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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

- Os textos podem ser escritos em português, francês, espanhol ou inglês. Para textos escritos em português, "Título", "Resumo" e "Palavras-Chave" devem constar em português e em inglês. Para textos escritos em francês, inglês ou espanhol, "Título", "Resumo" e "Palavras-Chave" devem constar na língua do artigo e em inglês, exceto aqueles em que o texto está em inglês.

- Admite-se até três autores por texto. Casos em que constarem mais de três autores serão avaliados pelo Comitê Avaliador.

- Indicar na seção "Comentários ao editor" a qual edição a contribuição se destina.

- Os dados de identificação do(s) autor(es) não deverão constar no artigo submetido a Letras, como condição necessária para a avaliação cega pelos pares. O(s) nome(s) do(s) autor(es), a filiação acadêmica e o endereço postal eletrônico deverão ser inseridos na seção "Submissões Online" – "Cadastro de Usuários".

- Cada artigo pode conter, no mínimo, 3 mil palavras e, no máximo, 8 (entre 10 e 18 páginas), incluindo tabelas, figuras, referências e anexos.

- Os arquivos de texto somente são recebidos no formato .doc ou .docx.

- O não cumprimento das normas de publicação implica imediatamente a não aceitação do artigo. 

NORMAS DE PUBLICAÇÃO

- Formatação geral: Papel A4; margens esquerda e superior 3 cm, direita e inferior 2 cm.  

- Título: Times New Roman 12, negrito, centralizado e em letras maiúsculas. Uma linha abaixo e com a mesma formatação, a versão do título em inglês.  

- Resumo (antecedido pela expressão "Resumo" em negrito, seguida de dois pontos): até 100 palavras, digitados em fonte Times New Roman 10 e em espaçamento simples, seguidas de três a cinco palavras-chave (antecedidas pela expressão "Palavras-chave" em negrito, seguida de dois pontos) separadas por ponto. Duas linhas abaixo e com a mesma formatação, a versão do resumo e das palavras-chave em outra língua.  

- Texto: duas linhas abaixo das palavras-chave, em fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, alinhamento justificado, adentramento de parágrafo 1,25 cm.

- Subtítulos das seções primárias e secundárias: negrito, alinhados à esquerda, com apenas as iniciais em maiúscula.  

- Notas de rodapé: usar notas de rodapé, e não notas de fim. Fonte Times New Roman, tamanho 10, justificado, espaço simples entre linhas. Recomenda-se, fortemente, a não utilização de notas de rodapé.  

- Citações diretas com mais de 3 linhas: em parágrafo distinto, alinhamento justificado e recuo à esquerda em 4 cm, espaçamento entre linhas simples, fonte Times New Roman tamanho 10, sem aspas ou itálicos. A autoria da citação deve ser indicada em letras maiúsculas entre parênteses: (SAUSSURE, 1916, p. 50).  

- Citações diretas com menos de três linhas: no corpo do texto, entre aspas. A autoria deve ser indicada como segue: Saussure (1916, p. 50) ou (SAUSSURE, 1916, p. 50).  

- Corpus: recomenda-se formatar as materialidade do corpus de modo distinto ao corpo do texto e das citações de mais de 3 linhas. Sugere-se recuo de 2 cm.  

- Imagens: preto e branco e com qualidade de 300 dpi. Quadros e tabelas: entre quatro e cinco colunas e uma quantidade de linhas máxima de 35. Figuras, tabelas, quadros e esquemas devem ser nomeados e, conforme o caso, vir acompanhados rigorosamente das fontes, que devem ser mencionadas abaixo, alinhamento centralizado, Times New Roman tamanho 8: Figura 1 – Representação analítica dos textos x; Figura 2 – Capa da obra X, ed. X; Figura 3 – Foto de cena urbana; Fonte: Acervo pessoal do autor; Fonte: Adaptado de: Ribeiro, 2009, p. 10.  

- Referências (antecedidas pela expressão "Referências", em negrito, alinhada à esquerda): em espaçamento simples, alinhamento justificado, listar obras/materiais citados no decorrer do texto no final do corpo do texto, em ordem alfabética (no geral) e cronológica (no caso de um mesmo autor), com os títulos em negrito (e não os subtítulos), sem adentramentos.  

- Capítulos de livro: BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV). O problema das ideologias e filosofia da linguagem. In: ______. Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Traduzido por Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 8. ed. São Paulo: HUCITEC, 1997, p. 31-38.  

- Trabalhos publicados em anais de eventos ou similares: VARELLA, Gaetano Correa. Novas linguagens do Cotidiano. In: Congresso Ultramarino da Língua Portuguesa, 5, 2004, Florianópolis. Anais. Florianópolis: Sol e Mar, 2004, p. 123-38.  

