Inclusão no Ensino Superior e o uso de Tecnologias Assistivas: uma avaliação com base nas percepções de discentes de licenciatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X41129

Palavras-chave:

Educação Especial, mediação pedagógica, comunicação alternativa.

Resumo

A inclusão no Ensino Superior é um dos desafios para a educação no século XXI. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as percepções dos discentes de licenciatura sobre a inclusão no Ensino Superior utilizando o áudio-texto como instrumento problematizador. Participaram desta pesquisa 21 estudantes do curso de licenciatura de Ciências da Natureza matriculados no componente curricular: Leitura e produção Textual. Com base em metodologia de pesquisa qualitativa, por meio da pesquisa-ação, foi elaborado e desenvolvido um projeto sobre práticas inclusivas e Tecnologias Assistivas. Dentre os resultados, a formação docente foi um dos aspectos apontados como ponto chave para a qualidade do processo inclusivo bem como condição de acessibilidade e permanência do estudante com deficiência no Ensino Superior. Consideramos desta forma, que provocações como estas durante os cursos de graduação, são exercícios importantes para a construção do pensamento crítico e de ações inclusivas. Para isso, além de reflexivos, os professores precisam ser proativos na busca novos caminhos e soluções. Neste sentido, a problematização, a pesquisa e ação, são um dos caminhos para a construção de mudanças, desde a formação docente.

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Biografia do Autor

Carla Marielly Rosa, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutoranda na Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Cátia Silene Carrazoni Lopes Viçosa, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutoranda na Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Professor doutor na Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Andréia Caroline Fernandes Salgueiro, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Pós-doutoranda na Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2020-07-08

Como Citar

Rosa, C. M., Viçosa, C. S. C. L., Folmer, V., & Salgueiro, A. C. F. (2020). Inclusão no Ensino Superior e o uso de Tecnologias Assistivas: uma avaliação com base nas percepções de discentes de licenciatura. Revista Educação Especial, 33, e20/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984686X41129

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua