A Educação Especial nos cursos de Licenciatura em Química das Instituições Federais de Educação Superior do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X70144

Palavras-chave:

Educação Especial, Formação docente, Licenciatura em Química

Resumo

Este estudo analisa a formação inicial docente em cursos de Licenciatura em Química das Instituições Federais de Educação Superior do Ceará quanto à Educação Especial. Trata-se de uma pesquisa documental, tendo como material de análise os Projetos Pedagógicos dos 10 cursos ofertados pelas referidas instituições. É inexistente, nesses cursos, a oferta de disciplinas obrigatórias relacionadas à Educação Especial, embora 5 cursos ofertem, como optativa, a disciplina de Educação Inclusiva, que apresenta carga horária inferior aos componentes curriculares das outras áreas. A realidade investigada evidencia que os cursos de Licenciatura em Química não têm acompanhado o crescimento do número de matrículas de alunos da Educação Especial nas escolas comuns de Educação Básica, demandando mudanças no currículo das licenciaturas para formar professores de Química promotores de uma educação inclusiva. Como modalidade transversal do sistema educacional brasileiro desde 1996, a Educação Especial tem tido pouca visibilidade nos cursos investigados, cujos seus egressos poderão ter dificuldades em incluir o referido público nas aulas de Química.

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Biografia do Autor

Wanderson Diogo Andrade da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Doutorando na Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Suzana dos Santos Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Professora doutora da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

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Publicado

2023-04-28

Como Citar

Silva, W. D. A. da, & Gomes, S. dos S. (2023). A Educação Especial nos cursos de Licenciatura em Química das Instituições Federais de Educação Superior do Ceará. Revista Educação Especial, 36(1), e17/1–17. https://doi.org/10.5902/1984686X70144