O transtorno do espectro autista (TEA) e a inserção no mercado de trabalho: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X84098

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Emprego, Trabalho

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits na comunicação e interação social. Objetivou-se realizar uma revisão sistemática com base na análise de publicações nacionais e internacionais, presentes na literatura científica referente aos jovens adultos com TEA que estão em busca de emprego e aqueles que já estão inseridos, a fim de definir e compreender as dificuldades, potencialidades e de que forma podem contribuir no ambiente laboral. Foi executado uma busca de evidências presentes nas bases de dados Portal Regional BVS, PubMed, Scopus, Web Of Science e Embase. Incluíram-se estudos transversal e longitudinal, resultando em 6.385 estudos. Foram excluídos 2.766 artigos duplicados e os que fugiam do tema proposto, permanecendo 168 artigos. Os resumos foram analisados, suprimindo os que apresentavam resultados inconsistentes. Foi obtido um número final de doze trabalhos, onde todos respondiam a temática e com poder em sua estrutura metodológica. Dentre os resultados, observou-se controvérsias nos estudos. As dificuldades como compreensão e adaptação que os TEA vivenciam em seu cotidiano têm sido uma barreira para a inserção e permanência no ambiente laboral, porém, outros viam o transtorno como ponto forte devido ao alto grau da percepção visual. Com isso, apesar das dificuldades do TEA, sugere que o contexto social e os próprios empregadores devam considerar como podem apoiar funcionários com transtorno a utilizarem seus pontos fortes. Estratégias fornecidas a esse público podem ajudar a reconhecer o imenso valor que eles podem trazer para o local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cléa Adas Saliba Garbin, São Paulo State University

Doutora em Odontologia Legal e Deontologia. Professor Titular do Departamento de Odontologia Preventiva e Restauradora da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Faculdade de Odontologia, Araçatuba, São Paulo, Brasil.

Carolina Santos de Almeida Carneiro, São Paulo State University

Mestrando em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Odontologia Preventiva e Restauradora, Faculdade de Odontologia, Araçatuba, São Paulo, Brasil.

Tânia Adas Saliba, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutora em Odontologia Legal e Deontologia. Professor Associado do Departamento de Odontologia Preventiva e Restauradora da Universidade Estadual Paulista (UNESP).  Faculdade de Odontologia, Araçatuba, São Paulo, Brasil.

Artênio José Isper Garbin, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutor em Ortodontia. Professor Associado do Departamento de Odontologia Preventiva e Restauradora da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Faculdade de Odontologia, Araçatuba, São Paulo, Brasil.

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. 992 p.

ANDERSON, Amelia M. Exploring the workforce experiences of autistic librarians through accessible and participatory approaches. Library & Information Science Research, v. 43, n. 2, p. 101088, 2021.

ANDERSON, Connie; BUTT, Catherine; SARSONY, Clare. Young adults on the autism spectrum and early employment-related experiences: aspirations and obstacles. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 51, n. 1, p. 88-105, 2021.

ANDRADE, Luciana Carla Lopes de. O autismo como invenção da psicopatologia moderna. 2014. 115 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014. Acesso em: 12 de maio de 2023.

BRAVIM, Rafael Teixeira. Contratação e retenção de profissionais com TEA: fatores contributivos e restritivos de sua incorporação às ações estratégicas de responsabilidade social corporativa. 2017. 61 f. Dissertação (Mestrado) - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças, Vitoria, 2017.

BURGESS, Sloane; CIMERA, Robert E. Employment outcomes of transition-aged adults with autism spectrum disorders: a state of the states report. American Journal on Intellectual and Developmental Disabilities, v. 119, n. 1, p. 64-83, 2014.

CAMARGOS JÚNIOR, Walter. (Coord.). Transtornos invasivos do desenvolvimento: 3º milênio. Brasília: Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2005. 260 p.

CASTRO, Mariana Ribeiro de; FERREIRA, Karla Patrícia Martins. Ambientes físicos inclusivos a crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão de literatura. Revista Educação Especial, v. 35, p. 1-19, 2022.

CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. National Center for Birth Defects and Developmental Disabilities. Is there an ASD epidemic? 2019. Disponível em https://www.cdc.gov/ncbddd/autism/data.html Acesso em: 12 maio 2023.

COPE, Rosie; REMINGTON, Anna. The strengths and abilities of autistic people in the workplace. Autism in Adulthood, v. 4, n. 1, p. 22-31, 2022.

HARVERY, Madeleine. et al. Employment profiles of autistic adults in Australia. Autism Research, v. 14, n. 10, p. 2061-2077, 2021.

LEOPOLDINO, Cláudio Bezerra. Associativismo em famílias de autistas: a gênese da Associação Fortaleza Azul. Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2016. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/cccss/2016/02/autistas.html Acesso em: 12 maio 2023.

LEOPOLDINO, Cláudio Bezerra; SILVA FILHO, José Carlos Lázaro da; NISSEL, Katrin Maria. Inclusão produtiva de pessoas com autismo: o caso da Auticon. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, v. 9, n. 3, p. 15-33, 2020.

LIN, Ling-Yi; YU, Shu-Ning; YU, Ya-Tsu. A study of activities of daily living and employment in adults with autism spectrum disorders in Taiwan. International Journal of Rehabilitation Research, v. 35, n. 2, p. 109-115, 2012.

MASLAHATI, Tolou. et al. How do adults with autism spectrum disorder participate in the labor market? A German multi-center survey. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 52, n. 3, p. 1066-1076, 2022.

NEUMÄRKER, K. J. Leo Kanner: his years in Berlin, 1906-24. The roots of autistic disorder. History of Psychiatry, v. 14, n. 54, p. 205-218, 2003.

PAULA, Cristiane S. et al. Brief report: prevalence of pervasive developmental disorder in Brazil: a pilot study. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 41, n. 12, p. 1738-1742, 2011.

ROMUALDEZ, Anna Melissa. et al. “People might understand me better”: diagnostic disclosure experiences of autistic individuals in the workplace. Autism in Adulthood, v. 3, n. 2, p. 157-167, 2021.

ROMUALDEZ, Anna Melissa; WALKER, Zachary; REMINGTON, Anna. Autistic adults’ experiences of diagnostic disclosure in the workplace: Decision-making and factors associated with outcomes. Autism & Developmental Language Impairments, v. 6, p. 23969415211022955, 2021.

SIEDLER, Agnieszka; IDCZAK-PACEŚ, Edyta. Difficulties in employment perceived by individuals with ASD in Poland. Advances in Autism, v. 7, n. 1, p. 49-59, 2021.

SOUZA, Andiara Cristina de; BENITEZ, Priscila; CARMO, João dos Santos. Diretrizes de acessibilidade de interfaces digitais para pessoas com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão integrativa de literatura. Revista Educação Especial, v. 34, p. 1-21, 2021.

TOMCZAK, Michał T.; MPOFU, Elias; HUTSON, Nathan. Remote work support needs of employees with Autism Spectrum Disorder in Poland: perspectives of individuals with autism and their coworkers. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 19, n. 17, p. 10982, 2022.

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. Atenção à reabilitação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista. 2021. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46585. Acesso em: 12 maio. 2023.

WOOD, Rebecca; HAPPÉ, Francesca. What are the views and experiences of autistic teachers? Findings from an online survey in the UK. Disability & Society, v. 38, n. 1, p. 47-72, 2023.

WOOLARD, Alix. et al. Perceptions of social and work functioning are related to social anxiety and executive function in autistic adults. Autism, v. 25, n. 7, p. 2124-2134, 2021.

Downloads

Publicado

2024-11-11

Como Citar

Garbin, C. A. S., Carneiro, C. S. de A., Saliba, T. A., & Garbin, A. J. I. (2024). O transtorno do espectro autista (TEA) e a inserção no mercado de trabalho: uma revisão sistemática. Revista Educação Especial, 37(1), e30/1–20. https://doi.org/10.5902/1984686X84098

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico