Pessoas com deficiência: da Educação de Jovens e Adultos para o Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X88700Parole chiave:
Educação de Jovens e Adultos, Ensino Superior, Educação EspecialAbstract
A história evidencia que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Especial carregam em suas trajetórias estigmas sociais. Ao longo do tempo, e por meio das lutas de movimentos sociais, pessoas com deficiência frequentaram a educação escolar básica e chegaram ao Ensino Superior, outro espaço de direito. Analisar esse fenômeno torna-se relevante para a elaboração de políticas públicas de acesso e permanência, de recursos pedagógicos acessíveis, bem como, para pensar uma formação de professores atenta às especificidades desse público. Por meio de um estudo bibliográfico objetivou-se compreender o que as pesquisas, desenvolvidas entre os anos 2000 e 2022, revelaram sobre os estudantes com deficiência egressos da Educação de Jovens e Adultos que acessaram o Ensino Superior. A partir do levantamento realizado nos principais repositórios de pesquisas educacionais brasileiras, localizou-se 78 pesquisas entre teses, dissertações e artigos. Os resultados apontaram limites para a efetivação de uma educação inclusiva no contexto da Educação de Jovens e Adultos e do Ensino Superior, principalmente, relacionada à acessibilidade física e curricular. Destacou-se a necessidade de uma formação adequada para que professores estejam melhor preparados para atender as especificidades desse público e reafirmou-se a importância de políticas públicas de acesso e permanência para que essas pessoas consigam ingressar num curso de graduação e lá consigam permanecer até se formarem.
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