Escolarização de alunos com deficiência e as inter-relações família, escola e gestores públicos da Educação Especial

Edson Pantaleao Alves, Reginaldo Celio Sobrinho

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/1984686X8592

 

Neste texto objetiva-se evidenciar as implicações do processo de ressignificação do conhecimento social relativo à educabilidade da pessoa com deficiência na inter-relação família, escola e gestores públicos da educação especial. Articula-se os resultados de duas pesquisas que focalizaram as políticas de Educação Especial no Estado do Espírito Santo. A primeira pesquisa abordou as relações entre as instituições especializadas e a escola comum e ancorou-se na perspectiva de pesquisa do tipo etnográfico. A segunda, focalizou a formação continuada de gestores públicos de Educação Especial e assumiu os pressupostos da pesquisa-ação colaborativo-crítica. Ambas utilizaram como instrumento de coleta de dados: questionário, entrevista semiestruturada, estudo de documentos e a dinâmica de grupo focal. Na análise dos dados adotou-se os pressupostos da Sociologia Figuracional elaborada por Norbert Elias, fundamentalmente, a noção de conhecimento e suas implicações no processo de distribuição de chances de poder nas inter-relações humanas. Os dados evidenciam que os conhecimentos relativos à inclusão social, acessados de diferentes formas pelos participantes da pesquisa, assumem sentidos e significados que possibilitam a uns e a outros questionarem situações que limitam o percurso formativo-educativo do aluno com deficiência. Conclui-se que, nas sociedades recentes, as inter-relações dos pais e dos profissionais, balizadas pela ressignificação do conhecimento social sobre a educabilidade das pessoas com deficiência, vêm produzindo outras necessidades emocionais nessas pessoas, nos seus familiares e nos profissionais do ensino, movimentando a balança de poder nas suas inter-relações.

Palavras-chave: Conhecimento. Equilíbrio de poder. Deficiência.


Palavras-chave


Conhecimento. Equilíbrio de poder. Deficiência.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X8592

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação Especial agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

__________________________________________________