Estudo da Discalculia nos Cursos de Pedagogia das Instituições de Ensino Superior Públicas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X88481Palavras-chave:
Dificuldade Específica de Aprendizagem, Discalculia, PedagogiaResumo
Nosso objetivo foi pesquisar a inclusão do estudo da Discalculia nos Projetos Pedagógicos dos Cursos das Licenciaturas em Pedagogia das Instituições de Ensino Superior Públicas no Brasil. A discalculia é um transtorno de neurodesenvolvimento que afeta a aprendizagem específica de matemática, diante disso buscamos saber: como estão inclusos e configurados os estudos da Discalculia nos currículos das Licenciaturas em Pedagogia das Instituições de Ensino Superior Públicas no Brasil? Adotamos a Pesquisa Documental com Análise de Conteúdo e como referencial conceitual a APA-Associação Americana de Psiquiatria (2014), Organização Mundial da Saúde (1993/2011), Rotta; Ohlweiler; Riesgo (2016), Kosc (1974) e Hudson (2019). O corpus da pesquisa foi constituído de 260 Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia. A análise dos dados nos permitiu constatar que os estudos da Discalculia estão inclusos somente em 16 do total de 260 Projetos Pedagógicos dos Cursos, distribuídos em: 3 Componentes Curricular obrigatórios, 11 optativos e 2 eletivos, apresentados em 15 diferentes nomenclaturas. Assim, podemos concluir que há uma lacuna discrepante do estudo da discalculia, cuja insuficiência representa um déficit no processo de aprendizagem profissional de futuros pedagogos no Brasil. O que requer a reformulação curricular para inclusão dos estudos da discalculia na formação inicial de professores.
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