Universidade pública e políticas de formação docente em educação inclusiva em Moçambique

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X88788

Parole chiave:

Formação docente, Educação inclusiva, Políticas educacionais

Abstract

Desde a década de 1990, o paradigma da educação inclusiva vem influenciando as políticas públicas e os sistemas educacionais em Moçambique, todavia, persiste uma carência de ofertas institucionais públicas de formação docente nessa temática. Em 2021, a Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane implementou o curso de Mestrado em Educação Inclusiva, uma iniciativa pioneira na capital Maputo, buscando oportunizar essa formação para profissionais da educação e áreas afins. Este estudo qualitativo baseia-se em estudos documentais e tem como objectivo refletir sobre o processo de formação de profissionais em educação inclusiva a partir da trajetória institucional do referido mestrado. Analisa-se o perfil dos acadêmicos e dos egressos do curso, bem como, os resultados de pesquisas realizadas no programa. Conclui-se que o baixo índice de conclusão do curso aponta um quadro de dificuldades sociais dos mestrandos deste curso e a necessidade de políticas sociais de incentivo e apoio à formação continuada docente em Moçambique. O programa ao atender a demanda de formação de professores da educação básica coloca-se como uma referência nas políticas de formação docente em seu território.

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Biografie autore

Delfina Benjamim Massangaie da Silva, Eduardo Mondlane University

Doutora em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Mestra em Educação; Especialista em Desenvolvimento Curricular e Instrucional; e Psicóloga pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique. Professora efetiva na UEM, Moçambique. Coordenadora do curso de Mestrado em Educação Inclusiva na mesma universidade. 

Quitéria Martins Mabasso, Eduardo Mondlane University

Mestra em Educação Especial pela The University of Newcastle - Austrália; Graduada em Estudos da Educação pela The University of Newcastle – Austrália; Graduada em Psicologia e Pedagogia pela Universidade Pedagógica – Moçambique. Docente da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), lecionando na graduação. Possui experiência na docência, na elaboração de materiais educativos e prestação de serviços de apoio psicossocial a indivíduos ou grupos de diferentes origens culturais e experiências profissionais.

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Pubblicato

2024-12-06

Come citare

Silva, D. B. M. da, & Mabasso, Q. M. (2024). Universidade pública e políticas de formação docente em educação inclusiva em Moçambique. Revista Educação Especial, 37(1), e49/1–20. https://doi.org/10.5902/1984686X88788

Fascicolo

Sezione

Contextos de transversalidade da Educação Especial no ensino superior com foco na inclusão escolar

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