Educação Especial e Projetos Pedagógicos Curriculares dos cursos de licenciaturas da Universidade Federal do Acre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X65323

Palavras-chave:

Educação Especial, Projetos Pedagógicos Curriculares, Licenciaturas.

Resumo

Os Projetos Pedagógicos Curriculares das licenciaturas pressupõem formações inspiradas em concepções inclusivas, conforme a legislação vigente. Esta pesquisa objetivou analisar os projetos dos cursos de licenciaturas da Universidade Federal do Acre, quanto aos aspectos facilitadores da formação para o trabalho, com base nos pressupostos da Educação Especial. Seis projetos foram analisados, por meio de estudos descritivos e bibliográficos. Os resultados evidenciaram concepções e perspectivas de práticas inclusivas nos componentes curriculares, nas referências básicas e complementares, bem como nos estágios supervisionados, realizados após a formação em componentes curriculares de Fundamentos da Educação Especial e da Língua Brasileira de Sinais. A formação docente foi uma proposta advinda dessas análises, visando à incorporação dos pressupostos da Educação Especial às práticas educativas dos professores da Educação Superior. Os documentos legais que davam suporte a alterações nesse sentido datam de 2015. Entretanto, em 2019, o advento de alterações nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação docente constitui um desafio para outras alterações nos projetos desses cursos.

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Biografia do Autor

Geisa Cristina Batista, Universidade Federal do Acre, Rio Branco, AC

Professora mestra da Universidade Federal do Acre, Rio Branco, AC, Brasil e doutoranda na Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil.

Marlene Rodrigues, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, RO

Professora doutora da Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, RO, Brasil.

Fátima Elisabeth Denari, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Professora doutora da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Batista, G. C., Rodrigues, M., & Denari, F. E. (2021). Educação Especial e Projetos Pedagógicos Curriculares dos cursos de licenciaturas da Universidade Federal do Acre. Revista Educação Especial, 34, e38/1–22. https://doi.org/10.5902/1984686X65323

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