Repercussões da dança folclórica alemã sob a perspectiva de pessoas com deficiência e demais participantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X89444

Palavras-chave:

Inclusão, Dança folclórica, Pessoa com deficiência

Resumo

A dança folclórica alemã é caracterizada por ser praticada em grupo, com formações variadas, como círculos, linhas, quadrilhas, trios ou pares. As coreografias representam diferentes aspectos da cultura alemã, resgatando e preservando suas tradições por meio da dança. Entre os participantes, encontram-se pessoas com deficiência e sem deficiência. O objetivo deste estudo foi investigar as repercussões da dança folclórica alemã a partir das perspectivas de pessoas com deficiência, seus familiares, coordenadores e colegas. A pesquisa foi conduzida com uma abordagem qualitativa e exploratória, configurando-se como um estudo de caso. Para a coleta de dados, foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas. A análise dos resultados foi realizada por meio de análise temática, subdividida em três seções: a) o significado da dança folclórica alemã para as pessoas com deficiência; b) impressões dos colegas e familiares; c) possibilidades do ensino sob a perspectiva dos coordenadores. Conclui-se que a dança folclórica alemã permite a inclusão de pessoas com e sem deficiência, preservando as tradições populares e promovendo um sentimento de pertencimento entre todos os participantes, influenciando positivamente a vida dos envolvidos.

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Biografia do Autor

Bruna Poliana Silva, Universidade Federal de São Carlos

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2019). Bacharel em Educação Física Unicesumar (2022). Mestre em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos (2022). Doutoranda em Educação Especial na UFSCar na linha de pesquisa Implementação e avaliação de programas alternativos de ensino especial. Membro do Núcleo de Estudos em Atividade Física Adaptada (NEAFA), pelo DEFMH/UFSCar e também membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas: Educação inclusiva, tecnologia educacional e formação profissional em diferentes contextos, da UFSCar. 

Mey de Abreu Van Munster, Universidade Federal de São Carlos

Possui bacharelado e licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1991); especialização em Educação Física Adaptada (1992); mestrado (1998) e doutorado (2004) em Educação Física, na área de Atividade Física e Adaptação, pela Universidade Estadual de Campinas; Pós-doutorado junto ao Kinesiology, Sports Studies and Physical Education Department na State University of New York - College at Brockport (2013/2014). Professora associada no Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos, onde coordena o Núcleo de Estudos em Atividade Física Adaptada - NEAFA e Projetos de Extensão relacionados à temática. Orientadora nos níveis de mestrado e doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em Educação Especial da UFSCar. Professora convidada no Erasmus Mundus Master in Adapted Physical Activity Program - EMMAPA, na Faculty of Kinesiology and Rehabilitation Sciences da Katholieke Universiteit Leuven - Bélgica (2015). Professora visitante no Department of Kinesiology da University of New Hampshire (2020). Fundadora e Vice-Presidente da Federación Sudamericana de Actividad Física Adaptada (2020-2022). Representante da América do Sul junto à International Federation of Adapted Physical Activity - IFAPA (2020-2023). Membro da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada - SOBAMA desde 1995. Autora do Livro "Educação Física e Esportes Adaptados: programas de ensino e subsídios para a inclusão", semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024 (Área 21).

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Publicado

2025-12-10

Como Citar

Silva, B. P., & Munster, M. de A. V. (2025). Repercussões da dança folclórica alemã sob a perspectiva de pessoas com deficiência e demais participantes. Revista Educação Especial, 38(1), e82/01–22. https://doi.org/10.5902/1984686X89444