Inclusão escolar: possíveis contribuições da fisioterapia sob a óptica de professoras

Autores/as

  • Marcelli Evans Telles dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Simone Lara Universidade Federal do Pampa
  • Vanderlei Folmer Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X5701

Palabras clave:

Physical therapy, School inclusion, Special Education.

Resumen

A inclusão escolar tem causado debates entre profissionais da área de educação e da saúde. Neste contexto, a participação da fisioterapia pode contribuir para que o aluno desenvolva suas potencialidades no ambiente escolar. Entretanto, esta área é pouco explorada e ainda são restritos os trabalhos em relação à atuação do fisioterapeuta como membro integrante de um grupo de apoio à escola que realiza a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Sendo assim, este estudo teve como objetivos verificar as percepções de profissionais, que atuam nas salas de recursos, em relação às possíveis contribuições da fisioterapia na inclusão escolar e conhecer as principais dificuldades encontradas por esses profissionais. Fizeram parte do estudo oito professoras de três escolas estaduais de Uruguaiana-RS. O instrumento utilizado foi uma entrevista semiestruturada que foi realizada individualmente, gravada e posteriormente transcrita para a análise. Os dados coletados foram analisados de acordo com a análise de conteúdo de Bardin (2004). Os resultados mostram que as entrevistadas possuem uma concepção positiva em relação à fisioterapia na inclusão de escolares, pois reconhecem a sua importância e também possuem conhecimento sobre as possíveis formas de contribuição. Diante dos relatos foi possível concluir que existem possibilidades da fisioterapia poder contribuir na inclusão escolar e também há a necessidade do profissional fisioterapeuta disseminar conhecimento sobre a sua atuação para a comunidade universitária e escolar.

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Biografía del autor/a

Marcelli Evans Telles dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Simone Lara, Universidade Federal do Pampa

Professora da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA. Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa

Professor Doutor da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA. Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado

2014-12-19

Cómo citar

Santos, M. E. T. dos, Lara, S., & Folmer, V. (2014). Inclusão escolar: possíveis contribuições da fisioterapia sob a óptica de professoras. Revista De Educación Especial, 1(1), 67–82. https://doi.org/10.5902/1984686X5701

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua