Análise das tendências temáticas de artigos publicados na Revista de Educação Especial: 2010 – 2013
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X13756Parole chiave:
revisão da literatura, revista Educação Especial, tendências de pesquisaAbstract
O objetivo do presente trabalho é verificar as tendências de pesquisa na Revista Educação Especial nos anos de 2010 a 2013 e identificar os temas de pesquisa mais desenvolvidos nos últimos anos; identificando também os temas pouco explorados ou ausentes nos últimos quatro anos. A escolha da revista se justifica por ser uma revista de ampla divulgação consolidada e que apresenta somente artigos sobre Educação Especial. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e quantitativo. Os artigos analisados foram acessados pelo site da revista totalizando 134 artigos. As informações coletadas foram organizadas em quadros descrevendo os temas desenvolvidos e pontuando o número de artigos discorrendo sobre cada tema, também foi tabulada a instituição de origem e se o artigo apresentava participantes ou não e quem eram os participantes. Os resultados demonstram que as instituições que mais publicam na revista são a Universidade Federal de São Carlos e a Universidade Federal de Santa Maria, a maioria das pesquisas não apresentam participantes, seguida de artigos com intervenções realizadas com profissionais. Os temas mais publicados são Educação Especial e Inclusão Escolar, os menos publicados são prevenção e definição de deficiência. Notamos que algumas deficiências ainda são pouco estudadas ou não apresentam intervenções efetivas, como no caso do transtorno global do desenvolvimento, nota-se uma preocupação muito grande em trabalhar com o autista, mas, pouco ou quase nada é apresentado sobre as demais demandas que se enquadram dentro desse grupo. Outro exemplo é em relação aos artigos voltados ao tema da surdez, no qual podemos constatar apenas um dentre doze relacionados ao implante coclear.
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