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  • NOVA PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE SUBMISSÃO PARA O DOSSIÊ 68 DA REVISTA LETRAS: 30/11/2023

    2023-08-03

    Letras 68 – Estudos Linguísticos – 2024 – Primeiro semestre

    Estudos da Tradução e Interpretação de Línguas de Sinais

    Os Estudos da Tradução e da Interpretação de Línguas de Sinais (ETILS) encontram-se em plena expansão em todo o mundo e, de modo destacado, no Brasil. A pluralidade de temáticas está amplamente disseminada em diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, contribuindo na consolidação desta recente área. Deste modo, este número da revista Letras abre chamada para trabalhos que versem sobre este campo disciplinar emergente. A edição visa, além de contemplar as formas prototípicas de tradução e interpretação, outras possibilidades que envolvam uma língua de sinais: à vista, para legendagem, para dublagem, diversos contextos profissionais de atuação, com auxílio de tecnologia etc. Nosso objetivo é que possamos compartilhar a diversidade de investigações que são feitas na área dos ETILS.

    Organizadoras:

    Maria Cristina Pires Pereira (UFRGS)

    Silvana Aguiar dos Santos (UFSC).

    Prazo de submissão: 30 de setembro de 2023.

     

    Sign Languages Translation and Interpretating Studies

    The Sign Languages Translation and Interpreting Studies are in full expansion all over the world and, in an outstanding way, in Brazil. The plurality of themes is widely disseminated in different theoretical and methodological perspectives, contributing to the consolidation of this new area. In this way, this issue of Revista Letras opens a call for works that deal with this emerging disciplinary field. The edition aims, in addition to contemplating the prototypical forms of translation and interpreting, other possibilities that involve a sign language: sight translation/interpreting, subtitling, dubbing, various professional contexts, technology-aided, etc. Our goal is to share the diversity of investigations that are carried out in the area of Sign Languages Translation and Interpreting Studies.

    Editorial team:
    Maria Cristina Pires Pereira (UFRGS) and Silvana Aguiar dos Santos (UFSC).

    Submission deadline: 30 September 2023.

     

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  • Chamada de Artigos para Edição Especial - 2023 - PRAZO PRORROGADO PARA 31 DE JULHO DE 2023

    2023-05-25

    O falante, o linguista e uma antropologia na linguagem: uma homenagem ao Professor Valdir do Nascimento Flores

    Este dossiê pretende reunir textos que dialogam diretamente com a produção científica do Professor Valdir do Nascimento Flores, principalmente com a concepção de antropologia da enunciação (esboçada em Flores, 2015; Flores, 2019) e de linguística como uma reflexão antropológica (Flores, 2019).  O falante, o linguista e uma antropologia na linguagem procura assim reunir artigos de pesquisadores que mantiveram interlocução e pesquisa com o professor, ao longo de sua carreira universitária, especialmente com sua produção sobre uma “antropologia implícita, à qual se tem acesso através da experiência que o falante tem de sua condição, o que chamo de Homo loquens.” (Flores, 2019, p. 33). Em seu livro Problemas gerais de linguística,  o autor situa o estudo da linguística como reflexão antropológica a partir de problemas, quais sejam: “a) as relações entre pensamento e linguagem e mente e cérebro, entre outras; b) as diferenças entre homens e animais, viés por onde é introduzida a discussão acerca das diferenças entre linguagem humana e “linguagem” animal; c) as diferenças e semelhanças das línguas do mundo, perspectiva que dá lugar a indagações em torno do eixo aspectos universais versus aspectos particulares; d) as propriedades inatas em contraposição àquelas adquiridas, ponto de vista pelo qual antigas querelas são recolocadas (natureza versus cultura, filogênese versus ontogênese etc.)” (2019, p. 45). Além desses problemas, o professor, no capítulo final de sua obra, acrescenta três outros problemas, a saber, o problema do signo linguístico, o problema da língua e os demais sistemas semiológicos e o problema das relações entre forma e sentido. Assim aberto o leque de problemas epistemológicos, conceituais e heurísticos, esperamos artigos de cunho teórico ou de cunho teórico-analítico sobre uma reflexão antropológica que sirva para produzir uma “outra” linguística, nas palavras de Flores (2019, p. 33). Enfatizamos, por fim, as contribuições do referido autor para a crescente produção acadêmica dos estudos da enunciação no Brasil.

    São aceitos artigos de doutores na área de Estudos da Linguagem, com percursos de estudos em diversas áreas do conhecimento (Filosofia, Psicologia, Sociologia, Antropologia, Artes, História, Fonoaudiologia, Literatura, entre outras).

    Organizadoras

    Márcia Elisa Vanzin Boabaid (UFSM)

    Silvana Silva (UFRGS)

    Data FINAL de submissão: 31 de julho de 2023.

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  • ESTUDOS SOBRE SHAKESPEARE - PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE SUBMISSÃO PARA O DOSSIÊ 67 DA REVISTA LETRAS

    2023-01-20

    Letras 67 – Estudos Literários – 2023 – Segundo Semestre

    Título: Estudos sobre Shakespeare (Série Medievo & Modernidade)

    Ementa: Ao longo dos anos a crítica sobre a obra de Shakespeare se estabeleceu como um campo de estudos próprio. Semelhante a uma literatura nacional, existem eventos e séries de livros amplamente especializados na produção shakespeareana. Situado entre os pontos de encontro entre áreas de estudo como o teatro, a dramaturgia, a literatura inglesa, estudos de tradução e de adaptação, as peças e poemas são constantemente revisitadas. A diversidade de assuntos reúne uma grande variedade de interesses e de pesquisas desenvolvidas ao redor do mundo. No cenário brasileiro, o evento acadêmico Jornada Shakespeare se tornou um componente fundamental para o encontro de pesquisadores brasileiros e convidados do exterior. Além disso, o grande volume de referências à obra, estudos especializados e novas traduções atestam a permanência de Shakespeare no ambiente cultural brasileiro. Com amplitude analítica e presença constante no meio acadêmico, os estudos sobre a vasta obra dramático-poética extensa de Shakespeare continuam sendo um terreno fértil para novas metodologias de pesquisa, além de constantes revisitações. Neste dossiê da Revista Letras (UFSM), previsto para o 2º semestre de 2023, convidamos pesquisadores a submeter textos que versem sobre as diferentes facetas da obra shakespeareana ou do início da Modernidade, com ou sem relação com edições da Jornada Shakespeare.

    Prazo de submissão:

    31 de março de 2023.


    Organizadores:

    Lawrence Flores Pereira (UFSM)

    Régis Augustus Bars Closel (UFSM)

    John Milton (USP)

     

    Diretrizes de submissão

    Conferir o link da Revista Letras

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  • PRORROGAÇÃO DA CHAMADA PARA O NÚMERO 65 DA REVISTA LETRAS (UFSM)

    2022-07-02

    Contando com organização dos professores Marcus De Martini (UFSM) e Leni Ribeiro Leite (University of Kentucky), o número 65 da Revista Letras, dedicado aos Estudos Literários e intitulado Poéticas e Retóricas dos séculos XVI a XVIII, teve seu prazo para submissão prorrogado para 30 de julho de 2022. Segue abaixo, novamente, a ementa:
    Letras 65 – Estudos Literários – 2022 – Segundo Semestre
    Título: Poéticas e Retóricas dos séculos XVI a XVIII
    Ementa: Apesar de os estudos retóricos e poéticos virem, aos poucos, ocupando maior espaço na academia, tanto no exterior, como também no Brasil, o número de publicações, seja de livros, seja de dossiês temáticos em periódicos acadêmicos, a respeito deste tema ainda é pequeno, sobretudo em face do volume de publicações relativas à área de estudos literários como um todo. Por isso, dedicamos este número da Revista Letras (PPGL/UFSM) às poéticas e retóricas dos séculos XVI a XVIII. Esperamos, assim, trabalhos que proponham, como afirma o crítico literário brasileiro João Adolfo Hansen, uma reconstrução “arqueológica” das práticas letradas compreendidas entre os séculos XVI e XVIII, com enfoque em questões retórico-poéticas a elas pertinentes. Temos por objetivo reunir artigos que versem sobre os gêneros praticados, as preceptivas e a tratadística, bem como proponham a aplicação desses princípios a obras em particular, ou ainda promovam análises comparativas entre obras do período em questão com outras anteriores ou posteriores a ele, de modo a oferecer um panorama dos estudos das letras do período que, afastando-se de princípios forjados pelos séculos XIX e XX, busquem analisar as letras dos séculos XVI a XVIII a partir de uma perspectiva em que retórica e poética são inseparáveis.

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  • Chamada de Artigos para Edições Especiais

    2022-03-30

    Edição Especial 2022

    30 ANOS DE PESQUISAS EM COMPUTER ASSISTED LANGUAGE LEARNING (CALL) NO BRASIL

    Em 1992, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a professora Maximina M. Freire defendeu a primeira dissertação de mestrado em CALL no Brasil. Tal sigla, já consagrada na literatura da área, é referente à Computer Assisted Language Learning, forma como se convencionou designar o campo de ensino de línguas mediado por computador e por tecnologias em geral. Reis (2010) e Paiva (2019) interpretam tal trabalho (FREIRE, 1992) como um dos marcos históricos de inauguração de uma comunidade científica de CALL, que é possivelmente a área mais transdisciplinar de uma área essencialmente transdisciplinar: a Linguística Aplicada (LA).

    Assim, em 2022, celebramos três décadas de estudos em CALL no país. Nesses trinta anos, acompanhando uma tendência global, a comunidade brasileira de CALL se expandiu e consolidou, conforme apontam publicações variadas que historiaram as fases e as tendências teóricas, metodológicas e temáticas da área (REIS, 2010; MARTINS; MOREIRA, 2012; PAIVA, 2019; COSTA et al., 2020). Tais trabalhos não se limitam ao registro do passado e do presente de CALL, mas vão além, na medida em que contribuem para pensar o futuro da educação linguística mediada por tecnologias.

    Tendo em vista as considerações prévias, e sopesando a importância das tecnologias digitais contemporâneas no horizonte do ensino pós-pandemia que se anuncia, propomos este número especial da Revista Letras, que busca reunir trabalhos sobre, dentre outras, as seguintes temáticas: (1) Ensino de línguas mediado por computador e por tecnologias digitais; (2) Tecnologias na educação linguística atual; (3) Interações e aprendizagem de línguas na Educação a Distância; (4) Letramentos digitais de docentes e aprendizes de línguas; e (5) Tendências históricas e contemporâneas de CALL no Brasil. São aceitos artigos escritos em português, em espanhol e em inglês, desde que abordem questões relativas ao escopo do dossiê. Os textos devem seguir as normas da revista. Essa edição também aceita resenhas e entrevistas que tratem dos temas previamente apontados.

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  • Chamada de Artigos (Literatura) - Revista Letras 2023

    2022-03-15

    Letras 67 – Estudos Literários – 2023 – Segundo Semestre

    Título: Estudos sobre Shakespeare (Série Medievo & Modernidade)

    Ementa: Ao longo dos anos a crítica sobre a obra de Shakespeare se estabeleceu como um campo de estudos próprio. Semelhante a uma literatura nacional, existem eventos e séries de livros amplamente especializados na produção shakespeareana. Situado entre os pontos de encontro entre áreas de estudo como o teatro, a dramaturgia, a literatura inglesa, estudos de tradução e de adaptação, as peças e poemas são constantemente revisitadas. A diversidade de assuntos reúne uma grande variedade de interesses e de pesquisas desenvolvidas ao redor do mundo. No cenário brasileiro, o evento acadêmico Jornada Shakespeare se tornou um componente fundamental para o encontro de pesquisadores brasileiros e convidados do exterior. Além disso, o grande volume de referências à obra, estudos especializados e novas traduções atestam a permanência de Shakespeare no ambiente cultural brasileiro. Com amplitude analítica e presença constante no meio acadêmico, os estudos sobre a vasta obra dramático-poética extensa de Shakespeare continuam sendo um terreno fértil para novas metodologias de pesquisa, além de constantes revisitações. Neste dossiê da Revista Letras (UFSM), previsto para o 2º semestre de 2023, convidamos pesquisadores a submeter textos que versem sobre as diferentes facetas da obra shakespeareana ou do início da Modernidade, com ou sem relação com edições da Jornada Shakespeare.

    Prazo de submissão:

    20 de dezembro de 2022.


    Organizadores:

    Lawrence Flores Pereira (UFSM)

    Régis Augustus Bars Closel (UFSM)

    John Milton (USP)

     

    Diretrizes de submissão

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