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  • LETRAS 71 (2025.2) CHAMADA DE TRABALHOS - Dossiê Henry James

    2024-01-30

    Resumo: As obras de Henry James (1843-1916), escritor estadunidense naturalizado britânico, são conhecidas por explorar as questões morais, culturais e sociais de sua época. James foi também um grande crítico literário e cultural afeito a examinar a relação entre a arte e a moralidade, os estratos sociais e o estatuto do romance nos séculos XIX e XX. Sua ficção é marcada pelo enfoque na mente, explorando as nuances, as ambiguidades e as contradições vividas pelas personagens. Esse enfoque ocorreu de tal maneira que Ezra Pound descreve a literatura jamesiana como dedicada às atmosferas sutilmente graduadas e aos timbres e tonalidades da realidade subjetiva. James não se contentou em retratar dicotomias simplificadas, mas elaborou as vivências das personagens de forma complexa e inseparável da estrutura narrativa. Para atingir tais ambições estéticas, o autor desenvolveu uma escrita extravagante, inovando em técnicas literárias. Seu estilo faz uso de uma gramática peculiar e de focalizadores, ou centros de consciência, para explorar a fluidez da mente e registrar a vida interior. No Brasil, suas obras têm despertado o interesse crescente da comunidade acadêmica e da crítica literária: em 2020, foi criado o grupo de pesquisa “Núcleo de Estudos Henry James” (CNPq), na Universidade Federal de Jataí (Goiás), e, em 2021 e 2023, ocorreu o evento online “Jornada de Estudos sobre Henry James”. Certamente, este momento é um marco para os estudos literários de língua inglesa no Brasil, visto que a obra de James é estudada no contexto acadêmico estrangeiro há décadas. Diante disso, este dossiê quer dar ensejo aos novos estudos sobre a obra jamesiana e, por isso, convidamos pesquisadores a submeter textos que buscam ampliar o entendimento sobre a ficção e a não ficção do autor, com ou sem relação com as jornadas.

     

    Organizadores:

    Natasha Vicente da Silveira Costa

    Larissa Garay Neves

    Lawrence Flores Pereira

     

    Prazo para envio: 30/10/2024

     

    The works of Henry James (1843-1916), an American writer who later became a British citizen, are known for exploring the moral, cultural, and social issues of his time. James was also a prominent literary and cultural critic, examining the relationship between art and morality, social strata, and the status of the novel in the 19th and 20th centuries. His fiction is distinguished by a focus on the mind, delving into the nuances, ambiguities, and contradictions experienced by the characters. Ezra Pound described Jamesian literature as dedicated to subtly graded atmospheres and the timbres and tones of subjective reality. James did not settle for simplistic dichotomies, but intricately developed the characters’ experiences, weaving them into the narrative structure. To achieve these aesthetic ambitions, the author developed an extravagant writing style, innovating in literary techniques. His style employs a peculiar grammar and focalizers, or centers of consciousness, to explore the fluidity of the mind and capture the inner life. In Brazil, his works have sparked growing interest in the academic community and literary criticism. In 2020, the research group “Núcleo de Estudos Henry James” (CNPq) was established at the Federal University of Jataí (Goiás), and in 2021 and 2023, the online event “Jornada de Estudos sobre Henry James” took place. Certainly, this moment is a milestone for English language literature studies in Brazil, considering James’s work has been studied in foreign academic contexts for decades. With this in mind, this special issue aims to encourage new studies on James’s work, and we invite researchers to submit texts that seek to expand understanding of the author’s fiction and nonfiction, whether or not they are related to the mentioned academic events.

     

    Editors:

    Natasha Vicente da Silveira Costa

    Larissa Garay Neves

    Lawrence Flores Pereira

     

    Deadline: 30/10/2024

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  • LETRAS Especial (2025) CHAMADA DE TRABALHOS - Testes & Exames

    2024-01-30

    Linguística Aplicada à análise de testes e exames

    RESUMO: Instrumentos de testagem são recorrentemente usados para medição do desempenho ou das habilidades de uma pessoa em situações independentes do ensino e com alto distanciamento social entre examinador e examinado (com base em Wiggings, 1994; Marchezan, 2005; Marcuzzo; Radünz, 2019). Testes e exames podem prestar um serviço valioso à sociedade ao fornecer informações que auxiliem decisores
    a alocar recursos com base no mérito e não em vínculo pessoal ou preferência (Bachman; Purpura, 2008). Esses instrumentos também envolvem poder, uma vez que regulam o acesso a bens simbólicos e materiais ao sustentarem decisões sobre seleção, certificação, classificação, monitoramento, concessão de bolsas ou de cidadania, promoção ou retenção de pessoas em programas educacionais ou profissionais. Por esses motivos, investigar o processo de concepção, elaboração e aplicação de testes, e analisar os instrumentos de testagem, identificando e discutindo sua configuração, avaliando sua validade e confiabilidade, ou seja, em que medida o teste mede a habilidade a que se propõe para a finalidade que se propõe é de extrema
    importância. Com esse pano de fundo, este dossiê temático está aberto para receber artigos que: (I) analisem, na perspectiva da Linguística Aplicada, os processos de elaboração e/ou a aplicação de testes e exames de línguas, tais como, Testes de Suficiência e/ou Proficiência para a Pós-Graduação, Test of English as a Foreign Language (TOEFL), Diploma de Español como Lengua Extranjera (DELE), Certificado de Español: Lengua y Uso (CELU), Exame Celpe-Bras, Goethe-Zertifikat, Diplôme d'Études en Langue Française (DELF); (II) investiguem questões linguísticas e/ou discursivas subjacentes à elaboração ou à aplicação de testagens de variados campos ou áreas, tais como provas de concursos, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e vestibulares institucionais; (III)
    explorem a configuração, o histórico e as tecnologias de testagem em línguas desenvolvidas por comissões institucionais. Além de artigos, também são aceitas resenhas e entrevistas sobre a temática.

    BACHMAN, L. F.; PURPURA, J. E. Language Assessments: Gate-Keepers or Door-Openers? The handbook of educational linguistics, p. 456-469, 2008.
    MARCHEZAN, M. T. N. Perfil de provas elaboradas por professores de inglês na escola pública fundamental. 2005. 163 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2005.
    MARCUZZO, P.; RADUNZ, A. P. Análise Crítica de Gênero: uma análise de um teste de proficiência em inglês como língua estrangeira. Fórum Linguístico, v. 16, p. 3642-3654, 2019.

    WIGGINGS, G. P. Introduction: assessment and the morality of testing. In: WIGGINGS, G. P. Assessing student performance: exploring the purpose and limits of testing. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1993.

    Organizadores:
    - Dra. Roséli Gonçalves do Nascimento (DLEM-UFSM)
    - Dra. Vanessa Ribas Fialho (PPGTER-UFSM)
    - Dr. Alan Ricardo Costa (PPGL-UFRR)

    Prazo para o envio: 30/08/2024

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  • LETRAS 70 (2025.1) CHAMADA DE TRABALHOS - Literatura, Memória e Discurso

    2024-01-22

    "Literatura, Memória e Discurso"

     

    Resumo: Em S/Z, Barthes (1999 [1970], p. 13) aponta que “Interpretar um texto não é dar-lhe um sentido (mais ou menos fundamentado, mais ou menos livre), é, pelo contrário, apreciar o plural de que ele é feito.”. Assim, em uma concepção múltipla e dialógica, o texto se torna “uma galáxia de significantes e não uma estrutura de significados, […] tendo por medida o infinito da linguagem.”, o que reforça a noção de Kristeva (2012 [1969]) de que o texto é um mosaico de citações. Paralelamente, para Pêcheux (1999 [1983], p. 56), a memória é um “espaço móvel de disjunção, de deslocamentos e de retomadas, de conflitos de regularização… Um espaço de desdobramentos, réplicas, polêmicas e contra-discursos”. Nessa perspectiva, e tendo em vista uma concepção discursiva dos textos literários, o presente dossiê está aberto para receber artigos que explorem as complexas relações que se estabelecem entre o campo literário, a memória e o discurso. Destacamos quais tópicos de interesse incluem-se neste dossiê, embora não se limitem a eles: Memória e esquecimento em diferentes gêneros literários; Análise de Discurso e/em textos literários; O papel do discurso literário na formação da memória coletiva; A representação da memória histórica na literatura; A influência da cultura digital na memória literária; Relações entre memória, identidade e literatura; Estudos de gênero e memória na literatura; Literatura e memória traumática.

     

    Organizadores:

    Andrea do Roccio Souto (UFSM)

    Edgar Roberto Kirchof (ULBRA)

    Taís da Silva Martins (UFSM)  

     

    Prazo para envio: 30/08/2024

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  • LETRAS 69 (2024.2) CHAMADA DE TRABALHOS - A Contemporaneidade Filosófica de Fernando Pessoa.

    2024-01-22

    REVISTA LETRAS, vol. 69, 2024.2 - Literatura

    PORTUGUÊS
    Dossiê: A Contemporaneidade Filosófica de Fernando Pessoa.
    Alain Badiou, no seu Petit Manuel d’Inesthétique (2005), afirma que a filosofia contemporânea não é
    digna de Fernando Pessoa. Para Badiou, a superioridade da obra poética de Pessoa reside na sua
    capacidade de superar a dicotomia platonismo-antiplatonismo que continua a assombrar a filosofia
    ocidental. O próprio Pessoa atribui a possibilidade de transcender esta – ou qualquer outra – dicotomia à
    sua aproximação à filosofia hegeliana. Embora amplamente difundida, nas diversas interpretações dos
    principais exegetas, a dimensão filosófica da poética pessoana permanece, todavia, intrigante. Portanto, o
    desafio de Badiou: devemos nos tornar contemporâneos de Fernando Pessoa. Como? E o que significa
    realmente essa contemporaneidade? Diante do desafio, e das questões expostas, este dossiê pretende
    reunir textos que dialogam diretamente com questões filosóficas na obra de Fernando Pessoa. Os artigos
    poderão trazer reflexões centradas em temas recorrentes como, por exemplo: ser, nada, tédio, angústia,
    existência, vazio, paganismo, panteísmo, transcendentalismo, mitologia, morte, vida, alteridade, política,
    formas de governo, tecnologia. Tendo em vista a problemática e os temas, convidamos pesquisadores a
    submeter textos que versem sobre as diferentes facetas filosóficas da obra do poeta, a partir da perspectiva
    em que filosofia e poesia são, em Fernando Pessoa, inseparáveis.


    Organizadores:
    Maria Celeste Natário (U.PORTO, Portugal)
    Wanderley Dias da Silva (U.PORTO, Portugal)

     

    Prazo para envio: 30/06/2024

     

    ESPAÑOL

    Dosier: La contemporaneidad filosófica de Fernando Pessoa.

    Alain Badiou, en su Petit Manuel d’Inesthétique (2005), afirma que la filosofía contemporánea no es
    digna de Fernando Pessoa. Para Badiou, la superioridad de la obra poética de Pessoa radica en su
    capacidad para superar la dicotomía platonismo-antiplatonismo que sigue acosando a la filosofía
    occidental. El propio Pessoa atribuye la posibilidad de trascender esta – o cualquier otra – dicotomía a su
    aproximación a la filosofía hegeliana. Aunque ampliamente difundida, en las diferentes interpretaciones
    de los principales exégetas, la dimensión filosófica de la poética de Pessoa sigue siendo, sin embargo,
    intrigante. De ahí el desafío de Badiou: debemos convertirnos en contemporáneos de Fernando Pessoa.
    ¿Como? ¿Y qué significa realmente esta contemporaneidad? Frente al desafío, y a las cuestiones
    expuestas, este dossier pretende reunir textos que dialoguen directamente con cuestiones filosóficas en la

    obra de Fernando Pessoa. Los artículos deben traer reflexiones centradas en temas recurrentes en la
    poética de Pessoa: ser, nada, tedio, angustia, existencia, vacío, paganismo, panteísmo, trascendentalismo,
    mitología, muerte, vida, alteridad, política, formas de gobierno, tecnología, entre otros. Teniendo en
    cuenta las cuestiones y temas, invitamos a los investigadores a presentar textos que aborden las diferentes
    facetas filosóficas de la obra del poeta, desde la perspectiva en que filosofía y poesía son, en Fernando
    Pessoa, inseparables.

