Análise das tendências temáticas de artigos publicados na Revista de Educação Especial: 2010 – 2013
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X13756Palavras-chave:
revisão da literatura, revista Educação Especial, tendências de pesquisaResumo
O objetivo do presente trabalho é verificar as tendências de pesquisa na Revista Educação Especial nos anos de 2010 a 2013 e identificar os temas de pesquisa mais desenvolvidos nos últimos anos; identificando também os temas pouco explorados ou ausentes nos últimos quatro anos. A escolha da revista se justifica por ser uma revista de ampla divulgação consolidada e que apresenta somente artigos sobre Educação Especial. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e quantitativo. Os artigos analisados foram acessados pelo site da revista totalizando 134 artigos. As informações coletadas foram organizadas em quadros descrevendo os temas desenvolvidos e pontuando o número de artigos discorrendo sobre cada tema, também foi tabulada a instituição de origem e se o artigo apresentava participantes ou não e quem eram os participantes. Os resultados demonstram que as instituições que mais publicam na revista são a Universidade Federal de São Carlos e a Universidade Federal de Santa Maria, a maioria das pesquisas não apresentam participantes, seguida de artigos com intervenções realizadas com profissionais. Os temas mais publicados são Educação Especial e Inclusão Escolar, os menos publicados são prevenção e definição de deficiência. Notamos que algumas deficiências ainda são pouco estudadas ou não apresentam intervenções efetivas, como no caso do transtorno global do desenvolvimento, nota-se uma preocupação muito grande em trabalhar com o autista, mas, pouco ou quase nada é apresentado sobre as demais demandas que se enquadram dentro desse grupo. Outro exemplo é em relação aos artigos voltados ao tema da surdez, no qual podemos constatar apenas um dentre doze relacionados ao implante coclear.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).