Inclusão escolar: possíveis contribuições da fisioterapia sob a óptica de professoras

Marcelli Evans Telles dos Santos, Simone Lara, Vanderlei Folmer

Resumo


A inclusão escolar tem causado debates entre profissionais da área de educação e da saúde. Neste contexto, a participação da fisioterapia pode contribuir para que o aluno desenvolva suas potencialidades no ambiente escolar. Entretanto, esta área é pouco explorada e ainda são restritos os trabalhos em relação à atuação do fisioterapeuta como membro integrante de um grupo de apoio à escola que realiza a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Sendo assim, este estudo teve como objetivos verificar as percepções de profissionais, que atuam nas salas de recursos, em relação às possíveis contribuições da fisioterapia na inclusão escolar e conhecer as principais dificuldades encontradas por esses profissionais. Fizeram parte do estudo oito professoras de três escolas estaduais de Uruguaiana-RS. O instrumento utilizado foi uma entrevista semiestruturada que foi realizada individualmente, gravada e posteriormente transcrita para a análise. Os dados coletados foram analisados de acordo com a análise de conteúdo de Bardin (2004). Os resultados mostram que as entrevistadas possuem uma concepção positiva em relação à fisioterapia na inclusão de escolares, pois reconhecem a sua importância e também possuem conhecimento sobre as possíveis formas de contribuição. Diante dos relatos foi possível concluir que existem possibilidades da fisioterapia poder contribuir na inclusão escolar e também há a necessidade do profissional fisioterapeuta disseminar conhecimento sobre a sua atuação para a comunidade universitária e escolar.


Palavras-chave


Physical therapy; School inclusion; Special Education.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X5701

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Publicação contínua


O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________