Análise de intervenções naturalistas baseadas na rotina da família para jovens com deficiência intelectual e/ou autismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X87672

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Deficiência Intelectual, Revisão de Literatura

Resumo

Intervenções naturalistas baseadas na rotina familiar proporcionam uma abordagem contextualizada e centrada na vida cotidiana, promovendo habilidades funcionais e a inclusão social de forma eficaz para pessoas com autismo e deficiência intelectual. Contudo, a maioria dos estudos associados à temática é direcionada à primeira infância, sendo escassos os trabalhos dedicados a jovens pertencentes a esses grupos. Desta forma, neste estudo, os objetivos foram analisar intervenções naturalistas baseadas na rotina da família de jovens com deficiência intelectual e/ou autismo, em quatro bases de dados (PsycInfo, PePSIC, Scielo e BDTD), utilizando palavras-chave Routines-Based Model; Family-Centered Practices; Working with Families + Special Education; Routines-Based Interview; Natural Environments + Family; Naturalistic Intervention Programme + Family em bancos de dados reconhecidos na área de psicologia e educação, os resultados revelaram uma notável carência de dados específicos sobre intervenções naturalistas direcionadas a essa parcela específica da população jovem. De um total de 2.596 estudos recuperados com o sistema de busca por palavra-chave, 27 atenderam os critérios de inclusão para análise. Dos 27, 25 estudos discutiam sobre algum aspecto relacionado à primeira infância e somente 2 tratavam da temática da juventude, o que mostra uma disparidade entre o número de publicações nessa área. Discute-se sobre procedimentos utilizados na Educação Especial na primeira infância, como é caso das intervenções centradas nas famílias e sua aplicabilidade no contexto da juventude, de modo a refletir sobre adequações necessárias para inclusão social do jovem com autismo e/ou DI.

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Biografia do Autor

Giovanna Lins, Universidade Federal do ABC

Bacharel em Ciência e Tecnologia e Ciências Biológicas pela Universidade Federal do ABC (UFABC), Mestranda em Engenharia e Gestão da Inovação pela mesma universidade.

Priscila Benítez, Universidade Federal do ABC

Professora Adjunta na Universidade Federal do ABC (UFABC) no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão da Inovação e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar.

Gessica Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Kate Mamhy Oliveira Kumada, Universidade Federal do ABC

Universidade Federal do ABC

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Publicado

2025-02-11

Como Citar

Lins, G., Benítez, P., Fonseca, G., & Kumada, K. M. O. (2025). Análise de intervenções naturalistas baseadas na rotina da família para jovens com deficiência intelectual e/ou autismo. Revista Educação Especial, 38(1), e11/1–28. https://doi.org/10.5902/1984686X87672

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