Sobre a Revista

Foco e Escopo

Letras é um periódico científico que tem como missão reunir e divulgar artigos resultantes de pesquisa científica original de caráter significativo para as áreas dos Estudos Linguísticos e Literários. A publicação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e volta-se a pesquisadores e estudantes em nível de pós-graduação. Considerando as especificidades das linhas de pesquisa que integram o PPGLetras e a periodicidade semestral que é mantida desde 1991, a cada ano é publicado, ordinariamente, um número temático dedicado aos Estudos Linguísticos e outro dedicado aos Estudos Literários. Além disso, há a possiblidade de organização de números especiais, de forma extraordinária. Cada publicação fica sob a responsabilidade de dois ou três pesquisadores que assumem a função de organizadores, sendo um vinculado ao PPGLetras e o(s) outro (s) externo (s) à UFSM, preferencialmente participante (s) de programa credenciado pela CAPES e classificado com, no mínimo, conceito 4. Os textos submetidos ao periódico serão, preferencialmente, de pesquisadores doutores ou com reconhecimento na área, podendo ter coautoria com pós-graduandos e graduandos e escritos em português, francês, espanhol ou inglês. Os originais apresentados não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos enviados devem atender à chamada temática e serão avaliados em anonimato, na modalidade às cegas, por pelo menos dois pareceristas membros do Conselho Editorial, os quais serão assessorados, quando necessário, por consultores ad hoc. Em caso de divergência na avaliação, um terceiro parecerista será solicitado. Depois da análise, cópias dos pareceres serão encaminhadas aos autores, juntamente com instruções para modificações, quando for o caso. Só serão encaminhados à publicação os artigos de autores que efetuarem as alterações recomendadas e as modificações sugeridas.

Os trabalhos que não se adequarem às normas do periódico, presentes em Diretrizes aos Autores, não serão aceitos. Dados e conceitos não emitidos nos trabalhos bem como a exatidão das referências bibliográficas são de inteira responsabilidade dos autores.

Os critérios para a avaliação dos artigos são:

- adequação à temática do respectivo número;

- originalidade;

- consistência teórico-metodológica;

- interesse científico e relevância para a área;

- qualidade de apresentação (estrutura, organização do texto);

- qualidade de escrita; e

- adequação às normas de formatação do periódico.

Periodicidade

A periodicidade de Letras é semestral (com exceção dos números especiais, que seguem cronograma próprio), com a seguinte organização temática dos números:

Jan.-Jun. – Número dedicado aos Estudos Linguísticos

Jul.-Dez.– Número dedicado aos Estudos Literários

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Chamadas - Números ordinários

 

Letras 62 – Estudos Linguísticos – 2021 – Primeiro Semestre

Título: O Uso de Metodologias de Corpus em Pesquisa de Linguística Aplicada

Ementa: Com foco na análise de quantidades relativamente grandes de dados, a Linguística de Corpus tem sido fundamental para auxiliar nossa compreensão sobre o modo como a linguagem é usada em diversos contextos. Os estudos que utilizam metodologias de corpus têm iluminado a nossa compreensão de como os idiomas variam de modo (por exemplo, falado vs. escrito), através de variáveis sociolinguísticas (por exemplo, idade e gênero) e como a proficiência linguística se desenvolve em aprendizes de primeira e segunda línguas. Embora a maioria dos estudos baseie cada análise em grande número de textos, também há casos em que as metodologias de corpus podem ser usadas em conjuntos de dados relativamente pequenos, principalmente através de métodos baseados em corpus (isto é, de baixo para cima) de análise de dados (listas de palavras, n-gramas, análises de palavras-chave). Esta edição da Revista Letras irá ilustrar as várias maneiras pelas quais os métodos de corpus podem ser usados para responder a questões de pesquisa específicas no campo da Linguística Aplicada, ilustrando como os métodos de corpus podem ser usados por referência a grandes e pequenos conjuntos de dados.

Prazo de submissão:

15 de outubro de 2021.

Organizadores:

William J. Crawford (NAU - Northern Arizona University).

Adriana da Silva (UFV).

Gil Negreiros (UFSM).

 

Title: Using Corpus Methods in Applied Linguistics Research

Roll: With a focus on the analysis of relatively large amounts of data, Corpus Linguistics has been instrumental in aiding our understanding of how language is used in various contexts. Studies using corpus methodologies have informed our understanding of how languages vary by mode (e.g., spoken vs. written), by sociolinguistic variables (e.g., age and gender), and how language proficiency develops in both first and second language learners. Although the majority of studies base each analysis on a large number of texts, there are also cases where corpus methodologies can be used on relatively small sets of data, primarily through corpus-driven (i.e., bottom-up) methods of analyzing data (e.g., word lists, n-grams, key word analyses). This edition of the Journal Letras will illustrate the various ways that corpus methods can be used to answer specific research questions in the field of Applied Linguistics by illustrating how corpus methods can be used by reference to both large and small datasets.

Organizers: 

William J. Crawford (NAU - Northern Arizona University).

Adriana da Silva (UFV).

Gil Negreiros (UFSM).

 

 

Letras 63 – Estudos Literários – 2021 – Segundo Semestre

Título: Poéticas Interartes e Cultura Brasileira
 
Ementa: Literatura e outras artes sempre dialogaram, produzindo obras híbridas, emparelhadas, inspiradas ou adaptadas, resultando em uma relação de autofagia não só fértil como necessária a autores, gêneros e audiências. No caso da cultura brasileira, porém, a situação é mais delicada, uma vez que, do passado ao presente, cultura, arte e estética – e suas consequentes experimentações e eventuais diálogos – sempre foram relegadas a segundo plano, não raro associadas a classes médias e altas, como se a cultura popular e expressões marginais não fossem dignas de observação, quanto mais de registro ou estudo. Este número de Letras objetiva discutir a existência de poéticas interartes em nossa cultura, pensando de que modo a literatura nacional, no decorrer dos últimos dois séculos, e chegando à contemporaneidade, manteve uma relação promíscua e profícua com a pintura, o teatro, a música, a dança, os quadrinhos, o cinema, a arquitetura, entre outras expressões artísticas. A partir desse corpus, essa chamada receberá artigos que versem sobre hibridação de gêneros, adaptações e traduções intersemióticas, narrativas multimídia, intermídia e transmídia, literatura e tecnologias digitais, além de ensaios que debatam, analisem e interpretem as poéticas interartes de uma perspectiva conceitual,  teórica e aplicada.
 
Prazo de submissão:
 
15 de outubro de 2021.
 
Organizadores:
 
Rogério Almeida (UTFPR).
 
Gérson Werlang (UFSM).
 
Enéias Tavares (UFSM).
 
 

Letras 64 – Estudos Linguísticos – 2022 – Primeiro semestre

Título: A prática de análise linguística nos processos de ensino e aprendizagem de língua portuguesa na educação básica

Ementa: Apesar de os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997; 1998), a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e as pesquisas atuais nos campos da Linguística Aplicada e da Educação Linguística indicarem um possível consenso sobre o trabalho com a língua portuguesa na escola, tomado à luz dos usos da linguagem na sociedade, o eixo da prática de análise linguística ainda pode ser considerado um desafio para professores em formação inicial e continuada. Em razão disso, este número da revista Letras objetiva reunir pesquisas que focalizem a prática de análise linguística (PAL) nos processos de ensino e de aprendizagem de língua portuguesa na Educação Básica. Serão acolhidas investigações que discutam aspectos teórico-metodológicos, político-educacionais e didático-pedagógicos em torno da prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. Acreditamos que a reflexão proposta poderá contribuir para a consolidação de pesquisas em Linguística Aplicada sobre prática de análise linguística, como também colaborar com as discussões sobre a ressignificação das práticas de linguagem na esfera escolar.

 

Prazo de submissão: 31 de março de 2022.

 

Organizadores:

Rodrigo Acosta Pereira (UFSC)

Francieli Matzenbacher Pinton (UFSM)

 

 

Letras 65 – Estudos Literários – 2022 – Segundo Semestre

Título: Poéticas e Retóricas dos séculos XVI a XVIII

Ementa: Apesar de os estudos retóricos e poéticos virem, aos poucos, ocupando maior espaço na academia, tanto no exterior, como também no Brasil, o número de publicações, seja de livros, seja de dossiês temáticos em periódicos acadêmicos, a respeito deste tema ainda é pequeno, sobretudo em face do volume de publicações relativas à área de estudos literários como um todo. Por isso, dedicamos este número da Revista Letras (PPGL/UFSM) às poéticas e retóricas dos séculos XVI a XVIII. Esperamos, assim, trabalhos que proponham, como afirma o crítico literário brasileiro João Adolfo Hansen, uma reconstrução "arqueológica" das práticas letradas compreendidas entre os séculos XVI e XVIII, com enfoque em questões retórico-poéticas a elas pertinentes. Temos por objetivo reunir artigos que versem sobre os gêneros praticados, as preceptivas e a tratadística, bem como proponham a aplicação desses princípios a obras em particular, ou ainda promovam análises comparativas entre obras do período em questão com outras anteriores ou posteriores a ele, de modo a oferecer um panorama dos estudos das letras do período que, afastando-se de princípios forjados pelos séculos XIX e XX, busquem analisar as letras dos séculos XVI a XVIII a partir de uma perspectiva em que retórica e poética são inseparáveis. 

