Violência Sexual e deficiência: a vulnerabilidade de jovens com deficiência intelectual às situações de violência sexual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X71581

Palavras-chave:

Pessoa com deficiência intelectual, Violência sexual, Sexualidade

Resumo

A violência sexual direcionada às pessoas com deficiência tem demandado de ações epidemiológicase educativas. Trabalhar este tema envolve atender vítimas, desenvolver ações protetivas e preventivas e abordar a temática no cotidiano da educação especial. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar a vulnerabilidade de jovens com deficiência intelectual às situações de violência sexual. Como procedimento de coleta de dados foi aplicado o inventário comportamental “What If – Situations Test” com nove jovens diagnosticadas/os com deficiência intelectual. Os dados foram analisados quanti-qualitativamente a partir da estatística descritiva. Os resultados mostraram que a maioria dos jovens, sete dos nove, não possuem conhecimentos claros sobre violência sexual, possuem dificuldades em diferenciar situações que não apresentam risco de violência das que apresentam e em agir defensivamente frente a estas situações. O repertorio comportamental dos jovens é permeado por dinâmicas de gênero, enquanto jovens do gênero masculino são mais assertivos, as do gênero feminino demonstram mais facilidade em comunicação e pedir ajuda de pessoas adultas. São necessários programas educativos voltados à prevenção da violência sexual que busquem desconstruir dinâmicas rígidas de gênero e ensinar comportamentos protetivos, contribuindo para o combate e para a prevenção da violência.

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Biografia do Autor

Marlon Jose Gavlik Mendes, Universidade Federal de São Carlos

Psicólogo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Fátima Elisabeth Denari, Universidade Federal de São Carlos

Professora titular do departamento de Psicologia e do programa de Pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

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Publicado

2024-06-28

Como Citar

Mendes, M. J. G., & Denari, F. E. (2024). Violência Sexual e deficiência: a vulnerabilidade de jovens com deficiência intelectual às situações de violência sexual. Revista Educação Especial, 37(1), e20/1–26. https://doi.org/10.5902/1984686X71581

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