- Artigos publicados em periódicos: ORLANDI, Eni Puccinelli. Exterioridade e ideologia. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas/SP, n. 30, p. 27-33, 1996. 

- Artigos de jornal: BRASIL, U. Borges admirava faroestes e a Lua. O Estado de S. Paulo, Caderno 2, São Paulo, p. D3, 31 out. 2009. 

- Monografias, dissertações e teses: PETRI, Verli. Imaginário sobre o gaúcho no discurso literário: da representação do mito em Contos Gauchescos, de João Simões Lopes Neto, à desmistificação em Porteira Fechada, de Cyro Martins. 332f. Tese (Doutorado em Letras). Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre-RS, 2004. SCHNEIDERS, Caroline Mallmann. Atravessamento de saberes sobre os estudos no/do Brasil dos anos 50. 115f. Dissertação (Mestrado em Letras). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS: UFSM, 2011.  

- Fontes eletrônicas: LACAN, Jacques. Seminario 5. Las formaciones del inconsciente. Clase 4 (27 nov. 1957). Traduzido por R. E. Rodriguez Ponte. {s.l}, Psikolibro, 2007. Disponível em: <http://www.4shared.com/file/16435439/40973c9e/Lacan_Jacques__Obras_Completas.html>. Acesso em: 20 de maio de 2007.  

- Entrevistas: MELLO, Evaldo Cabral de. O passado no presente. Veja, São Paulo, n. 1528, p. 9-11, 4 de setembro de 1998. Entrevista concedida a João Gabriel de Lima.  

- Filmes: CENTRAL do Brasil. Direção: Walter Salles Júnior. Produção: Martire de Clermont-Tonnerre e Arthur Cohn. Roteiro: Marcos Bernstein, João Emanuel Carneiro e Walter Salles Morales Júnior. Lê Studio Canal; Riofilme, 1998. 106min, colorido.  

- Pinturas, fotos, gravuras, desenhos: ALMEIDA JÚNIOR. Caipira picando fumo. 1893. Óleo sobre tela. São Paulo, Pinacoteca do Estado de São Paulo.  

- Discos considerados no todo: VELOSO, C. Caetanear. São Paulo: Polygram, 1989. CD.  

- Partes de discos (canções, peças): SIMONE. Jura Secreta. In: ______. Face a face. São Paulo: Emi-Odeon, 1977. CD.  

- Repetição de autor deve ser indicada por seis traços seguidos de ponto. ORLANDI, Eni P. Interpretação: Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996. ______. Análise de discurso: Princípios e procedimentos. 3. ed. Campinas, SP: Pontes, 1999.  

- Tradução deve ser indicada pela expressão “Traduzido por”. HAROCHE, Claudine. Fazer dizer, querer dizer. Traduzido por E. P. Orlandi. São Paulo: Hucitec, 1992. 

Tutorial para Submissão de Textos: o autor (no máximo, 3 autores) deve realizar o cadastro (Login/Senha) no site da revista, na seção "Submissões Online". Preencher corretamente o perfil e escolher a opção "AUTOR", observando os campos obrigatórios de preenchimento (os que estão acompanhados de asterisco). É importante "salvar" as informações registradas. Depois de ter realizado esses passos, em "Submissões Ativas" iniciar o processo de submissão por meio do link "Clique aqui para Iniciar o Processo de Submissão" e realizar os cinco passos básicos:  

1- Início: Iniciar o processo de submissão, concordando com as condições estabelecidas pela revista (marcar as caixas de seleção das condições e da declaração de direito autoral) e selecionando a seção artigos.

2- Inclusão de metadados: indicar os dados principais – nome, sobrenome (o sistema traduz como prenome e nome), e-mail, instituição, cidade, Estado e país, resumo da biografia, título e resumo – e os financiamentos de agências de fomento relacionados ao trabalho a ser publicado.

3- Transferência de originais: realizar a transferência do arquivo para o sistema.

4- Transferência de documentos suplementares: realizar a transferência de arquivos com informações suplementares que funcionam como um apêndice ou anexo ao texto principal - tais como instrumentos de pesquisa, conjuntos de dados e tabelas - e que seguem os padrões de ética de avaliação, além de fontes de informação normalmente não disponíveis para leitores, ou figuras e/ou tabelas que não podem ser integradas ao texto.

5- Confirmação: Concluir a submissão. 

Condições de Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. A autoria deve ser preferencialmente por parte de pesquisadores doutores, excepcionalmente em parceria com doutorandos. Trabalhos de mestrandos ou graduandos não serão aceitos.
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
 

Declaração de Direito Autoral

Ficam concedidos a Letras todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.