<b>Aplicação de recursos de acessibilidade em informática para alunos com baixa visão</b>

Autores

  • Lydia Cruz Marques Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Amelia Almeida Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X3031

Palavras-chave:

The aim of this study was to verify the use of the accessibility options provided by the Windows-XP system with 12 students with low vision who attend an informatics course, with different diagnosis and visual impairments. The data collection was done by

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X3031

O objetivo deste estudo foi verificar a aplicabilidade dos recursos de acessibilidade do sistema Windows-XP em 12 alunos com baixa visão de um curso de informática, que apresentavam diferentes diagnósticos e níveis de comprometimento da percepção visual. Os dados foram coletados através da aplicação de instrumentos de avaliação da acuidade visual (AV), campo visual, sensibilidade aos contrastes, e da observação do desempenho em tarefas no computador. Os resultados mostraram que para AV até 0,2 os recursos oferecidos pelo Assistente de Acessibilidade foram suficientes. Para AV menor que 0,2 e maior que 0,1 foi necessário aumentar o número de pixels por polegada da tela, e para AV igual ou menor a 0.1, somou-se uma maior aproximação da tela. Concluiu-se que, a escolha dos recursos de acessibilidade para baixa visão frente à diversidade da deficiência visual, é uma tarefa individualizada e que estes recursos presentes no Windows-XP proporcionaram visibilidade nas tarefas propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lydia Cruz Marques, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Ortóptica pela Escola Paulista de Mediciana (1977), atual UNIFESP, graduação em Sociologia pela Universidade Estadual de São Paulo- UNESP- Campus de Araraquara (1988). Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. Co-fundadora, coordenadora técnica, atual vice-presidente da PARA-D.V.- Associação para o Apoio e Integração do Deficiente Visual. Atua na área da Educação Especial com interesse em deficiência visual, especialmente baixa visão, e deficiência múltipla associada a deficiência visual.

Maria Amelia Almeida, Universidade Federal de São Carlos

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X3031


Possui graduação em Letras Anglo Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina (1975), Mestrado em Educação Especial - George Peabody College for Teachers (1980 - USA), PhD em Educação Especial - Vanderbilt University (1987- USA) e Pós-Doutorado em Educação Especial pela Universidade da Georgia (2002). É professora Associada da Universidade Federal de São Carlos. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação Especial. Coordenadora pró-tempore do Curso de Licenciatura em Educação Especial. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial durante os períodos de: 10/2002 a 10/2004; 10/2004 a 10/2006; 10/2006 a 04/2008. É Membro do Corpo Editorial do Journal of International Special Education e da Revista Brasileira de Educação Especial. Revisora de vários periódicos brasileiros. Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial-ABPEE - Gestão: janeiro/2008 a dezembro/2009. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial-ABPEE - Gestão: janeiro/2004-dezembro/2005 e janeiro/2006-dezembro/2007. Realiza investigações na área de Educação Especial, com interesse em: deficiência intelectual, autismo, inclusão, profissionalização, comunicação alternativa e ampliada.

*

 

Downloads

Publicado

2013-06-06

Como Citar

Marques, L. C., & Almeida, M. A. (2013). <b>Aplicação de recursos de acessibilidade em informática para alunos com baixa visão</b>. Revista Educação Especial, 26(46), 421–436. https://doi.org/10.5902/1984686X3031

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)