Edição Especial - 1/2020: Oralidade e Ensino: discussões teórico-metodológicas

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Este número especial da Revista Letras busca reunir trabalhos sobre a temática do letramento acadêmico, principalmente em língua inglesa. O desenvolvimento de letramento acadêmico em línguas adicionais, especialmente em inglês, tornou-se improtelável com a política de internacionalização da educação superior, que tem pressionado a comunidade acadêmica a ampliar sua interação com instituições internacionais. Frente às iniciativas das instituições de ensino superior para a promoção de letramento acadêmico e aos obstáculos enfrentados, surge uma demanda, especialmente em áreas como a Linguística Aplicada, para discutir questões de socialização/pedagogia do letramento acadêmico. Este número especial dá preferência (mas não se restrige a) trabalhos apresentados no Simpósio Temático Academic literacy in English: pedagogical practices in times of internationalization, parte do X Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais (SIGET), realizado em Córdoba, em setembro de 2019. Nesse contexto, convidamos pesquisadores interessados em debater a temática em associação a conceitos como gênero discursivo (Swales, 2004); práticas sociais (Lillis; Curry, 2010); aos modelos autônomo ou ideológico (Street, 1984); ou às perspectivas generalista (Spack, 1988) ou específica (Hyland, 2002), a partir de temas como:

 - Práticas pedagógicas para a promoção de letramento acadêmico para a internacionalização;

- processos de aprendizagem de estudantes de graduação/pós-graduação associados ao letramento acadêmico;

- gêneros discursivos acadêmicos e internacionalização;

- perspectivas críticas no ensino de línguas para a internacionalização;

- socialização crítica ao letramento acadêmico e o processo de internacionalização;

- políticas linguísticas, letramento acadêmico e internacionalização;

- inglês como língua internacional no contexto brasileiro;

- inglês como língua franca da ciência e desafios para a publicação brasileira;

- programa Idiomas sem Fronteiras e internacionalização: políticas, ações, experiências pedagógicas

- publicação científica em inglês: convenções e desafios para a internacionalização;

- desafios para a promoção do letramento acadêmico no ensino superior;

- reação dos estudantes de graduação/pós-graduação às convenções das publicações internacionais;

- escrita e/ou leitura acadêmica e internacionalização;

- análise e/ou produção de material didático para no ensino de línguas para a internacionalização. 


Publicado: 2020-08-04

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