Content validation of an instrument of evaluation of body scheme for blind children

Authors

  • Patricia Santos de Oliveira Universidade Federal de São Carlos
  • Mey de Abreu van Munster Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X5486

Abstract

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X5486

O objetivo deste estudo foi descrever o processo de validação de conteúdo de um instrumento de avaliação do esquema corporal para crianças comcegueira congênita com idade entre 6 e 9 anos. A população foi constituídapor sete professores universitários os quais receberam uma primeiraversão do instrumento, eles analisaram cada item nos quesitos, clareza delinguagem, pertinência teórica, viabilidade de aplicação, e adequação aoconstructo. A prova 1- obteve 80% de concordância; a Prova 2 recebeu 70%, a prova 3 - 60% e a prova 4- 75%. Adotou-se como critério de permanênciada prova o mínimo de 80% de concordância. A prova 1 permaneceu como naprimeira versão, a prova 2 foi excluída e as provas 3 e 4 foram modificadas. Com base nas sugestões dos juízes e no índice de concordância elaborou-se uma segunda versão do instrumento composta por três itens. Com isso, foi possível considerar que as adaptações sugeridas pelos juízes foram importantes para garantir a validade de conteúdo do instrumento.

Palavras-chave: Educação Especial; Educação Física adaptada; Cegueira; Avaliação; Esquema corporal.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Patricia Santos de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e mestre em Educação Especial pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial PPGEES/ UFSCar (2011). Membro desde 2007 do Núcleo de estudos em Atividade Física Adaptada - NEAFA.

Mey de Abreu van Munster, Universidade Federal de São Carlos

Professora Doutora do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana/ Programa de Pós-Graduação em Educação Especial- UFSCar/ São Carlos. Cordenadora do Núcleo de Estudos em Atividade Física Adaptada - NEAFA

Published

2012-11-09

How to Cite

Santos de Oliveira, P., & Munster, M. de A. van. (2012). Content validation of an instrument of evaluation of body scheme for blind children. Special Education Magazine, 25(44), 563–586. https://doi.org/10.5902/1984686X5486

Issue

Section

Dossier: Special Education Evaluation