The diversity of educational inclusion and the training needs of basic education teachers: integrative review

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644471465

Keywords:

Teacher training, Diversity, Inclusive education

Abstract

The research addresses the topic of continuing teacher training, which is one of the obstacles to the inclusive education scenario, as it has been linked to the quality of education and, in the same way, to professional qualification. In this sense, the training of Basic Education teachers is faced with the complexity of this process, requiring planning, concrete and continuous actions, aiming daily at educational inclusion and, subsequently, highlighting professional training needs. Objective to understand the training needs of basic education teachers to meet Special Education and how training is being offered by public authorities. This is an integrative review of virtual databases of theses and dissertations BDTD, CAPES and USP, national publications from 2017 to 2022, the following descriptors were used: diversity; teacher training; inclusion; special education. In total, 12 dissertations were selected and read in full. The results and discussion were presented in two categories: 1) Teacher training needs to serve the Special Education public, 2) Special Education Policy and training offered by the public authorities. It is concluded that to ensure the training of teachers it is essential that the rights in the learning process of all individuals are defended by public policies, however, the study points to progress in the implementation of inclusive Brazilian legislation, but that there are still challenges in training and educational performance. We suggest new studies and contributions from the training perspective of inclusive education professionals.

Author Biographies

Aurora Tontini de Araujo, Western Paraná State University

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/FOZ DO IGUAÇU). Bacharel e Licenciada em Enfermagem pela UNIOESTE/FOZ DO IGUAÇU. Membro do grupo de pesquisa: Práticas, saberes e vulnerabilidades de saúde e educação. Realizou pesquisas voltadas a seguinte temática: Diagnóstico de Transtorno do Espectro Autismo e inclusão escolar: percepções dos pais. Atualmente é bolsista da agência de fomento CAPES pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (UNIOESTE/FOZ DO IGUAÇU).

Rosineide Fátima Daleaste, Western Paraná State University

Mestranda no Programa  de Pós-Graduação em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/FOZ DO IGUAÇU). Licenciatura em em Ciências Biológicas pela Faculdade Assis Gurgacz - Cascavel-PR, Segunda graduação em Pedagogia pela Faculdade de Tecnologia Machado de Assis-Curitiba-PR. Especializações Lato Sensu em: Pós-Graduação em Educação Ambiental na Universidade Castelo Branco; Pós-Graduação em Gestão Escolar na Universidade Cidade de São Paulo, Pós-Graduação em Educação do Campo pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas-FACISA, Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva, faculdade de educação São Luís- Jaboticabal-SP. Disciplinas cursadas como aluna especial nos mestrados: Programa Ciências Ambientais - Ecotoxicologia-Toledo-PR; Programa em Educação, A Educação em Espaços Não Formais e a divulgação Científica- Cascavel-PR; e Programa de Ensino - Foz do Iguaçu- Ação docente e ensino de ciências e matemática 2021. Experiência profissional: Setor de desenvolvimento de produtos e controle de qualidade (Cooperativa Lar) 2004-2011; Estagiária em CMEI no município de Matelândia- 2011; Professora no Estado PSS nas disciplinas de ciências, biologia, química e matemática 2009-2019. Idiomas: Curso básico em Inglês - 1 ano de curso (Fisk) e Informática(CCCI). Atualmente é professora concursada municipal 20 horas no Município de Matelândia (2013), segundo concurso no Município de Ramilândia 20 horas como professora (2020), com permuta no período de 2019 até o momento, atuando apenas no Município de Ramilândia como professora coordenadora pedagógica escolar 40 horas.

Márcia Dahmer de Morais, Western Paraná State University

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/FOZ DO IGUAÇU). Licenciada em Matemática pela Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu (FAESI). Graduanda de Ciências Biológicas pela Universidade Cruzeiro do Sul (EAD). Especialização Lato Sensu: Pós-Graduação em Educação do Campo, pela Faculdade Bagozzi. Atualmente é professora (PSS) de Matemática e Ciências no Colégio Estadual Indigena Teko Nemoingo.

Susimeire Vivien Rosotti de Andrade, Western Paraná State University

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2001); Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2012) e Doutora em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS (2020). Foi professora da Rede Estadual de Ensino, vinculada ao Núcleo regional de Educação de Foz do Iguaçu/PR, e da Rede Municipal de Ensino. Atualmente é Professora da Área de Educação Matemática, do Centro de Engenharias e Ciências Exatas-Campus Foz do Iguaçu da UNIOESTE, do curso de Licenciatura em Matemática, sendo membro do colegiado e coordenadora do Estágio Supervisionado obrigatório do curso. Integrante do corpo docente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino (PPGEn) da UNIOESTE. Atua em ações de extensão voltadas a formação de professores de matemática sendo coordenadora do Programa de extensão integrando os alunos do curso em Licenciatura em Matemática à comunidade e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Trabalho Docente (GEPEMTD). Tem experiência na área de Educação, com destaque em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, Processos de ensino-aprendizagem-desenvolvimento, Trabalho docente, Formação de professores de matemática e Políticas educacionais. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática-SBEM e da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação-ANPED.

Elis Maria Teixeira Palma Priotto, Western Paraná State University

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia com licenciatura pela Unioeste/Cascavel. Mestrado em Educação pela PUC-PR. Especialização em Administração Hospitalar, São Camilo - SP; Doutorado em Ciências na Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP-RP; Especialização em Adolescência, PUC-PR; Docente do curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Ensino na Unioeste/Foz do Iguaçu. Participa do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva em Enfermagem e é líder do grupo de pesquisa Ensino, pesquisa e prevenção das violências e vulnerabilidades sociais e da saúde (GEPENSE). Autora dos livros: Dinâmica de grupo para Adolescentes, Violência Escolar: políticas públicas e práticas educativas em Foz do Iguaçu; Perfil do Adolescente e Jovem na Tríplice Fronteira (Português; Espanhol); Violência envolvendo adolescentes na Tríplice Fronteira: Brasil, Paraguai e Argentina (Português; Espanhol); Protocolo de atendimento a vítimas de ideação e tentativas de suicido; coautora no livro Adolescentes: uma abordagem multidisciplinar; e outras obras. Com experiência e pesquisas na área de Ensino e Enfermagem; Enfermagem e Licenciatura; Adolescências; Violências.

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Published

2025-02-11

How to Cite

Araujo, A. T. de, Daleaste, R. F., Morais, M. D. de, Andrade, S. V. R. de, & Priotto, E. M. T. P. (2025). The diversity of educational inclusion and the training needs of basic education teachers: integrative review. Education, 50(1), e15/1–27. https://doi.org/10.5902/1984644471465

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