Formação do professor do atendimento educacional especializado: a Educação Especial em questão

Autores

  • Elisabeth Rossetto Universidade Estadual do Oeste do Parana - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X13367

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado, Atribuições do Professor, Formação Docente, Educação Especial.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a formação e as atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) realizado na sala de recursos multifuncional (SRM). O estudo em questão é de caráter documental e bibliográfico. Na investigação documental selecionamos normativas legais que se referem especificamente ao AEE, considerando-se que este se constitui no espaço prioritário para o atendimento aos alunos com deficiência inseridos no ensino regular. A parte bibliográfica deu-se sob o enfoque da Teoria Histórico-Cultural, por ser o referencial teórico que tem contribuído significativamente ao se tratar do processo de escolarização da pessoa com deficiência. Nossa investigação levou-nos a perceber que a preparação direcionada ao professor encontra-se imbuída de características que denotam superficialidade teórica, com grande adesão à modalidade de ensino a distância, com ênfase em procedimentos técnicos e na disponibilização do uso de recursos. Entendemos que tal formação não contribui para o processo de apropriação de conhecimentos por parte dos alunos e compromete os conteúdos escolares e o ato de ensinar. Nesse sentido reconhecemos a relevância de investimentos em uma qualificação mais consistente, que instrumentalize teoricamente o professor. Ademais a partir deste referencial, ressaltamos a importância da ação docente enquanto mediação para o processo de escolarização e humanização dos alunos com deficiência, uma vez que está no conhecimento uma via pela qual o aluno com deficiência compensa suas limitações e é capaz de superar as características causadas pela própria deficiência.

Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado; Atribuições do Professor; Formação     Docente; Educação Especial.

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Biografia do Autor

Elisabeth Rossetto, Universidade Estadual do Oeste do Parana - UNIOESTE

Docente do Centro de Educacáo, Comunicacáo e Artes/CECA e do Programa de Pos - Graduacao em Educacáo

Doutorado em Educacao pela UFRGS

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Publicado

2014-12-19

Como Citar

Rossetto, E. (2014). Formação do professor do atendimento educacional especializado: a Educação Especial em questão. Revista Educação Especial, 1(1), 103–116. https://doi.org/10.5902/1984686X13367

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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