Crianças com Deficiência Múltipla na Educação Infantil: da Invisibilidade à (Re)Significação das Relações de Cuidado e Educação
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X89758Palavras-chave:
Cuidado; Deficiência Múltipla; Educação Infantil Inclusiva.Resumo
Este artigo analisa as experiências de cuidado e educação de uma criança com deficiência múltipla e de suas professoras e auxiliar de apoio, articulando referenciais da Educação Infantil e da Educação Especial. É resultado de pesquisa de abordagem qualitativa, que realizou estudo de caso em uma turma de crianças de 4 e 5 anos de uma escola pública de Educação Infantil que contava com a participação de crianças com deficiência. Foram utilizadas as técnicas de observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental. O artigo sustenta-se nos referenciais teóricos da Educação Especial e da Educação Infantil. Da área da Educação Especial, foram discutidas as concepções de deficiência e de educação inclusiva, e da Educação Infantil, mobilizou-se especialmente a concepção de cuidado e educação de crianças em contextos educativos. Dentre os resultados, destacam-se as evidências da importância da articulação dos referenciais das áreas da Educação Infantil e da Educação Especial, do trabalho docente colaborativo sustentado por formação inicial, continuada e em serviço consistentes e do papel dos elementos organizacionais e da materialidade institucionais para favorecer o atendimento dos direitos de todas as crianças.
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