Formação em Educação: desafios ético políticos metodológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644472162

Palavras-chave:

Formação docente, Escola, Práticas pedagógicas

Resumo

O artigo coloca em questão processos de formação de educadores e educadoras. Indaga uma direção conceitual-metodológica que produz práticas educacionais universalizantes e naturalizadoras, que formam-conformam profissionais, dissociando práticas pedagógicas de práticas políticas que as engendram. Dissocia a ideia de formação em educação como competência pedagógica, capacitação,  conscientização - que se associa a especialismos, a discursos normalizadores, a modelagem de formas de agir e produzir educação. Propõe outras direções de análise que consideram o saber-fazer e a complexidade de relações efetivadas na escola, que intensificam a dimensão processual de formação no âmbito educacional. Persegue processos que tomem a indissociabilidade técnico-política como direção. Busca, assim, subsídios para romper com práticas educacionais homogeneizadoras, controladoras e totalizadoras, propondo processos formulados a partir de um ethos que afirme autonomia e construção coletiva, que se abra à história, aos devires, ao imprevisível, que constituam, aliançados com os movimentos na escola, práticas pedagógicas ético-políticas de expansão e multiplicidade do viver.

Biografia do Autor

Maria Elizabeth Barros de Barros, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora. Professora titular do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós graduação em Educação de Ufes. Lider do grupo de pesquisa do CNPq - NEPESP -  e bolsista do cnpq nivel 1.

Denise Carla Goldner Coelho, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Psicóloga do Instituto Federal de Ensina do município da Serra no Estado do Espírito Santo.

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Publicado

2024-03-04

Como Citar

Barros, M. E. B. de, & Coelho, D. C. G. (2024). Formação em Educação: desafios ético políticos metodológicos. Educação, 49(1), e51/1–19. https://doi.org/10.5902/1984644472162

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