Perspectivas de pessoas com deficiência visual sobre a acessibilidade no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X84416Palavras-chave:
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Pessoas com Deficiência Visual, AcessibilidadeResumo
As avaliações em larga escala devem considerar as características e especificidades dos avaliados, oferecendo acessibilização adequada para que sejam garantidas condições de equidade entre os participantes. O presente estudo teve como objetivo investigar as possíveis barreiras na acessibilidade relacionadas ao processo estabelecido para realização do Exame Nacional do Ensino Médio, pelas pessoas com deficiência visual. Por meio de pesquisa qualitativa, este estudo exploratório contou com a participação de 29 pessoas com deficiência visual que realizaram o exame em 10 estados distintos, além da análise de documentos oficiais. Os resultados apontaram barreiras no acesso à informação, bem como barreiras tecnológicas e atitudinais no exame. Além disso, também indicaram que as questões de acessibilidade não estavam restritas ao atendimento especializado no momento da prova, existindo barreiras em etapas anteriores e posteriores à realização do exame. Com base no diagnostico obtido, foram recomendadas ações para melhoria da equidade no Exame Nacional do Ensino Médio para pessoa com deficiência visual.
Downloads
Referências
AMERICAN COLLEGE TEST – ACT. Preparing for the ACT ® Test Special Testing. 2016. Disponível em: http://www.act.org/content/dam/act/unsecured/documents/preparing_for_ACTSplTst_Web.pdf. Acesso em: 15 mai. 2023.
AMERICAN COLLEGE TEST – ACT.Preparing for the ACT Special Testing 2020-2021. 2020. Disponível em: www.actstudent.org. Acesso em: 18 jul. 2023.
ANDRADE, Dalton Francisco de; TAVARES, Heliton Ribeiro; VALLE, Raquel da Cunha. Teoria da Resposta ao Item: Conceitos e Aplicações. São Paulo: ABE, 2000. v. 1.
BRASIL. Decreto no 5.296, de 2 de dezembro de 2004.Regulamenta as leis 10.048 e 10.098 de 2000. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia de assuntos jurídicos. Brasília, DF, 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm. Acesso em: 14 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro.Portaria no 3.128, de 24 de dezembro de 2008. Define as redes estaduais de atenção à pessoa com deficiência. Portaria DOU no 251, 26 de dezembro de 2008. [2008]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt3128_24_12_2008.html. Acesso em: 3 Jan. 2023.
BRASIL. Decreto Nº 6.949, de 25 agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 163, p. 3, 26 ago. 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em: 13 jun. 2023.
BRASIL. Decreto no 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Presidência da República. Casa Civil. Subchefia de assuntos jurídicos, Brasília, DF, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 10 Jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro.Portaria no 458, de 5 de maio de 2020. Institui normas complementares necessárias ao cumprimento da Política Nacional de Avaliação da Educação Básica.Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 85, p. 57, 2020. DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, 2020a. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-458-de-5-de-maio-de-2020-255378342. Acesso em: 14 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Provas e Gabaritos - Enem,2020b. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem/provas-e-gabaritos. Acesso em: 14 jul. 2022.
BRASIL. Senado Federal. Mara Gabrilli exige inclusão de alunos com deficiência em provas digitais do Enem — Senado Notícias. 2020c. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/06/29/mara-gabrilli-exige-inclusao-de-alunos-com-deficiencia-em-provas-digitais-do-enem. Acesso em: 10 Jul. 2023.
BRASIL. LEI No 14.126, DE 22 DE MARÇO DE 2021 .Classifica a visão monocular como deficiência sensorial, do tipo visual.Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 55, p. 3, 22 mar. 2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.126-de-22-de-marco-de-2021-309942029. Acesso em: 14 jun. 2023.
BRIEGA, Diléia Aparecida Martins. O Enem como via de acesso do surdo ao ensino superior brasileiro. 2017. 121 f. Tese (Doutorado em Educação Especial). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8831. Acesso em: 14 dez. 2022.
BRUCE, Susan M.; LUCKNER, John L.; FERRELL, Kay A. Assessment of Students With Sensory Disabilities: Evidence-Based Practices. Assessment for Effective Intervention, v. 43, n. 2, p. 79–89, 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/1534508417708311.
CABRAL, Vinícius Neves de; ORLANDO, Rosimeire Maria; MELETTI, Silvia Márcia Ferreira. O Retrato da Exclusão nas Universidades Brasileiras: os limites da inclusão.Educacao and Realidade, v. 45, n. 4, p. 1–15, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236105412.
CENTER FOR APPLIED SPECIAL TECHNOLOGY. The UDL Guidelines. [2021]. Disponível em: https://udlguidelines.cast.org/. Acesso em: 4 jul. 2023.
CASTRO, Luciano Guimarães Monteiro de. Análise dos Microdados do Enem a partir da Teoria da Resposta ao Item. 1–56 f. 2017. - Fundação Getúlio Vagas, São Paulo, 2017. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/18684. Acesso em: 29 maio 2023.
CHARLTON, James I. Nothing About Us Without Us. [S. l.]: University of California Press, 1998. DOI: https://doi.org/10.1525/9780520925441.
COLLEGE BOARD. Compare New Vs. Current SAT Specifications | SAT Suite of Assessments – The College Board. [2016]. Disponível em: https://collegereadiness.collegeboard.org/sat/inside-the-test/compare-old-new-specifications. Acesso em: 21 jul. 2021.
COLLEGE BOARD. Taking the SAT with Accommodations – Accommodations | College Board. [2021.]. Disponível em: https://accommodations.collegeboard.org/how-accommodations-work/for-each-test/sat. Acesso em: 18 jul. 2021.
EMER, Simone Oliveira. Inclusão escolar : formação docente para o uso das TICs aplicada como tecnologia assistiva na sala de recurso multifuncional e sala de aula. 2011. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/36313. Acesso em: 30 jul. 2023.
GASPARETTO, Maria Elisabete Rodrigues Freire et al. Utilização de Recursos de Tecnologia Assistiva por Escolares com Deficiência Visual. Informática na educação: teoria & prática, v. 15, n. 2, p. 113–130, 2012. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.23190.
GIL, António Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2008.
HIGGINS, Jennifer; KATZ, Michael. A Comparison of Audio Representations of Mathematics Content. Journal of Special Education Technology, v. 28, n. 3, p. 59–66, 2013. DOI: https://doi.org/10.1177/016264341302800305.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de Referência Enem - Eixos Cognitivos (comuns a todas as áreas de conhecimento). 2009. Disponível em: https://download.inep.gov.br/download/enem/matriz_referencia.pdf. Acesso em: 14 maio. 2023.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Com novidades, segunda edição do simulado on-line começa neste sábado e vai até 3 de julho — Inep. 2016. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enem/com-novidades-segunda-edicao-do-simulado-on-line-comeca-neste-sabado-e-vai-ate-3-de-julho. Acesso em: 28 jul. 2021.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Publicado o Edital do Enem 2017, 2017. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enem/publicado-o-edital-do-enem-2017. Acesso em: 29 jun. 2023.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Conheça todas as etapas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Portal do Inep — Inep. Brasília, 2018a. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enem/conheca-todas-as-etapas-do-exame-nacional-do-ensino-medio-enem-no-portal-do-inep. Acesso em: 30 maio 2023.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Edital no 16, de 20 de Março de 2018. Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2018. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 55, p. 53-64, 21 mar. 2018b. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2018/edital_enem_2018.pdf. Acesso em: 14 jun 2023.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Press Kit - Enem 2018. 2018c. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2018/presskit/press_kit-enem2018.pdf. Acesso em: 2 jun. 20231.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Edital no 14, de 21 de março de 2019 e Exame Nacional do Ensino Médio - Enem2019.Diário Oficial da União:seção 3, Brasília, DF, n. 57, p. 59-72, 21 mar. 2019a. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2019/edital_enem_2019.pdf. Acesso em: 24 jun. 2023.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Nota Técnica - Leitura transversal de itens que comporão o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2019. Brasília: MEC, 2019b. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/nota_tecnica/2019/nota_tecnica-comissao-itens-enem.pdf. Acesso em: 15 jun. 2023.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Edital no 54, de 28 de julho de 2020. Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2020 IMPRESSO.Diário Oficial da União: seção 3, Brasília, DF, n. 146, p. 73, 31 jul. 2020a. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2020/edital_n54_enem_2020_impresso.pdf. Acesso em: 12 mar. 2023.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Edital no 55, de 28 de julho de 2020. Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2020 DIGITAL. Diário Oficial da União: seção 3, Brasília, DF, n. 146, p. 87, 31 jul. 2020b. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2020/edital_n55_enem_2020_digital.pdf. Acesso em: 12 jun. 2022.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Enem 2020 é marco da acessibilidade na educação — Inep. 2020c. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enem/enem-2020-e-marco-da-acessibilidade-na-educacao. Acesso em: 7 maio 2021.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Estude para o Enem 2020 com os materiais disponíveis no portal do Inep — Inep. Brasília: 2020d. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enem/estude-para-o-enem-2020-com-os-materiais-disponiveis-no-portal-do-inep. Acesso em: 21 maio 2023.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Nota Pública no 3/2020 - CGDA/DGP.Atendimento especializado e recursos de acessibilidade no Exame Nacional Do Ensino Médio-Enem.Brasília: MEC, 2020e. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/nota-publica/nota_publica_atendimentos_especializados_recursos_acessibilidade.pdf. Acesso em: 1 jul. 2023.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Edital no 29, de 1o de julho de 2021. Exame Nacional do Ensino Médio - Enem DIGITAL.Diário Oficial da União:seção 3, Brasília, DF, n. 103, p. 82, 1o de julho de 2021a. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-29-de-1-de-junho-de-2021-323791552. Acesso em: 07 jul. 2023.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.Histórico - INEP. Brasília, 2021b. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem/historico. Acesso em: 14 jun. 2021.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz; MARTINS, Diléia Aparecida; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa. POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE E EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (Enem). Educacao e Sociedade, v. 38, n. 139, p. 453–471, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-733020171151513.
LERIA, Lucinda de Almeida et al. Enem Acessível: Autonomia para a Pessoa com Deficiência Visual Total no Exame Nacional do Ensino Médio. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 24, n. 1, p. 103–120, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-65382418000100009.
LERIA, Lucinda A; BENITEZ, Priscila; FRAGA, Francisco J. Assistive technology in large-scale assessments for students with visual impairments: A systematic review and recommendations based on the Brazilian reality. Education and Information Technologie, v. 26, n. 3, p. 3543–3573, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/S10639-020-10419-6.
LERIA, Lucinda A. et al. O Acesso Do Estudante Com Deficiência Visual À Educação Superior: Análise Dos Microdados Do Exame Nacional Do Ensino Médio (Enem). Educação em Revista, v. 38, 10 out. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698368536857.
LUCKESI, Cipriano Carlos. O QUE É MESMO O ATO DE AVALIAR A APRENDIZAGEM? Revista Pátio, v. 12, p. 6–11, 2000.
MEC. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Manual de Orientação: Programa de Implantação de Sala de Recursos Multifuncional., 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9936-manual-orientacao-programa-implantacao-salas-recursos-multifuncionais&category_slug=fevereiro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 17 jun. 2023.
MEC. Ministério da Educação. Teoria de resposta ao item avalia habilidade e minimiza o “chute” de candidatos. MEC. 2011. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/institucional/quem-e-quem/389-noticias/ensino-medio-2092297298/17319-teoria-de-resposta-ao-item-avalia-habilidade-e-minimiza-o-chute. Acesso em: 14 abr. 2021.
MEC. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O atendimento diferenciado no Enem. 2012a. p. 7. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/nota_tecnica/2012/atendimento_diferenciado_enem_2012.pdf. Acesso em: 13 abr. 2017.