    Organizadores:

    María Celeste Natário (U.PORTO, Portugal)

    Wanderley Dias da Silva (U.PORTO, Portugal)

     

    Prazo para envio: 30/06/2024

     

     

     

    ENGLISH

    Dossier: Fernando Pessoa’s Philosophical contemporaneity.

    Alain Badiou, in his Petit Manuel d’Inesthétique (2005), states that contemporary philosophy is not yet
    worthy of Fernando Pessoa. For Badiou, the superiority of Pessoa's poetry lies in its ability to overcome
    the Platonism-anti-Platonism dichotomy that continues to haunt Western philosophy. Pessoa himself
    attributes the possibility of transcending this – or any other – dichotomy to his approach to Hegel.
    Although widely disseminated, through the works of Pessoa’s main exegetes, the philosophical dimension
    of his poetry remains, however, puzzling. Hence Badiou's challenge: we must become contemporaries of
    Fernando Pessoa. How? And what does this contemporaneity really mean? Faced with the challenge, and
    the questions it triggers, this dossier intends to bring together texts dedicated to taking Pessoa’s
    philosophical considerations seriously. The articles should reflect on the various recurring philosophical
    themes in Pessoa's poetics: being, nothingness, boredom, anguish, existence, emptiness, paganism,
    pantheism, transcendentalism, mythology, death, life, alterity, nihilism, politics, forms of government,
    technology – are just some examples. Thus, considering the issues and themes, we invite researchers to
    submit texts that deal with the different philosophical facets of Pessoa’s poetry, from the perspective that,
    for Fernando Pessoa, philosophy and poetry are, somewhat, inseparable.

    Organizers:

    Maria Celeste Natário (U.PORTO, Portugal)

    Wanderley Dias da Silva (U.PORTO, Portugal)

     

    Deadline for submissions: 30/06/2024

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  • NOVA PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE SUBMISSÃO PARA O DOSSIÊ 68 DA REVISTA LETRAS: 30/11/2023

    2023-08-03

    Letras 68 – Estudos Linguísticos – 2024 – Primeiro semestre

    Estudos da Tradução e Interpretação de Línguas de Sinais

    Os Estudos da Tradução e da Interpretação de Línguas de Sinais (ETILS) encontram-se em plena expansão em todo o mundo e, de modo destacado, no Brasil. A pluralidade de temáticas está amplamente disseminada em diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, contribuindo na consolidação desta recente área. Deste modo, este número da revista Letras abre chamada para trabalhos que versem sobre este campo disciplinar emergente. A edição visa, além de contemplar as formas prototípicas de tradução e interpretação, outras possibilidades que envolvam uma língua de sinais: à vista, para legendagem, para dublagem, diversos contextos profissionais de atuação, com auxílio de tecnologia etc. Nosso objetivo é que possamos compartilhar a diversidade de investigações que são feitas na área dos ETILS.

    Organizadoras:

    Maria Cristina Pires Pereira (UFRGS)

    Silvana Aguiar dos Santos (UFSC).

    Prazo de submissão: 30 de setembro de 2023.

     

    Sign Languages Translation and Interpretating Studies

    The Sign Languages Translation and Interpreting Studies are in full expansion all over the world and, in an outstanding way, in Brazil. The plurality of themes is widely disseminated in different theoretical and methodological perspectives, contributing to the consolidation of this new area. In this way, this issue of Revista Letras opens a call for works that deal with this emerging disciplinary field. The edition aims, in addition to contemplating the prototypical forms of translation and interpreting, other possibilities that involve a sign language: sight translation/interpreting, subtitling, dubbing, various professional contexts, technology-aided, etc. Our goal is to share the diversity of investigations that are carried out in the area of Sign Languages Translation and Interpreting Studies.

    Editorial team:
    Maria Cristina Pires Pereira (UFRGS) and Silvana Aguiar dos Santos (UFSC).

    Submission deadline: 30 September 2023.

     

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  • Chamada de Artigos para Edição Especial - 2023 - PRAZO PRORROGADO PARA 31 DE JULHO DE 2023

    2023-05-25

    O falante, o linguista e uma antropologia na linguagem: uma homenagem ao Professor Valdir do Nascimento Flores

    Este dossiê pretende reunir textos que dialogam diretamente com a produção científica do Professor Valdir do Nascimento Flores, principalmente com a concepção de antropologia da enunciação (esboçada em Flores, 2015; Flores, 2019) e de linguística como uma reflexão antropológica (Flores, 2019).  O falante, o linguista e uma antropologia na linguagem procura assim reunir artigos de pesquisadores que mantiveram interlocução e pesquisa com o professor, ao longo de sua carreira universitária, especialmente com sua produção sobre uma “antropologia implícita, à qual se tem acesso através da experiência que o falante tem de sua condição, o que chamo de Homo loquens.” (Flores, 2019, p. 33). Em seu livro Problemas gerais de linguística,  o autor situa o estudo da linguística como reflexão antropológica a partir de problemas, quais sejam: “a) as relações entre pensamento e linguagem e mente e cérebro, entre outras; b) as diferenças entre homens e animais, viés por onde é introduzida a discussão acerca das diferenças entre linguagem humana e “linguagem” animal; c) as diferenças e semelhanças das línguas do mundo, perspectiva que dá lugar a indagações em torno do eixo aspectos universais versus aspectos particulares; d) as propriedades inatas em contraposição àquelas adquiridas, ponto de vista pelo qual antigas querelas são recolocadas (natureza versus cultura, filogênese versus ontogênese etc.)” (2019, p. 45). Além desses problemas, o professor, no capítulo final de sua obra, acrescenta três outros problemas, a saber, o problema do signo linguístico, o problema da língua e os demais sistemas semiológicos e o problema das relações entre forma e sentido. Assim aberto o leque de problemas epistemológicos, conceituais e heurísticos, esperamos artigos de cunho teórico ou de cunho teórico-analítico sobre uma reflexão antropológica que sirva para produzir uma “outra” linguística, nas palavras de Flores (2019, p. 33). Enfatizamos, por fim, as contribuições do referido autor para a crescente produção acadêmica dos estudos da enunciação no Brasil.

    São aceitos artigos de doutores na área de Estudos da Linguagem, com percursos de estudos em diversas áreas do conhecimento (Filosofia, Psicologia, Sociologia, Antropologia, Artes, História, Fonoaudiologia, Literatura, entre outras).

    Organizadoras

    Márcia Elisa Vanzin Boabaid (UFSM)

    Silvana Silva (UFRGS)

    Data FINAL de submissão: 31 de julho de 2023.

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  • ESTUDOS SOBRE SHAKESPEARE - PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE SUBMISSÃO PARA O DOSSIÊ 67 DA REVISTA LETRAS

    2023-01-20

    Letras 67 – Estudos Literários – 2023 – Segundo Semestre

    Título: Estudos sobre Shakespeare (Série Medievo & Modernidade)

    Ementa: Ao longo dos anos a crítica sobre a obra de Shakespeare se estabeleceu como um campo de estudos próprio. Semelhante a uma literatura nacional, existem eventos e séries de livros amplamente especializados na produção shakespeareana. Situado entre os pontos de encontro entre áreas de estudo como o teatro, a dramaturgia, a literatura inglesa, estudos de tradução e de adaptação, as peças e poemas são constantemente revisitadas. A diversidade de assuntos reúne uma grande variedade de interesses e de pesquisas desenvolvidas ao redor do mundo. No cenário brasileiro, o evento acadêmico Jornada Shakespeare se tornou um componente fundamental para o encontro de pesquisadores brasileiros e convidados do exterior. Além disso, o grande volume de referências à obra, estudos especializados e novas traduções atestam a permanência de Shakespeare no ambiente cultural brasileiro. Com amplitude analítica e presença constante no meio acadêmico, os estudos sobre a vasta obra dramático-poética extensa de Shakespeare continuam sendo um terreno fértil para novas metodologias de pesquisa, além de constantes revisitações. Neste dossiê da Revista Letras (UFSM), previsto para o 2º semestre de 2023, convidamos pesquisadores a submeter textos que versem sobre as diferentes facetas da obra shakespeareana ou do início da Modernidade, com ou sem relação com edições da Jornada Shakespeare.

    Prazo de submissão:

    31 de março de 2023.


