Desenvolvimento de escrita de alunos com deficiência intelectual por meio de programa de ensino informatizado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X67003

Palavras-chave:

Aquisição de escrita, Deficiência intelectual, EJA

Resumo

O uso de recursos tecnológicos para o ensino de leitura e de escrita baseados em princípios da Análise do Comportamento tem se mostrado eficiente e eficaz com diferentes públicos. O presente estudo avaliou a aquisição de escrita de dois alunos com deficiência intelectual empregando o Módulo 1 do currículo informatizado Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos (ALEPP). Esse Módulo ensina palavras regulares, do tipo consoante-vogal (exemplo, “vaca"), a partir de tarefas que envolvem a relação entre palavra ditada e palavra impressa, e a cópia e o ditado por composição de letras. Os participantes, de 19 e 25 anos, frequentavam a Educação de Jovens e Adultos e tinham repertório inicial de leitura de palavras regulares, acima de 70% de acertos, mas baixo desempenho em escrita por ditado, variando entre 6,7% e 60% de acertos. Após o ensino, observou-se aumento no repertório de escrita dos dois participantes, com acertos de 93,3% e 100%. Na avaliação de manutenção realizada com André, após um mês, e com Ana, após cinco meses, os participantes mantiveram os altos desempenhos (maior que 80% de acertos). Em uma análise de erros da escrita sob ditado, constatou-se inicialmente maior ocorrência de substituição de letras e escrita silábica. Após o ensino, os erros se pautaram na substituição e na omissão de letra. O programa de ensino se mostrou eficaz para aquisição de escrita de palavras simples para jovens com deficiência intelectual. Estudos futuros devem ampliar a amostra e verificar a generalização do repertório para a sala de aula.

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Biografia do Autor

Érika Rímoli Mota da Silva, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Doutora pela Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

Lidia Maria Marson Postalli, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Professora pós-doutora na Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

Silva, Érika R. M. da, & Postalli, L. M. M. (2022). Desenvolvimento de escrita de alunos com deficiência intelectual por meio de programa de ensino informatizado. Revista Educação Especial, 35, e65/1–27. https://doi.org/10.5902/1984686X67003