<b>Aplicação de recursos de acessibilidade em informática para alunos com baixa visão</b>

Autores/as

  • Lydia Cruz Marques Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Amelia Almeida Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X3031

Palabras clave:

The aim of this study was to verify the use of the accessibility options provided by the Windows-XP system with 12 students with low vision who attend an informatics course, with different diagnosis and visual impairments. The data collection was done by

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X3031

O objetivo deste estudo foi verificar a aplicabilidade dos recursos de acessibilidade do sistema Windows-XP em 12 alunos com baixa visão de um curso de informática, que apresentavam diferentes diagnósticos e níveis de comprometimento da percepção visual. Os dados foram coletados através da aplicação de instrumentos de avaliação da acuidade visual (AV), campo visual, sensibilidade aos contrastes, e da observação do desempenho em tarefas no computador. Os resultados mostraram que para AV até 0,2 os recursos oferecidos pelo Assistente de Acessibilidade foram suficientes. Para AV menor que 0,2 e maior que 0,1 foi necessário aumentar o número de pixels por polegada da tela, e para AV igual ou menor a 0.1, somou-se uma maior aproximação da tela. Concluiu-se que, a escolha dos recursos de acessibilidade para baixa visão frente à diversidade da deficiência visual, é uma tarefa individualizada e que estes recursos presentes no Windows-XP proporcionaram visibilidade nas tarefas propostas.

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Biografía del autor/a

Lydia Cruz Marques, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Ortóptica pela Escola Paulista de Mediciana (1977), atual UNIFESP, graduação em Sociologia pela Universidade Estadual de São Paulo- UNESP- Campus de Araraquara (1988). Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. Co-fundadora, coordenadora técnica, atual vice-presidente da PARA-D.V.- Associação para o Apoio e Integração do Deficiente Visual. Atua na área da Educação Especial com interesse em deficiência visual, especialmente baixa visão, e deficiência múltipla associada a deficiência visual.

Maria Amelia Almeida, Universidade Federal de São Carlos

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X3031


Possui graduação em Letras Anglo Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina (1975), Mestrado em Educação Especial - George Peabody College for Teachers (1980 - USA), PhD em Educação Especial - Vanderbilt University (1987- USA) e Pós-Doutorado em Educação Especial pela Universidade da Georgia (2002). É professora Associada da Universidade Federal de São Carlos. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação Especial. Coordenadora pró-tempore do Curso de Licenciatura em Educação Especial. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial durante os períodos de: 10/2002 a 10/2004; 10/2004 a 10/2006; 10/2006 a 04/2008. É Membro do Corpo Editorial do Journal of International Special Education e da Revista Brasileira de Educação Especial. Revisora de vários periódicos brasileiros. Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial-ABPEE - Gestão: janeiro/2008 a dezembro/2009. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial-ABPEE - Gestão: janeiro/2004-dezembro/2005 e janeiro/2006-dezembro/2007. Realiza investigações na área de Educação Especial, com interesse em: deficiência intelectual, autismo, inclusão, profissionalização, comunicação alternativa e ampliada.

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Publicado

2013-06-06

Cómo citar

Marques, L. C., & Almeida, M. A. (2013). <b>Aplicação de recursos de acessibilidade em informática para alunos com baixa visão</b>. Revista De Educación Especial, 26(46), 421–436. https://doi.org/10.5902/1984686X3031

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua

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