Escolarização de alunos com deficiência e as inter-relações família, escola e gestores públicos da Educação Especial
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X8592Palavras-chave:
Conhecimento. Equilíbrio de poder. Deficiência.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X8592
Neste texto objetiva-se evidenciar as implicações do processo de ressignificação do conhecimento social relativo à educabilidade da pessoa com deficiência na inter-relação família, escola e gestores públicos da educação especial. Articula-se os resultados de duas pesquisas que focalizaram as políticas de Educação Especial no Estado do Espírito Santo. A primeira pesquisa abordou as relações entre as instituições especializadas e a escola comum e ancorou-se na perspectiva de pesquisa do tipo etnográfico. A segunda, focalizou a formação continuada de gestores públicos de Educação Especial e assumiu os pressupostos da pesquisa-ação colaborativo-crítica. Ambas utilizaram como instrumento de coleta de dados: questionário, entrevista semiestruturada, estudo de documentos e a dinâmica de grupo focal. Na análise dos dados adotou-se os pressupostos da Sociologia Figuracional elaborada por Norbert Elias, fundamentalmente, a noção de conhecimento e suas implicações no processo de distribuição de chances de poder nas inter-relações humanas. Os dados evidenciam que os conhecimentos relativos à inclusão social, acessados de diferentes formas pelos participantes da pesquisa, assumem sentidos e significados que possibilitam a uns e a outros questionarem situações que limitam o percurso formativo-educativo do aluno com deficiência. Conclui-se que, nas sociedades recentes, as inter-relações dos pais e dos profissionais, balizadas pela ressignificação do conhecimento social sobre a educabilidade das pessoas com deficiência, vêm produzindo outras necessidades emocionais nessas pessoas, nos seus familiares e nos profissionais do ensino, movimentando a balança de poder nas suas inter-relações.
Palavras-chave: Conhecimento. Equilíbrio de poder. Deficiência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).