Perspetivas de famílias sobre as práticas de Intervenção Precoce na Infância: o que nos diz a literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X29789

Palavras-chave:

Intervenção Precoce na Infância, abordagem centrada na família, participação

Resumo

O desenvolvimento das práticas de Intervenção Precoce na Infância é incompleto sem a participação das famílias. Esta dimensão constitui a componente diferenciadora da abordagem centrada na família - eixo das práticas recomendadas internacionalmente para a Intervenção Precoce na Infância.

Assim, conhecer as perspetivas das famílias, apresentadas em estudos empíricos, acerca as práticas de Intervenção Precoce na Infância é o propósito deste estudo.

Com a formulação de critérios de seleção, que se basearam no ano de publicação; tipo/natureza do estudo; objetivos e sujeitos; procedemos a uma pesquisa abrangente da literatura publicada entre 2011 e 2017, existente nas bases de dados b-on, ERIC, Scopus e Scielo.

Após a leitura de 1002 títulos de estudos, identificámos 79 estudos, dos quais lemos o resumo e deste passámos para a leitura integral do estudo. Pelo que encontrámos 14 estudos que preencheram os critérios de seleção e alvos de avaliação.

A análise dos resultados foi guiada pelas orientações para a implementação da abordagem centrada na família e, assim, composta em quatro categorias: (1) práticas relacionais; (2) práticas participativas; (3) qualidade técnica do profissional; (4) equipa transdisciplinar.

Estes estudos fornecem evidências da importância e utilidade da Intervenção Precoce na Infância e dos seus benefícios para as crianças e suas famílias. Os serviços prestados foram positivamente úteis na compreensão das necessidades e competências das famílias e das suas crianças e contribuíram para o seu desenvolvimento. Emergem contributos de indicadores de competências profissionais.

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Biografia do Autor

Marisa Alexandra Maia Machado, Universidade de Aveiro

Investigadora no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Universidade de Aveiro, Portugal. 

Doutoranda do Programa Doutoral em Educação, ramo Diversidade e Educação Especial, na Universidade de Aveiro.

Docente de Matemática e de Ciências Naturais do 2º ciclo do ensino básico.

 

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Publicado

2019-03-18

Como Citar

Machado, M. A. M. (2019). Perspetivas de famílias sobre as práticas de Intervenção Precoce na Infância: o que nos diz a literatura. Revista Educação Especial, 32, e26/ 1–19. https://doi.org/10.5902/1984686X29789

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua