Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Letras?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

- Os textos podem ser escritos em português, francês, espanhol ou inglês. Para textos escritos em português, "Título", "Resumo" e "Palavras-Chave" devem constar em português e em inglês. Para textos escritos em francês, inglês ou espanhol, "Título", "Resumo" e "Palavras-Chave" devem constar na língua do artigo e em inglês, exceto aqueles em que o texto está em inglês.

- Admite-se até três autores por texto. Casos em que constarem mais de três autores serão avaliados pelo Comitê Avaliador.

- Indicar na seção "Comentários ao editor" a qual edição a contribuição se destina.

- Os dados de identificação do(s) autor(es) não deverão constar no artigo submetido a Letras, como condição necessária para a avaliação cega pelos pares. O(s) nome(s) do(s) autor(es), a filiação acadêmica e o endereço postal eletrônico deverão ser inseridos na seção "Submissões Online" – "Cadastro de Usuários".

- Cada artigo pode conter, no mínimo, 3 mil palavras e, no máximo, 8 (entre 10 e 18 páginas), incluindo tabelas, figuras, referências e anexos.

- Os arquivos de texto somente são recebidos no formato .doc ou .docx.

- O não cumprimento das normas de publicação implica imediatamente a não aceitação do artigo. 

NORMAS DE PUBLICAÇÃO

- Formatação geral: Papel A4; margens esquerda e superior 3 cm, direita e inferior 2 cm.  

- Título: Times New Roman 12, negrito, centralizado e em letras maiúsculas. Uma linha abaixo e com a mesma formatação, a versão do título em inglês.  

- Resumo (antecedido pela expressão "Resumo" em negrito, seguida de dois pontos): até 100 palavras, digitados em fonte Times New Roman 10 e em espaçamento simples, seguidas de três a cinco palavras-chave (antecedidas pela expressão "Palavras-chave" em negrito, seguida de dois pontos) separadas por ponto. Duas linhas abaixo e com a mesma formatação, a versão do resumo e das palavras-chave em outra língua.  

- Texto: duas linhas abaixo das palavras-chave, em fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, alinhamento justificado, adentramento de parágrafo 1,25 cm.

- Subtítulos das seções primárias e secundárias: negrito, alinhados à esquerda, com apenas as iniciais em maiúscula.  

- Notas de rodapé: usar notas de rodapé, e não notas de fim. Fonte Times New Roman, tamanho 10, justificado, espaço simples entre linhas. Recomenda-se, fortemente, a não utilização de notas de rodapé.  

- Citações diretas com mais de 3 linhas: em parágrafo distinto, alinhamento justificado e recuo à esquerda em 4 cm, espaçamento entre linhas simples, fonte Times New Roman tamanho 10, sem aspas ou itálicos. A autoria da citação deve ser indicada em letras maiúsculas entre parênteses: (SAUSSURE, 1916, p. 50).  

- Citações diretas com menos de três linhas: no corpo do texto, entre aspas. A autoria deve ser indicada como segue: Saussure (1916, p. 50) ou (SAUSSURE, 1916, p. 50).  

- Corpus: recomenda-se formatar as materialidade do corpus de modo distinto ao corpo do texto e das citações de mais de 3 linhas. Sugere-se recuo de 2 cm.  

- Imagens: preto e branco e com qualidade de 300 dpi. Quadros e tabelas: entre quatro e cinco colunas e uma quantidade de linhas máxima de 35. Figuras, tabelas, quadros e esquemas devem ser nomeados e, conforme o caso, vir acompanhados rigorosamente das fontes, que devem ser mencionadas abaixo, alinhamento centralizado, Times New Roman tamanho 8: Figura 1 – Representação analítica dos textos x; Figura 2 – Capa da obra X, ed. X; Figura 3 – Foto de cena urbana; Fonte: Acervo pessoal do autor; Fonte: Adaptado de: Ribeiro, 2009, p. 10.  

- Referências (antecedidas pela expressão "Referências", em negrito, alinhada à esquerda): em espaçamento simples, alinhamento justificado, listar obras/materiais citados no decorrer do texto no final do corpo do texto, em ordem alfabética (no geral) e cronológica (no caso de um mesmo autor), com os títulos em negrito (e não os subtítulos), sem adentramentos.

Exemplos de citações nas referências

- Capítulos de livro:

BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV). O problema das ideologias e filosofia da linguagem. In: ______. Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Traduzido por Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 8. ed. São Paulo: HUCITEC, 1997, p. 31-38.  

- Trabalhos publicados em anais de eventos ou similares:

VARELLA, Gaetano Correa. Novas linguagens do Cotidiano. In: Congresso Ultramarino da Língua Portuguesa, 5, 2004, Florianópolis. Anais. Florianópolis: Sol e Mar, 2004, p. 123-38.  

