<b>Validação de conteúdo de um instrumento de avaliação do esquema corporal para crianças com cegueira</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X5486Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X5486O objetivo deste estudo foi descrever o processo de validação de conteúdo de um instrumento de avaliação do esquema corporal para crianças comcegueira congênita com idade entre 6 e 9 anos. A população foi constituídapor sete professores universitários os quais receberam uma primeiraversão do instrumento, eles analisaram cada item nos quesitos, clareza delinguagem, pertinência teórica, viabilidade de aplicação, e adequação aoconstructo. A prova 1- obteve 80% de concordância; a Prova 2 recebeu 70%, a prova 3 - 60% e a prova 4- 75%. Adotou-se como critério de permanênciada prova o mínimo de 80% de concordância. A prova 1 permaneceu como naprimeira versão, a prova 2 foi excluída e as provas 3 e 4 foram modificadas. Com base nas sugestões dos juízes e no índice de concordância elaborou-se uma segunda versão do instrumento composta por três itens. Com isso, foi possível considerar que as adaptações sugeridas pelos juízes foram importantes para garantir a validade de conteúdo do instrumento.
Palavras-chave: Educação Especial; Educação Física adaptada; Cegueira; Avaliação; Esquema corporal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).