Parcerias público-privadas na oferta da Educação Especial via EJA nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X87325

Palavras-chave:

Parcerias público-privadas; , Educação Especial; , Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar as parcerias público-privadas na oferta da Educação Especial na EJA Especial, nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil, entre 2008 e 2017. Para isso, foram analisados os dados do Censo Escolar da Educação Básica fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os dados revelaram que, ao longo desse período, a EJA Especial – tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio – foi principalmente ofertada por instituições privadas em todo o Brasil e em todas as Regiões geográficas do País. É notável que as Regiões Sul e Sudeste apresentam os maiores percentuais de instituições privadas responsáveis pela oferta do Ensino Fundamental na EJA Especial. Na Região Sul, a maioria das instituições filantrópicas está concentrada no estado do Paraná, representando 97,34% das escolas privadas. Já na Região Sudeste, observa-se que a maioria das instituições filantrópicas está em Minas Gerais, representando 98,10% das escolas privadas. Portanto, a política para a EJA Especial está se consolidando por meio da atuação conjunta de entidades privadas e dos interesses públicos, em um contexto permeado por disputas e contradições dentro do cenário educacional brasileiro.

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Biografia do Autor

Fabiane Maria Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Assistente Social, Mestra e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. 

Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora da
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Kamille Vaz, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação (UFSC). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2024-12-27

Como Citar

Silva, F. M., Gonçalves, T. G. G. L., & Vaz, K. (2024). Parcerias público-privadas na oferta da Educação Especial via EJA nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil . Revista Educação Especial, 37(1), e58/1–21. https://doi.org/10.5902/1984686X87325