- Artigos publicados em periódicos:

ORLANDI, Eni Puccinelli. Exterioridade e ideologia. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas/SP, n. 30, p. 27-33, 1996. 

- Artigos de jornal:

BRASIL, U. Borges admirava faroestes e a Lua. O Estado de S. Paulo, Caderno 2, São Paulo, p. D3, 31 out. 2009. 

- Monografias, dissertações e teses:

PETRI, Verli. Imaginário sobre o gaúcho no discurso literário: da representação do mito em Contos Gauchescos, de João Simões Lopes Neto, à desmistificação em Porteira Fechada, de Cyro Martins. 332f. Tese (Doutorado em Letras). Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre-RS, 2004.

- Fontes eletrônicas:

LACAN, Jacques. Seminario 5. Las formaciones del inconsciente. Clase 4 (27 nov. 1957). Traduzido por R. E. Rodriguez Ponte. {s.l}, Psikolibro, 2007. Disponível em: <http://www.4shared.com/file/16435439/40973c9e/Lacan_Jacques__Obras_Completas.html>. Acesso em: 20 de maio de 2007.  

- Entrevistas:

MELLO, Evaldo Cabral de. O passado no presente. Veja, São Paulo, n. 1528, p. 9-11, 4 de setembro de 1998. Entrevista concedida a João Gabriel de Lima.  

- Filmes:

CENTRAL do Brasil. Direção: Walter Salles Júnior. Produção: Martire de Clermont-Tonnerre e Arthur Cohn. Roteiro: Marcos Bernstein, João Emanuel Carneiro e Walter Salles Morales Júnior. Lê Studio Canal; Riofilme, 1998. 106min, colorido.  

- Pinturas, fotos, gravuras, desenhos:

ALMEIDA JÚNIOR. Caipira picando fumo. 1893. Óleo sobre tela. São Paulo, Pinacoteca do Estado de São Paulo.  

- Discos considerados no todo:

VELOSO, C. Caetanear. São Paulo: Polygram, 1989. CD.  

- Partes de discos (canções, peças):

SIMONE. Jura Secreta. In: ______. Face a face. São Paulo: Emi-Odeon, 1977. CD.  

- Repetição de autor deve ser indicada por seis traços seguidos de ponto

ORLANDI, Eni P. Interpretação: Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

______. Análise de discurso: Princípios e procedimentos. 3. ed. Campinas, SP: Pontes, 1999.  

- Tradução deve ser indicada pela expressão “Traduzido por”:

HAROCHE, Claudine. Fazer dizer, querer dizer. Traduzido por E. P. Orlandi. São Paulo: Hucitec, 1992. 

Tutorial para Submissão de Textos: o autor (no máximo, 3 autores) deve realizar o cadastro (Login/Senha) no site da revista, na seção "Submissões Online". Preencher corretamente o perfil e escolher a opção "AUTOR", observando os campos obrigatórios de preenchimento (os que estão acompanhados de asterisco). É importante "salvar" as informações registradas. Depois de ter realizado esses passos, em "Submissões Ativas" iniciar o processo de submissão por meio do link "Clique aqui para Iniciar o Processo de Submissão" e realizar os cinco passos básicos:  

1- Início: Iniciar o processo de submissão, concordando com as condições estabelecidas pela revista (marcar as caixas de seleção das condições e da declaração de direito autoral) e selecionando a seção artigos.

2- Inclusão de metadados: indicar os dados principais – nome, sobrenome (o sistema traduz como prenome e nome), e-mail, instituição, cidade, Estado e país, resumo da biografia, título e resumo – e os financiamentos de agências de fomento relacionados ao trabalho a ser publicado.

3- Transferência de originais: realizar a transferência do arquivo para o sistema.

4- Transferência de documentos suplementares: realizar a transferência de arquivos com informações suplementares que funcionam como um apêndice ou anexo ao texto principal - tais como instrumentos de pesquisa, conjuntos de dados e tabelas - e que seguem os padrões de ética de avaliação, além de fontes de informação normalmente não disponíveis para leitores, ou figuras e/ou tabelas que não podem ser integradas ao texto.

5- Confirmação: Concluir a submissão. 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. Os textos submetidos ao periódico serão, preferencialmente, de pesquisadores doutores ou com reconhecimento na área, podendo ter coautoria com pós-graduandos e graduandos e escritos em português, francês, espanhol ou inglês. Os originais apresentados não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico.

  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto atende todas as normas de submissão da revista.
  5. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
 

Declaração de Direito Autoral

Ficam concedidos a Letras todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.