A dimensão da beleza física na concepção de pessoas com cegueira congênita

Autores

  • Everton Luiz Oliveira Centro Universitário Unifafibe
  • Fátima Elisabeth Denari Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X28535

Palavras-chave:

Corpo, Cegueira congênita, Beleza.

Resumo

Ao observar que as pessoas com cegueira congênita apresentam processos de aprendizagem e de simbolização singulares, despertou-se para a inquietação de que, em um mundo regido por formas visuais/imagéticas, estas poderiam ou não apresentar conceitos sobre beleza. Desta forma, este estudo, de caráter qualitativo e de cunho descritivo, destinou-se a investigar e compreender as representações sociais de corpo a partir da concepção de pessoas com cegueira congênita. Para obtenção dos dados optou-se por entrevista semiestruturada, permitindo que todo o conteúdo fosse analisado por meio da análise de conteúdo. Os resultados apontam para a maneira generalizante com que a beleza corporal é apreendida nas práticas cotidianas pelas pessoas com cegueira. Por fim, o tato, a linguagem e a audição se mostraram mecanismos importantes para o desenvolvimento das representações sociais de corpo e para o estreitamento com o mundo sensível sobre o qual se apresenta a beleza nas práticas e objetivações sociais de pessoas com cegueira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everton Luiz Oliveira, Centro Universitário Unifafibe

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Graduação em Pedagogia pela Uninove. Especialista em Educação Física para Prof. Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Mestre em Educação Especial pela UFSCar e Doutorando pelo mesmo programa - PPGEES/UFSCAR. Atualmente, é docente dos cursos de Educação Física e Pedagogia no Centro Universitário UNIFAFIBE/Bebedouro. Professor efetivo de Educação Básica II da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial - GÉFYRA/UFSCAR.

Fátima Elisabeth Denari, Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Estudos Sociais pela Associação de Escolas Reunidas de São Carlos (1976), graduação em Complementação Pedagógica pela Faculdade Sâo Luiz (1986), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1984) e doutorado em Metodologia do Ensino pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Atualmente, é professora associado junto ao departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos e professor e orientador de mestrado e doutorado junto ao Programa de Pós Graduação em Educação Especial.

Referências

AMIRALIAN, M. L. T. M. Compreendendo o cego: uma visão psicanalítica da cegueira por meio de desenhos-estórias. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero de France. Lisboa: Edições 70, 1977.

BATISTA, C. G. Formação de conceitos em crianças cegas: questões teóricas e implicações educacionais. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 21, n. 1, abr. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000100003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 16 de dezembro de 2016.

BERGER, M. Corpo e identidade feminina. Tese de Doutorado. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, São Paulo, 2006, 295p.

BRASÍLIO, L. A. Um olhar sócio-histórico sobre a beleza: das amarras à alteridade. Tese de Doutorado. Universidade Estadual Paulista – Julio de Mesquita Filho, UNESP/Car, Araraquara, 2007, 136p.

LAPLANE, A. L. F.; BATISTA, C. G. Um estudo das concepções de professores de ensino fundamental e médio sobre a aquisição de conceitos, aprendizagem e defi ciência visual [Resumo]. Em: Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (Org.). Anais do I Congresso Brasileiro de Educação Especial, IX Ciclo de Estudos sobre Deficiência Mental. São Carlos: UFSCar, 2003, pp. 14-15.

LEBEDEFF, T. B. Aprendendo com o toque: reflexões e sugestões para uma educação sexual adaptada ao portador de deficiência visual. Rev. Bras. Educação Especial, Marília, v. 2, n. 1, 1994, pp. 31-7.

MATTHIESEN et al. Linguagem, corpo e Educação Física. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 7, n. 2, 2008, pp. 129-139.

MENEZES, F. Dia do Homem: cinco erros de beleza que detonam a imagem masculina, 16 de julho de 2011. Disponível em: <http://msn.minhavida.com.br/conteudo/13324-Dia-do-Homem-cinco-erros-de-beleza-que-detonam-a-imagem-masculina.htm?ordem=1#gal>. Acesso em: 15 de janeiro de 2017.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Trad. Do inglês por Pedrinho A. Guareschi. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

MOURA, G. R. de; PEDRO, E. N. R. Adolescentes portadores de deficiência visual: percepções sobre sexualidade. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 14, n. 2, abr. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692006000200011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 05 de janeiro de 2017.

NOVAES, J. V. Vale quanto pesa... sobre mulheres, beleza e feiúra. In: CASOTTI, Letícia; SUAREZ, Maribel; CAMPOS, Roberta Dias. O tempo da beleza: consumo e comportamento feminino, novos olhares. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008, pp. 144 – 175.

NOVAES, J. V. VILHENA, J. de. De Cinderela a moura torta: sobre a relação mulher, beleza e feiúra. Interações, jan-jun. 2003, vol.8, no.15, p.9-36.

ORMELEZZI, E. M. Os caminhos da aquisição do conhecimento e a cegueira: do universo do corpo ao universo simbólico. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Educação da USP, São Paulo, 2000, f. 273.

SÁ, C. P. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. H.; LUCIO, P. B. Metodologia de pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

SOUZA, A. F. C. O percurso dos sentidos sobre a beleza através dos séculos: uma análise discursiva. Dissertação (Mestrado em Linguística). Instituto de Estudos e Linguagem, UNICAMP, Campinas, 2004, 224p.

VIGARELLO, G. História da beleza. Tradução de Léo Schlafman. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.

VILELAS, J. Investigação: o processo de construção do conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo, 2009.

Downloads

Publicado

2018-12-11

Como Citar

Oliveira, E. L., & Denari, F. E. (2018). A dimensão da beleza física na concepção de pessoas com cegueira congênita. Revista Educação Especial, 32, e17/ 1–18. https://doi.org/10.5902/1984686X28535

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua