Considerações sobre a Síndrome de Down em diferentes contextos: identificando associações, programas e pesquisas desenvolvidas

Autores

  • Bruna Cristina Comin Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Maria da Piedade Resende da Costa Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X5668

Palavras-chave:

Down Syndrome, Associations, Programs, Research.

Resumo

Em uma sociedade marcada pelas características das classes dominantes que traçam um perfil do homem ideal, pelo qual os outros participantes do sistema devem ajustar-se ao mesmo, é preciso considerar a importância de valorizar a pessoa por sua diferença. Considerar a diferença é identificar que as pessoas têm suas próprias potencialidades e fragilidades, e estas não deveriam ser totalmente enfatizadas. Sob esta ótica surge a seguinte indagação: como a Síndrome de Down vem sendo conceituada pela sociedade contemporânea nos contextos da Espanha, do Brasil e dos Estados Unidos? Buscando responder esta questão, este trabalho tem como objetivo oferecer uma contextualização de como a Síndrome de Down vem sendo conceituada nestes contextos. Este ensaio teórico caracteriza-se por uma revisão bibliográfica de trabalhos disponibilizados na internet, tais como: o Google Books e o Google Acadêmico. Para responder a problemática proposta, também foram consultados outros bancos de dado, tais como: a Sociedade Nacional de Síndrome de Down dos Estados Unidos, a Revista Down Espana e a Revista Mensagem das APAES. Os dados apontam que as Associações e ONGs brasileiras encontram-se desvinculadas umas das outras, sendo apenas a Associação Nacional de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) a apresentar uma unidade. Na Espanha e EUA este vínculo aparenta ser bastante forte em função da Federação Down España e da National Down Syndrome Society. Conclui-se que no Brasil, em relação aos outros países, ainda há muito o que avançar para fazer com que a pessoa com Síndrome de Down sinta-se efetivamente incluída na sociedade.

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Biografia do Autor

Bruna Cristina Comin, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Formada em Pedagogia pela UFSCar e Mestranda em Educação Especial pela UFSCar

Maria da Piedade Resende da Costa, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Possui Formação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1975), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco, mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1984) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1992).

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Publicado

2016-08-09

Como Citar

Comin, B. C., & Costa, M. da P. R. da. (2016). Considerações sobre a Síndrome de Down em diferentes contextos: identificando associações, programas e pesquisas desenvolvidas. Revista Educação Especial, 29(55), 309–322. https://doi.org/10.5902/1984686X5668

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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