De escola especializada à escola de educação básica na modalidade de educação especial: o caso da escola Novo Horizonte, em Corbélia (Pr)
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X85193Palavras-chave:
Educação especial, Escola na modalidade de educação especial, Análise históricaResumo
A educação especial brasileira tem seu desenvolvimento, influenciado por contextos históricos e regulamentada por legislações infraconstitucionais específicas. Este artigo tem por objetivo analisar a trajetória da educação especial no Brasil, os desdobramentos no estado do Paraná e o caso da Escola Novo Horizonte – Educação Infantil e Ensino Fundamental, na Modalidade Educação Especial, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, do município de Corbélia (Pr), em investigação com ênfase nos aspectos políticos, sociais e econômicos que culminaram na atual oferta de ensino. A metodologia contempla pesquisa documental, especialmente de atos legais e documentos da escola; ainda, revisão bibliográfica, com autores como Jannuzzi e Caiado (2013), Mazzotta (2011), Saviani (2013; 2021).Os eventos históricos da escola foram compilados da sua fundação à atualidade, destacando sua relevância social ao município. Os resultados possibilitaram identificar contradições relativas à instituição mantenedora, pois, embora tenha surgido de lutas pelos direitos das pessoas com deficiência e tenha alcançado avanços sociais relevantes, mantém a escola para pessoas com deficiência em uma articulação política como instituição privada filantrópica, com acesso a verbas públicas, em movimento que favorece a omissão do Estado quanto a assumir a educação especial pública, em escola inclusiva. Considera-se importante a realização estudos que avaliem de forma abrangente a eficácia das reformulações propostas nessa modalidade escolar.
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Referências
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