do Grupo de Estudos Processos de Aprender e Ensinar na Educação Infantil (Faculdade Educação - UFRN). Tem experiência na área de educação e psicologia, com ênfase em psicologia histórico-cultural, atuando nos seguintes temas: desenvolvimento humano, pensamento e linguagem, apropriação de práticas culturais, educação infantil e ensino fundamental, formação de professores, educação especial, educação inclusiva

Renata Marcilio Cândido, Universidade Federal de São Paulo

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2003), Mestrado em Educação (2007) de Doutorado em Educação (2012) pela mesma universidade. Atualmente coordena a Residência Pedagógica para Educação Infantil no âmbito do Curso de Pedagogia e integra o Grupo de Pesquisa História da Educação: Intelectuais, Instituições.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e Tópicos Específicos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, cultura escolar, avaliação, festas escolares, práticas da vida escolar

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Publicado

2019-04-04

Como Citar

Martins, E., Carvalho, M. de F., & Cândido, R. M. (2019). Residência pedagógica em Educação Infantil: uma experiência em formação de professores. Educação, 44, e30/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984644435694

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