Pessoas com deficiência: da Educação de Jovens e Adultos para o Ensino Superior

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X88700

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Educação de Jovens e Adultos, Ensino Superior, Educação Especial

Abstract

A história evidencia que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Especial carregam em suas trajetórias estigmas sociais. Ao longo do tempo, e por meio das lutas de movimentos sociais, pessoas com deficiência frequentaram a educação escolar básica e chegaram ao Ensino Superior, outro espaço de direito. Analisar esse fenômeno torna-se relevante para a elaboração de políticas públicas de acesso e permanência, de recursos pedagógicos acessíveis, bem como, para pensar uma formação de professores atenta às especificidades desse público. Por meio de um estudo bibliográfico objetivou-se compreender o que as pesquisas, desenvolvidas entre os anos 2000 e 2022, revelaram sobre os estudantes com deficiência egressos da Educação de Jovens e Adultos que acessaram o Ensino Superior. A partir do levantamento realizado nos principais repositórios de pesquisas educacionais brasileiras, localizou-se 78 pesquisas entre teses, dissertações e artigos. Os resultados apontaram limites para a efetivação de uma educação inclusiva no contexto da Educação de Jovens e Adultos e do Ensino Superior, principalmente, relacionada à acessibilidade física e curricular. Destacou-se a necessidade de uma formação adequada para que professores estejam melhor preparados para atender as especificidades desse público e reafirmou-se a importância de políticas públicas de acesso e permanência para que essas pessoas consigam ingressar num curso de graduação e lá consigam permanecer até se formarem.

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Biografie autore

Rafaela Carla e Silva Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda e Mestra em Educação, na linha de pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas da Universidade Federal de Minas Gerais. Pedagoga com habilitação em Educação de Jovens e Adultos pela mesma instituição. Psicopedagoga Clínica e Institucional. Compõe o Grupo de Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos da FaE/UFMG (GRUPEJA), bem como, o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Especial e Direito Escolar (GEPEEDE/FaE-UFMG), aprofundando-se principalmente nos seguintes temas: inclusão, formação de educadores, políticas públicas e especificidades da EJA. Atuou como coordenadora de Núcleo de Acessibilidade no Ensino Superior. Leciona na Educação Básica, no Ensino Superior e na Pós-graduação com foco na formação de professores.

Leôncio José Gomes Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais(2015). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Esteve como Professor/Investigador Visitante na Universidade Federal de Pernambuco (2002-2003) e na Universidade de Lisboa (bolsa CAPES, 2021-2022). Realizou pós-doutoramento na Universidade Federal Fluminense (bolsa do CNPq, 2006), na Northern Illinois University, em Illinois, Estados Unidos da América (bolsa CAPES, 2012-2013) e na Universidade Federal da Paraíba (2021). Pesquisa e publica na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, abordando a política educacional, a formação docente, a escolarização e a história da educação.

Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais

Pedagoga pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2010), Mestre em Educação pela UEL (2012) e Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos- UFSCar (2014). Realizou Pós doutorado em Educação pela UEL (2016). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação (FaE) no Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (DECAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Escolar, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação do Campo e Indicadores Educacionais.

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Pubblicato

2024-12-05

Come citare

Soares, R. C. e S., Soares, L. J. G., & Gonçalves, T. G. G. L. (2024). Pessoas com deficiência: da Educação de Jovens e Adultos para o Ensino Superior. Revista Educação Especial, 37(1), e43/1–36. https://doi.org/10.5902/1984686X88700

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Contextos de transversalidade da Educação Especial no ensino superior com foco na inclusão escolar

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