Escolarização de alunos com deficiência e as inter-relações família, escola e gestores públicos da Educação Especial

Autores

  • Edson Pantaleao Alves Universidade Federal do Espírito Santo
  • Reginaldo Celio Sobrinho Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X8592

Palavras-chave:

Conhecimento. Equilíbrio de poder. Deficiência.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X8592

 

Neste texto objetiva-se evidenciar as implicações do processo de ressignificação do conhecimento social relativo à educabilidade da pessoa com deficiência na inter-relação família, escola e gestores públicos da educação especial. Articula-se os resultados de duas pesquisas que focalizaram as políticas de Educação Especial no Estado do Espírito Santo. A primeira pesquisa abordou as relações entre as instituições especializadas e a escola comum e ancorou-se na perspectiva de pesquisa do tipo etnográfico. A segunda, focalizou a formação continuada de gestores públicos de Educação Especial e assumiu os pressupostos da pesquisa-ação colaborativo-crítica. Ambas utilizaram como instrumento de coleta de dados: questionário, entrevista semiestruturada, estudo de documentos e a dinâmica de grupo focal. Na análise dos dados adotou-se os pressupostos da Sociologia Figuracional elaborada por Norbert Elias, fundamentalmente, a noção de conhecimento e suas implicações no processo de distribuição de chances de poder nas inter-relações humanas. Os dados evidenciam que os conhecimentos relativos à inclusão social, acessados de diferentes formas pelos participantes da pesquisa, assumem sentidos e significados que possibilitam a uns e a outros questionarem situações que limitam o percurso formativo-educativo do aluno com deficiência. Conclui-se que, nas sociedades recentes, as inter-relações dos pais e dos profissionais, balizadas pela ressignificação do conhecimento social sobre a educabilidade das pessoas com deficiência, vêm produzindo outras necessidades emocionais nessas pessoas, nos seus familiares e nos profissionais do ensino, movimentando a balança de poder nas suas inter-relações.

Palavras-chave: Conhecimento. Equilíbrio de poder. Deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Pantaleao Alves, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo; Professor do Departamento de Educação, Política e Sociedade do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo; Membro do grupo de pesquisa “Formação de profissionais, práticas pedagógicas e políticas de inclusão escolar”.

Reginaldo Celio Sobrinho, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo; Professor do Departamento de Educação, Política e Sociedade do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do grupo de pesquisa “Formação de profissionais, práticas pedagógicas e políticas de inclusão escolar”.

Downloads

Publicado

2014-04-11

Como Citar

Alves, E. P., & Sobrinho, R. C. (2014). Escolarização de alunos com deficiência e as inter-relações família, escola e gestores públicos da Educação Especial. Revista Educação Especial, 27(48), 171–184. https://doi.org/10.5902/1984686X8592

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua