Considerações sobre a Síndrome de Down em diferentes contextos: identificando associações, programas e pesquisas desenvolvidas

Bruna Cristina Comin, Maria da Piedade Resende da Costa

Resumo


Em uma sociedade marcada pelas características das classes dominantes que traçam um perfil do homem ideal, pelo qual os outros participantes do sistema devem ajustar-se ao mesmo, é preciso considerar a importância de valorizar a pessoa por sua diferença. Considerar a diferença é identificar que as pessoas têm suas próprias potencialidades e fragilidades, e estas não deveriam ser totalmente enfatizadas. Sob esta ótica surge a seguinte indagação: como a Síndrome de Down vem sendo conceituada pela sociedade contemporânea nos contextos da Espanha, do Brasil e dos Estados Unidos? Buscando responder esta questão, este trabalho tem como objetivo oferecer uma contextualização de como a Síndrome de Down vem sendo conceituada nestes contextos. Este ensaio teórico caracteriza-se por uma revisão bibliográfica de trabalhos disponibilizados na internet, tais como: o Google Books e o Google Acadêmico. Para responder a problemática proposta, também foram consultados outros bancos de dado, tais como: a Sociedade Nacional de Síndrome de Down dos Estados Unidos, a Revista Down Espana e a Revista Mensagem das APAES. Os dados apontam que as Associações e ONGs brasileiras encontram-se desvinculadas umas das outras, sendo apenas a Associação Nacional de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) a apresentar uma unidade. Na Espanha e EUA este vínculo aparenta ser bastante forte em função da Federação Down España e da National Down Syndrome Society. Conclui-se que no Brasil, em relação aos outros países, ainda há muito o que avançar para fazer com que a pessoa com Síndrome de Down sinta-se efetivamente incluída na sociedade.

Palavras-chave


Down Syndrome; Associations; Programs; Research.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X5668

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação Especial agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

__________________________________________________