Educação especial e educação de jovens e adultos: uma interface em construção?

Autores

  • Rosângela Martins Cabral Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
  • Luciane Guimarães Batistella Bianchini Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
  • Taisa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação:Conhecimento e Inclusão Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X30841

Palavras-chave:

Educação especial, Educação de jovens e adultos, Escolarização.

Resumo

A Educação Especial (EE) e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresentam semelhanças históricas de negação ao direito educacional e, recentemente, essas duas áreas têm se deparado com encontros e desafios. A partir  dessa ideia questionamos: como vem sendo construída a EJA para os alunos da EE?  Por meio de uma pesquisa qualitativa e quantitativa com análise bibliométrica, o presente estudo objetivou verificar se a produção acadêmica brasileira tem discutido essa temática. Também buscou identificar a percepção do processo de escolarização na EJA Especial por dois alunos com deficiência intelectual e física, estudantes de uma escola estadual paranaense, através de uma entrevista semiestruturada. Os resultados revelaram como pouco expressivo o número de trabalhos sobre o tema,  que totalizaram quatorze, no período de 2010 a 2016. Com relação às percepções dos alunos sobre sua trajetória escolar, eles destacaram que a visão orgânica e assistencialista, seja da família ou da escola, prevalece sobre suas reais possibilidades. Concluiu-se que a interface entre EE e EJA continua apresentando reflexões sobre a efetividade das políticas,  das interações sociais e das práticas inclusivas.

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Biografia do Autor

Rosângela Martins Cabral, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Pedagoga. Mestre em Ensino pela Universidade Norte Paraná (UNOPAR), Londrina, Paraná, Brasil.

Luciane Guimarães Batistella Bianchini, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Doutorado em Programa de Pós Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil (2014). Professora Titular da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Londrina, Paraná, Brasil.

Taisa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves, Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação:Conhecimento e Inclusão Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, Brasil (2014). Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação:Conhecimento e Inclusão Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2018-08-14

Como Citar

Cabral, R. M., Bianchini, L. G. B., & Gonçalves, T. G. G. L. (2018). Educação especial e educação de jovens e adultos: uma interface em construção?. Revista Educação Especial, 31(62), 587–602. https://doi.org/10.5902/1984686X30841

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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