Perspectivas de pessoas com deficiência visual sobre a acessibilidade no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X84416

Parole chiave:

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Pessoas com Deficiência Visual, Acessibilidade

Abstract

As avaliações em larga escala devem considerar as características e especificidades dos avaliados, oferecendo acessibilização adequada para que sejam garantidas condições de equidade entre os participantes. O presente estudo teve como objetivo investigar as possíveis barreiras na acessibilidade relacionadas ao processo estabelecido para realização do Exame Nacional do Ensino Médio, pelas pessoas com deficiência visual. Por meio de pesquisa qualitativa, este estudo exploratório contou com a participação de 29 pessoas com deficiência visual que realizaram o exame em 10 estados distintos, além da análise de documentos oficiais. Os resultados apontaram barreiras no acesso à informação, bem como barreiras tecnológicas e atitudinais no exame. Além disso, também indicaram que as questões de acessibilidade não estavam restritas ao atendimento especializado no momento da prova, existindo barreiras em etapas anteriores e posteriores à realização do exame. Com base no diagnostico obtido, foram recomendadas ações para melhoria da equidade no Exame Nacional do Ensino Médio para pessoa com deficiência visual.

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Biografie autore

Lucinda de Almeida Leria, Universidade Federal do ABC

Obteve título de Doutora (2021) e Mestra (2016) em Engenharia da Informação pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Possui especialização em Gerenciamento de Projeto em Tecnologia da Informação pela Faculdade Politécnica da USP (Engenharia de Produção - 2009) e graduação de Tecnólogo em Construção Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1983).

Atuou 28 anos na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação em empresas privadas do setor financeiro. Atualmente é docente ministrando as disciplinas de engenharia de software e metodologias de projetos de pesquisa, e, desde 2022 é Pós-doutoranda no programa de Engenharia e Gestão da Inovação na UFABC.

Participa, desde 2017, no Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva da UFABC, registrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq, com interesse nos seguintes temas de pesquisa: Interação Humano-Computador, Engenharia de Software, Educação Especial, Tecnologia Assistiva, Acessibilidade Digital e Avaliações em larga escala.

Gabrielle da Silva Alves, Universidade Federal do ABC

Cursando Graduação em Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal do ABC - UFABC. Foi aluna de Iniciação Científica no programa Pesquisando Desde o Primeiro Dia (PDPD) da UFABC, bolsista no projeto de extensão: "Produção e Reprodução de Conhecimento em Heliópolis/SP: Fortalecendo as bases de um Bairro Educador" (UFABC/UNAS), da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), e também bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Priscila Benitez, Universidade Federal do ABC

Professora Adjunta na Universidade Federal do ABC (UFABC), credenciada para orientação de dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão da Inovação da UFABC e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar. Doutora em Psicologia (UFSCar, bolsista FAPESP e CAPES-PSDE), Mestre em Psicologia (UFSCar, bolsista CAPES-Reuni), Especialista em Intervenção familiar: psicoterapia e orientação sistêmica (FAMERP-SJRP/SP) e Graduada em Psicologia e Pedagogia. Realizou estágio de Doutorado Sanduíche no exterior (com bolsa CAPES-PSDE) na Universitat de Barcelona (Departament de Psicologia Evolutiva i de lEducación) e no Centro de Investigación y Enseñanza del Lenguaje. Realizou visita técnica (com bolsa FAPESP) no Autism Support Services: Education, Research and Training (ASSERT), na Universidade Estadual de Utah (EUA). Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Líder do GPEEI - Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva da UFABC. Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Análise do Comportamento Aplicada (ABA), autismo, deficiência intelectual, educação especial e inclusiva e família. Mãe da Cecília, esteve em licença maternidade em 2017.

Francisco José Fraga da Silva, Universidade Federal do ABC

Recebeu o título de Engenheiro e Mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), Brasil, em 1987 e 1991, respectivamente. Obteve o título de Doutor em Engenharia Eletrônica e Ciência da Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1998. Em 1999 foi Pesquisador na Fundação Casimiro Montenegro Filho do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). De 2000 a 2004 trabalhou como Professor Adjunto no Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL). Em 2005 foi Pesquisador Sênior do Laboratório de Sistemas Integrados da Universidade de São Paulo, atuando no Codificador/Decodificador de Áudio AAC no projeto do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD). Desde 2006 está na Universidade Federal do ABC (UFABC), Brasil, atualmente como Professor Titular. Foi vice-coordenador da Pós-Graduação em Engenharia da Informação da UFABC de junho de 2008 a fevereiro de 2010. Foi coordenador da Pós-Graduação em Engenharia da Informação da UFABC de março de 2010 a junho de 2012. Desde março de 2017 é vice-coordenador do Núcleo Estratégico NINA (Núcleo Interdisciplinar de Neurociência Aplicada) da UFABC e atualmente (desde janeiro de 2023) é membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) da UFABC. Está credenciado como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Informação da UFABC e no Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição da UFABC. De 2012 a 2013 foi Visiting Scholar na Universidade de Quebec (Montreal, Canadá) e de 2019 a 2020 foi Visiting Researcher na Universidade Sapienza de Roma (Itália). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e líder do Grupo de Pesquisa em Processamento de Sinais da UFABC registrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq.

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Pubblicato

2023-11-16

Come citare

Leria, L. de A., Alves, G. da S., Benitez, P., & Silva, F. J. F. da. (2023). Perspectivas de pessoas com deficiência visual sobre a acessibilidade no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Revista Educação Especial, 36(1), e57/1–31. https://doi.org/10.5902/1984686X84416