Condições para a educação inclusiva: o trabalho por projeto durante o estágio na formação inicial de professores numa sala inspirada pela pedagogia do Movimento da Escola Moderna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644488044

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Estágio, Trabalho por projeto

Resumo

A educação inclusiva, no campo da educação infantil, é uma área sobre a qual continua a ser necessário refletir, uma vez que é um processo em contínuo aperfeiçoamento, para o qual se buscam práticas pedagógicas eficazes, que promovam a participação de todas as crianças e por conseguinte fomentem a inclusão. Neste artigo, reflete-se sobre a importância do trabalho por projeto enquanto estratégia promotora de inclusão e apresenta-se o desenvolvimento de dois projetos de intervenção, com enfoque nos processos de participação das crianças e na reflexão da estagiária. Os dados empíricos foram produzidos por uma aluna estagiária, durante a Prática de Ensino Supervisionada, vulgo estágio, numa sala de pré-escolar inspirada pelo modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Os resultados indicam que as crianças foram participantes ativas, ao longo das várias fases do projeto, e consideradas cidadãs interventivas na comunidade. Nesse sentido podemos considerar que o ambiente educativo ofereceu respostas às diferentes necessidades e interesses das crianças da turma e que o trabalho por projeto se afirmou como uma possibilidade pedagógica promotora de inclusão.

Biografia do Autor

Ana Artur, Universidade de Évora

Professora Auxiliar na Universidade de Évora, Doutora em Ciências da Educação. Leciona nos cursos de formação inicial de professores.

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Publicado

2025-04-03

Como Citar

Artur, A. (2025). Condições para a educação inclusiva: o trabalho por projeto durante o estágio na formação inicial de professores numa sala inspirada pela pedagogia do Movimento da Escola Moderna. Educação, 50(1), e42/1–29. https://doi.org/10.5902/1984644488044

Edição

Seção

Dossiê: Aprendizagem da profissão docente no estágio da educação Infantil

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