MEC. Ministério da Educação.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Diretoria de Avaliação da Educação Básica-Daeb Nota Técnica Assunto: Teoria de Resposta ao Item. 2012b. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/nota_tecnica/2011/nota_tecnica_tri_enem_18012012.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.
MELETTI, Silvia Márcia Ferreira; RIBEIRO, Karen. Indicadores educacionais sobre a educação especial no Brasil. Cadernos CEDES, v. 34, n. 93, p. 175–189, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622014000200003.
NISBET, Paul D. Assistive technologies to access print resources for students with visual impairment: Implications for accommodations in high stakes assessments: British Journal of Visual Impairment, v. 38, n. 2, p. 222–247, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/0264619619899678.
NONVISUAL DESKTOP ACCESS. NonVisual Desktop Access. NVDA. 2015. Disponível em: https://www.nvaccess.org/. Acesso em: 22 jun. 2023.
RODRIGUEZ-ASCASO, Alejandro et al. Setting accessibility preferences about learning objects within adaptive elearning systems: User experience and organizational aspects. Expert Systems, v. 34, n. 4, p. e12187, 2017. DOI: https://doi.org/10.1111/exsy.12187.
SANTOS, Daniel Luiz Coelho dos. Acessibilidade em aplicações gamificadas com foco na preparação para o Enem. p. 1–63. 2016. - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2016. Disponível em: http://bdm.ufmt.br/handle/1/418. Acesso em: 26 jul. 2021.
SILVA, Jackeline Susann Souza da. Revisitando a Acessibilidade a partir do Modelo Social da Deficiência: Experiências na Educação Superior. Revista Educação Especial, v. 31, n. 60, p. 197, 2018. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686x23590.
SILVA, Mariana Cesar Verçosa; MELETTI, Silvia Márcia Ferreira. Estudantes com necessidades educacionais especiais nas avaliações em larga escala: prova Brasil e Enem. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 20, n. 1, p. 53–68, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382014000100005.
SOARES, José Ailton Rodrigues; AMORIM, Aline Ferreira; SILVA, Claudionor Renato da. AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: ENTENDENDO A TEORIA CLÁSSICA DOS TESTES E A TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM. RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais, v. 20, n. 1, p. 119–125, 2018. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/4644. Acesso em: 14 mar 2023.
TEIXEIRA, Margareth de Oliveira Olegario et al. Quem são e onde estão os universitários cegos no Brasil?. Revista Educação Especial, v. 35, p. 1-19, 2022. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X65373.
THURLOW, Martha et al. Computer-Based Testing: Practices and Considerations. Synthesis Report 78. National Center on Educational Outcomes, University of Minnesota, 2010. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED512613. Acesso em: 7 maio 2020.
THURLOW, Martha L.. Instructional and assessment accommodations in the 21st century. In: The SAGE Handbook of Special Education. 2. ed.: SAGE Publications Inc., 2014. v. 2, p. 597–612. DOI: https://dx.doi.org/10.4135/9781446282236.
THURLOW, Martha L.; KOPRIVA, Rebecca J. Advancing Accessibility and Accommodations in Content Assessments for Students With Disabilities and English Learners. Review of Research in Education, v. 39, n. 1, p. 331–369, 2015. DOI: https://doi.org/10.3102/0091732X14556076.
WGBH NATIONAL CENTER FOR ACCESSIBLE MEDIA. Guidelines for Describing Images for Assessments. 2011. Disponível em: https://www.wgbh.org/foundation/ncam/guidelines/guidelines-for-describing-images-for-assessments. Acesso em: 5 mar. 2023.
WITMER, Sara et al. Accommodation Use During Content Area Instruction for Students with Reading Difficulties: Teacher and Student Perspectives. Reading and Writing Quarterly, v. 34, n. 2, p. 174–186, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/10573569.2017.1382407.
WORLD WIDE WEB CONSORTIUM. Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.0. [S. l.], 2008. Disponível em: https://www.w3.org/TR/WCAG20/. Acesso em: 5 jun. 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Educação Especial
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).