Prazo de submissão:

30 de junho de 2022.


Organizadores:

Marcus De Martini (UFSM)

Leni Ribeiro Leite (University of Kentucky)

 

Letras 66 – Estudos Linguísticos – 2023 – Primeiro semestre

Título: o Português e o Espanhol ao sul das Américas e suas relações com outras línguas.

Ementa:  Este número é dedicado a trabalhos que abordem a língua portuguesa e a língua espanhola no contexto da América do Sul, considerando as questões político-linguísticas, as abordagens inovadoras e contextualizadas na e para formação de docentes frente aos desafios dos sistemas escolares da região bem como apresentação e discussão sobre experiências em educação intercultural e/ou bilingue; Análise das práticas linguísticas dos falantes frente às exigências do mundo globalizado e tecnológico;  o contato das línguas nacionais com outras línguas como as originárias, de imigração ou de fronteira; representação e status das línguas portuguesa e espanhola como nacionais, segundas, estrangeiras, de acolhimento e de herança nas comunidades e nas instituições; as línguas nacionais e os cenários plurilíngues da região; mediação cultural e linguística no planejamento político- linguístico. Sentidos e representações sobre interculturalidade, bilinguismo/multilinguismo na região.

Título: El Portugués y el Español al sur de las Américas y sus relaciones con otras lenguas

Temario: Este número está dedicado a trabajos que traten sobre la lengua portuguesa y la lengua española en el contexto de América del Sur, considerando aspectos político-lingüísticos, enfoques innovadores y contextualizados en y para la formación de docentes frente a los desafíos de los sistemas escolares de la región así como la presentación y discusión acerca de experiencias en educación intercultural y/o bilingüe; análisis de las prácticas lingüísticas de los hablantes frente a las exigencias del mundo globalizado y tecnológico; contacto de las lenguas nacionales con otras lenguas como las originarias, de inmigración  o de frontera; representación y estatus de las lenguas portuguesa y española como nacionales, segundas, extranjeras, de acogida y de herencia en las comunidades y en las instituciones; las lenguas nacionales y los escenarios plurilingües de la región; la mediación cultural y lingüística en la planificación político-linguística; sentidos y representaciones sobre interculturalidad y bilingüismo / multilingüismo en la región.

 

Organização/Organización:

Eliana Rosa Sturza (UFSM)

Laura Masello (UDELAR)

Leonor Acuña (UBA)

Prazo de submissão/La fecha de aceptación: 30/09/2022.

 

Propostas - números especiais

 

 

Sponsors

Direção do Centro de Artes e Letras – CAL/UFSM

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PRPGP/UFSM - Edital Pró-Revistas

Programa de Apoio à Pós-Graduação - PROAP/CAPES

Histórico do periódico

Letras foi lançada em 1991 como “fruto do empenho dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria”. Seu primeiro ensejo foi o de “recolher e divulgar trabalhos de seus docentes e mestrandos”, estando aberta à colaboração de estudiosos de todo o país. O primeiro número constituiu-se em uma coletânea de artigos que versavam sobre temas diversos. No segundo número, a publicação assumiu um caráter temático, com periodicidade semestral - o que preserva até hoje - alternando um número dedicado à área de Estudos Linguísticos e outro número dedicado à área de Estudos Literários. Cada número é de responsabilidade de um pesquisador do PPGLetras em conjunto com um pesquisador de outra instituição, nacional ou internacional.

Em 2012, iniciamos o trabalho de inclusão de seus mais de 500 artigos na plataforma SEER, visando a todos os sistemas de busca, inserção, impacto e avaliação vigentes na CAPES. Entre 2013 e 2015, ampliamos nosso comitê editorial com a inclusão de pesquisadores estrangeiros e intensificamos a inserção do nosso periódico em importantes indexadores acadêmicos. Ademais, a periodicidade tem sido prioridade deste periódico, prezando pela avaliação dos artigos às cegas e pela qualidade e relevância dos textos nela publicados.

Já se passaram 26 anos de história desta publicação vinculada ao Pós-Graduação em Letras da UFSM. O periódico Letras, que outrora representava um “desafio”, hoje é uma realidade que se faz presente também em versão digital. Estamos diante de um periódico científico que reúne artigos de pesquisadores reconhecidos em âmbito nacional e internacional, seja em Linguística seja em Literatura, tendo sua relevância reconhecida e ilustrada pelos autores presentes em seus mais de 50 números. A partir de 2018, o Comitê Editorial do PPGL aprovou a possibilidade de Letras publicar números especiais, o que certamente configura uma qualificação nos processos editoriais do periódico.