A educação de surdos e a proposta de alfabetização fônica: discursos e controvérsias na proposta de um Plano Nacional de Alfabetização (PNA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X69807

Palavras-chave:

Alfabetização fônica, Educação de surdos, Letramentos

Resumo

O presente artigo propõe, por meio de uma revisão de literatura, atingir o seguinte objetivo: analisar de forma crítica e discursiva a proposta de alfabetização fônica e sua inclusão em um Plano Nacional de Alfabetização idealizado por Capovilla (2020) no artigo Intitulado “Por um Plano Nacional de Alfabetização (PNA) capaz de respeitar diferenças de língua e constituição biológica”. Para tanto, são apresentadas, com base na Teoria Histórico-Cultural, representada por Vigotski, e na Análise do Discurso tendo fundamento em Bakhtin e seu Círculo, argumentações que demonstram a inviabilidade do método fônico, bem como as incongruências com relação à aplicação desse método na educação dos surdos. Os resultados dessa discussão são apresentados por meio de um diálogo fecundo acerca de diferentes visões sobre alfabetização e/ou letramentos em que são esclarecidas as divergências entre a proposta de alfabetização fônica e as tendências discutidas com relação ao termo alfabetização e ao termo letramento na educação de modo geral, e, também na educação de surdos.

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Biografia do Autor

Cleuzilaine Vieira Silva, Federal University of São João del-Rei

Professora Adjunta da Universidade Federal de São João Del Rei- UFSJ, Doutoranda em Educação pela UFMG- Universidade Federal de Minas Gerais, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Psicologia Histórico-Cultural em Sala de Aula - GEPSA.

Maria de Fátima Cardoso Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Titular da UFMG; Coordenador do Grupo de Pesquisa em Sala de Aula de Psicologia Histórico-Cultural - GEPSA; Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Membro do Grupo de Estudos em Infância, Educação, Cultura - ENLACEI.

 

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Silva, C. V., & Gomes, M. de F. C. (2024). A educação de surdos e a proposta de alfabetização fônica: discursos e controvérsias na proposta de um Plano Nacional de Alfabetização (PNA). Revista Educação Especial, 37(1), e56/1–25. https://doi.org/10.5902/1984686X69807

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico