Educação Especial: desafios na escolarização de estudantes com transtornos associados (TDAH e TOD)
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X70371Palavras-chave:
Educação Especial, Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, Transtorno Opositor DesafianteResumo
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade pode gerar prejuízos cognitivos e comportamentais, principalmente quando associado ao Transtorno Opositor Desafiante. Nesse sentido, a Educação Especial pode colaborar para a minimização dos prejuízos acadêmicos, em cooperação com outras áreas, devido a sua abrangência junto a estudantes com Transtornos Funcionais Específicos. O objetivo deste trabalho foi identificar pesquisas acadêmicas que inter-relacionaram o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e o Transtorno Opositor Desafiante, localizando áreas de pesquisas, descrevendo aspectos para atendimento escolar e indicando temas para a formação docente. Trata-se de revisão narrativa de literatura. Localizou-se 24 pesquisas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul e os programas de Medicina se destacaram. Os principais resultados apontaram que pessoas diagnosticadas com ambos os transtornos podem apresentar dificuldades nas aprendizagens escolares e nas interações sociais, com comportamentos inadequados que podem levar a futuros desempregos, depressões, suicídios, dentre outros. A inserção do tema, na formação docente, poderia colaborar na diminuição dos índices de evasão, suspensão, expulsão e retenção, na vida escolar, além de contribuir, também, com a minimização dos efeitos de comportamentos desregrados, na vida juvenil e adulta. Propõe-se a formação de equipes multidisciplinares, para estudos de casos e de grupos de estudos. Sugere-se pesquisas envolvendo as práticas educativas com esses estudantes.
Downloads
Referências
ALCÂNTARA, Marcos Lázaro Pereira de. Perfil dos estudantes que frequentam as salas de recursos multifuncionais das escolas estaduais do Amazonas. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/bitstream/tede/8208/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o_MarcosLazaro_PPGE.pdf. Acesso em: 05 abr. 2022.
APA. Manual diagnóstico e estatísticos de transtornos mentais: DSM-5 / [American Psychiatric Association; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento... et al.]; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli... [et al.]. – 5. Ed. – Porto Alegre: Artmed, 2014.
AZEVÊDO, Paulo Verlaine Borges e. Prevalência do transtorno déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em uma população de crianças e adolescentes índias da etnia Karajá. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1711 Acesso em: 04 set. 2019.
BEHEREGARAY, Andréa Pereira. Situação jurídico-penal e fatores de risco em adolescentes em conflito com a lei. Dissertação (Mestrado em Ciências Criminais). Faculdade de Direito, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. Disponível em: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4783 Acesso em: 18 abr. 2022.
BELLÉ, Andressa Henke. Adaptação psicossocial em mães de crianças com transtorno de Déficit de atenção e hiperatividade. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/11250 Acesso em: 04 set. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2008. Disponível em: EDUCAO INCLUSIVA: POLTICA NACIONAL DE EDUCAO ESPECIAL (mec.gov.br) Acesso em 14 Mar 2022.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf Acesso em: 05 mai. 2022.
BRASIL. Resolução CEB/CNE nº 4 de 02/10/2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=112035 Acesso em: 05 mai.2022.
CARVALHO, Karla Cristina Naves de. Prevalência de sinais e sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças e adolescentes da cidade de Cavalcante-GO que se identificam como Kalunga. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1743 Acesso em: 04 set. 2019.
CONDE, Barbara Romanelli Britto. Preditores neuropsicológicos de eficácia do treinamento de pais em grupo para crianças com transtornos externalizantes. Dissertação (Mestrado em Neurociências). Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2013. Disponível em: barbara_romaneli_conde_disserta__o_preditores_neuropsicologicos.pdf (ufmg.br). Acesso em: 18 abr. 2022.
DERTELMANN, Cibila de Fátima Vieira. Avaliação neuropsicológica em crianças vítimas de maus-tratos. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Faculdade de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2011. Disponível em: Cibila_dissertacao (pucrs.br). Acesso em: 05 abr. 2022.
FISCHER, Aline Gonçalves. O Papel do Transtorno Depressivo Maior no Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) em Adultos. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas: Psiquiatria). Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/8767 Acesso em: 04 set. 2019.
GIRARDI, Pricila. Investigação do papel da interaçao dos genes PRNP- NCAM1 nos transtornos por uso de substâncias e no transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia). Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, Lajeado, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1073 Acesso em: 04 set. 2019.
GOULARDINS, Juliana Barbosa. Perfil psicomotor de crianças com déficit de atenção/hiperatividade do tipo combinado. Dissertação (Mestrado em Ciências). Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5141/tde-14042011-195808/publico/jugoulardins.pdf. Acesso em: 18 abr. 2022.
GREVET, Eugenio Horácio. Heterogeidade Genética e Fenotípica no Transtorno de Déficit de Atenção/hiperatividade em Adultos. Tese (Doutorado em Psiquiatria). Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2005. Disponível em:
http://hdl.handle.net/10183/8246 Acesso em 04 set. 2019.
KAIO, Cleverson Higa. Comorbidades psiquiátricas em adolescentes internados com transtorno de uso de substâncias. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente). Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2016. Disponível em: CLEVERSON HIGA KAIO.pdf (ufpr.br). Acesso em 05 abr. 2022.
KNACKFUSS, Ana Cláudia Umpierre. Irritabilidade em adultos: distinção entre comportamento e humor disruptivo. Dissertação (Mestrado em Psiquiatria e Ciências do Comportamento). Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/163578 Acesso em 04 set 2019.
NUNES, Maura Marques de Souza. A apercepção familiar em crianças com ou sem transtornos de déficit de atenção/hiperatividade, transtorno de conduta e transtorno desafiador opositivo. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2007. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/875. Acesso em: 18 abr. 2022.
OLIVEIRA, Giselle Alves de. Potenciais relacionados a eventos auditivos em crianças portadoras de TDAH forma mista e suas mudanças após tratamento com metilfenidato. Dissertação (Mestrado em Ciências Fisiológicas). Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2012. Disponível em: Dissertação Mestrado _Giselle Alves de Oliveira (ufes.br). Acesso em: 05 abr. 2022.
PALÁCIO, Siméia Gaspar. Avaliação do desempenho motor e acadêmico de crianças com e sem transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. Tese (Doutorado em Ciências). Faculdade de Medicina. Universidade de São Paulo. São Paulo. 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5141/tde-08122014-144049/ Acesso em: 04 set. 2019.
PARANÁ. Governo do Estado. Cadernos PDE, vol. 1. CUSTÓDIO, Luciane de Andrade; PEREIRA, Cássia Regina Dias. Transtornos Funcionais Específicos: conhecer para intervir. 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_fafipa_ped_artigo_luciane_de_andrade.pdf Acesso em: 06 abr. 2022. Versão On-line ISBN 978-85-8015-076-6.
PIANCA, Thiago Gatti. Estudos sobre características clínicas e biomarcadores em adolescentes internados por uso de crack. Tese (Doutorado em Ciências Médicas: Psiquiatria). Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/139754 . Acesso em: 04 set. 2019.
REIS, Tertuliana Medeiros Mota dos. Prevalencia do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em escolas públicas em São Luís no Maranhão. Dissertação (Mestrado em saúde da mulher e saúde materno-infantil). Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012. Disponível em: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1186 Acesso em: 04 set. 2019.
SALGADO, Carlos Alberto Iglesias. Associações entre transtornos internalizantes e externalizantes com transtornos por uso de substâncias. Tese (Doutorado em Psiquiatria e Ciências do Comportamento). Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2020. Disponível em: Microsoft Word - Tese parcial de Carlos AI Salgado maio 2020.docx (ufrgs.br). Acesso em: 05 abr. 2022.
SERTORI, Priscila Lima Cerqueira Ferreira. A eficácia de um programa de treino da atenção e orientação parental de crianças e adolescentes com transtornos psiquiátricos. Dissertação (Mestrado em Ciências). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo. 2018. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-04092018-101829/publico/sertori_me.pdf Acesso em: 05 abr. 2022.
SILVEIRA, Katia Simone da Silva. A relação entre comportamentos antissociais e fatores de risco e proteção em adolescentes de diferentes contextos. Dissertação. (Mestrado em Psicologia). Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/10347/SILVEIRA%2c%20KATIA%20SIMONE%20DA%20SILVA.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 20 abr. 2022.
SIMIONI, André Rafael. Autolesão deliberada em crianças e adolescentes: prevalência, correlatos clínicos e psicopatologia materna. Dissertação (Mestrado em Psiquiatria e Ciências do Comportamento) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/158643/001022117.pdf?sequence=1 Acesso em: 04 set. 2019.
UNESP. Faculdade de Ciências Agronômicas. Biblioteca Prof. Paulo de Carvalho Mattos. Tipos de revisão de literatura. Botucatu. 2015.
VICTOR, Marcelo Moraes. Fatores Associados ao Início e à Permanência em Tratamento com Metilfenidato no Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade em Adultos. Dissertação (Mestrado em Psiquiatria). Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/13419. Acesso em: 04 set. 2019.
VILELAS, José. Investigação – O Processo de Construção do Conhecimento. Edições Sílabo, Lda. 1ª Edição. Lisboa, 2009. ISBN: 978-972-618-557-4.
VITOLA, Eduardo Schneider. Transtornos Externalizantes em Adultos com TDAH. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas: Psiquiatria). Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/30924 Acesso em: 04 set. 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação Especial
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).