Estudo da Discalculia nos Cursos de Pedagogia das Instituições de Ensino Superior Públicas no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X88481

Palavras-chave:

Dificuldade Específica de Aprendizagem, Discalculia, Pedagogia

Resumo

Nosso objetivo foi pesquisar a inclusão do estudo da Discalculia nos Projetos Pedagógicos dos Cursos das Licenciaturas em Pedagogia das Instituições de Ensino Superior Públicas no Brasil. A discalculia é um transtorno de neurodesenvolvimento que afeta a aprendizagem específica de matemática, diante disso buscamos saber: como estão inclusos e configurados os estudos da Discalculia nos currículos das Licenciaturas em Pedagogia das Instituições de Ensino Superior Públicas no Brasil? Adotamos a Pesquisa Documental com Análise de Conteúdo e como referencial conceitual a APA-Associação Americana de Psiquiatria (2014), Organização Mundial da Saúde (1993/2011), Rotta; Ohlweiler; Riesgo (2016), Kosc (1974) e Hudson (2019). O corpus da pesquisa foi constituído de 260 Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia. A análise dos dados nos permitiu constatar que os estudos da Discalculia estão inclusos  somente em 16 do total de 260 Projetos Pedagógicos dos Cursos, distribuídos em: 3 Componentes Curricular obrigatórios, 11 optativos e 2 eletivos, apresentados em 15 diferentes nomenclaturas. Assim, podemos concluir que há uma lacuna discrepante do estudo da discalculia, cuja insuficiência representa um déficit no processo de aprendizagem profissional de futuros pedagogos no Brasil. O que requer a reformulação curricular para inclusão dos estudos da discalculia na formação inicial de professores.

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Biografia do Autor

Iraci Sant'ana Lima Torquato, Universidade do Estado de Mato Grosso

Pedagoga, especialista em Psicopedagogia, mestra em Ensino de Ciências e Matemática - UNEMAT. Efetiva na Secretaria de Educação do Estado de MAto Grosso, atua como psicopedagoga na Educação Especial.

Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba, Universidade do Estado de Mato Grosso

Pós-doutor em Educação: Cultura, Memória e Teorias em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (Bolsista CAPES). Doutor em Educação: Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (Bolsista CNPq). Mestre em Neuropsicopedagogia, pelo Instituto Superior de Psicología y Educación (ISPEDUC), Espanha. Especialista de Formação Profissional em Neuropsicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar, pela Faculdade Global (FG), Porto Alegre/Rio Grande do Sul. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade de Santo Amaro-UNISA, São Paulo. Graduado em Filosofia, com habilitação em História e Psicologia, pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI), São Paulo. Professor Adjunto de Metodologia Científica na Graduação e de Ciência da Aprendizagem na Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - Campus da Barra do Bugres, Mato Grosso, Brasil. 

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Publicado

2025-03-21

Como Citar

Torquato, I. S. L., & Kapitango-a-Samba, K. K. (2025). Estudo da Discalculia nos Cursos de Pedagogia das Instituições de Ensino Superior Públicas no Brasil. Revista Educação Especial, 38(1), e21/1–23. https://doi.org/10.5902/1984686X88481

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico