A Negligência Parental e a Relação com a Deficiência: o que mostra a pesquisa nacional
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X7444Palavras-chave:
Maus-tratos, Desenvolvimento da criança, Deficiência.Resumo
A negligência parental e/ou o abuso infantil pode ocasionar diversas consequências negativas para o desenvolvimento infantil, sendo que, em determinadas situações, pode ser gerada alguma deficiência para essa criança por falta de cuidados ou pela violência gerada contra ela, sendo que alguns casos podem levar até o óbito. O objetivo do presente trabalho foi investigar material divulgado na realidade brasileira que envolva a temática de maus-tratos-infantis, especificamente na modalidade da negligência infantil e que abordassem de alguma forma os termos deficiência ou necessidades especiais. Para isso foi feita uma busca nas bases de dados SCIELO e LILCAS. Em seguida foram selecionados e analisados de forma qualitativa 12 artigos completos. Os resultados dessa pesquisa revelam que os artigos analisados centralizaram sobre a temática da descrição dos tipos de maus-tratos e sobre a necessidade de maior conscientização e notificação dos casos que envolvem os maus-tratos infantis, dois artigos abordam a relação dos maus-tratos infantis e a deficiência, mostrando significativa vulnerabilidade da criança com deficiência para ocorrência de abuso ou negligência parental. Como considerações, sugere-se produção de pesquisas e divulgação de estudos que envolvam a temática da negligência infantil e o indivíduo com necessidades especiais, focando sobre suas consequências e medidas de prevenção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).