Análise de intervenções naturalistas baseadas na rotina da família para jovens com deficiência intelectual e/ou autismo
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X87672Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, Deficiência Intelectual, Revisão de LiteraturaResumo
Intervenções naturalistas baseadas na rotina familiar proporcionam uma abordagem contextualizada e centrada na vida cotidiana, promovendo habilidades funcionais e a inclusão social de forma eficaz para pessoas com autismo e deficiência intelectual. Contudo, a maioria dos estudos associados à temática é direcionada à primeira infância, sendo escassos os trabalhos dedicados a jovens pertencentes a esses grupos. Desta forma, neste estudo, os objetivos foram analisar intervenções naturalistas baseadas na rotina da família de jovens com deficiência intelectual e/ou autismo, em quatro bases de dados (PsycInfo, PePSIC, Scielo e BDTD), utilizando palavras-chave Routines-Based Model; Family-Centered Practices; Working with Families + Special Education; Routines-Based Interview; Natural Environments + Family; Naturalistic Intervention Programme + Family em bancos de dados reconhecidos na área de psicologia e educação, os resultados revelaram uma notável carência de dados específicos sobre intervenções naturalistas direcionadas a essa parcela específica da população jovem. De um total de 2.596 estudos recuperados com o sistema de busca por palavra-chave, 27 atenderam os critérios de inclusão para análise. Dos 27, 25 estudos discutiam sobre algum aspecto relacionado à primeira infância e somente 2 tratavam da temática da juventude, o que mostra uma disparidade entre o número de publicações nessa área. Discute-se sobre procedimentos utilizados na Educação Especial na primeira infância, como é caso das intervenções centradas nas famílias e sua aplicabilidade no contexto da juventude, de modo a refletir sobre adequações necessárias para inclusão social do jovem com autismo e/ou DI.
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