    Organizadores:

    Lawrence Flores Pereira (UFSM)

    Régis Augustus Bars Closel (UFSM)

    John Milton (USP)

     

    Diretrizes de submissão

    Conferir o link da Revista Letras

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  • PRORROGAÇÃO DA CHAMADA PARA O NÚMERO 65 DA REVISTA LETRAS (UFSM)

    2022-07-02

    Contando com organização dos professores Marcus De Martini (UFSM) e Leni Ribeiro Leite (University of Kentucky), o número 65 da Revista Letras, dedicado aos Estudos Literários e intitulado Poéticas e Retóricas dos séculos XVI a XVIII, teve seu prazo para submissão prorrogado para 30 de julho de 2022. Segue abaixo, novamente, a ementa:
    Letras 65 – Estudos Literários – 2022 – Segundo Semestre
    Título: Poéticas e Retóricas dos séculos XVI a XVIII
    Ementa: Apesar de os estudos retóricos e poéticos virem, aos poucos, ocupando maior espaço na academia, tanto no exterior, como também no Brasil, o número de publicações, seja de livros, seja de dossiês temáticos em periódicos acadêmicos, a respeito deste tema ainda é pequeno, sobretudo em face do volume de publicações relativas à área de estudos literários como um todo. Por isso, dedicamos este número da Revista Letras (PPGL/UFSM) às poéticas e retóricas dos séculos XVI a XVIII. Esperamos, assim, trabalhos que proponham, como afirma o crítico literário brasileiro João Adolfo Hansen, uma reconstrução “arqueológica” das práticas letradas compreendidas entre os séculos XVI e XVIII, com enfoque em questões retórico-poéticas a elas pertinentes. Temos por objetivo reunir artigos que versem sobre os gêneros praticados, as preceptivas e a tratadística, bem como proponham a aplicação desses princípios a obras em particular, ou ainda promovam análises comparativas entre obras do período em questão com outras anteriores ou posteriores a ele, de modo a oferecer um panorama dos estudos das letras do período que, afastando-se de princípios forjados pelos séculos XIX e XX, busquem analisar as letras dos séculos XVI a XVIII a partir de uma perspectiva em que retórica e poética são inseparáveis.

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  • Chamada de Artigos para Edições Especiais

    2022-03-30

    Edição Especial 2022

    30 ANOS DE PESQUISAS EM COMPUTER ASSISTED LANGUAGE LEARNING (CALL) NO BRASIL

    Em 1992, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a professora Maximina M. Freire defendeu a primeira dissertação de mestrado em CALL no Brasil. Tal sigla, já consagrada na literatura da área, é referente à Computer Assisted Language Learning, forma como se convencionou designar o campo de ensino de línguas mediado por computador e por tecnologias em geral. Reis (2010) e Paiva (2019) interpretam tal trabalho (FREIRE, 1992) como um dos marcos históricos de inauguração de uma comunidade científica de CALL, que é possivelmente a área mais transdisciplinar de uma área essencialmente transdisciplinar: a Linguística Aplicada (LA).

    Assim, em 2022, celebramos três décadas de estudos em CALL no país. Nesses trinta anos, acompanhando uma tendência global, a comunidade brasileira de CALL se expandiu e consolidou, conforme apontam publicações variadas que historiaram as fases e as tendências teóricas, metodológicas e temáticas da área (REIS, 2010; MARTINS; MOREIRA, 2012; PAIVA, 2019; COSTA et al., 2020). Tais trabalhos não se limitam ao registro do passado e do presente de CALL, mas vão além, na medida em que contribuem para pensar o futuro da educação linguística mediada por tecnologias.

    Tendo em vista as considerações prévias, e sopesando a importância das tecnologias digitais contemporâneas no horizonte do ensino pós-pandemia que se anuncia, propomos este número especial da Revista Letras, que busca reunir trabalhos sobre, dentre outras, as seguintes temáticas: (1) Ensino de línguas mediado por computador e por tecnologias digitais; (2) Tecnologias na educação linguística atual; (3) Interações e aprendizagem de línguas na Educação a Distância; (4) Letramentos digitais de docentes e aprendizes de línguas; e (5) Tendências históricas e contemporâneas de CALL no Brasil. São aceitos artigos escritos em português, em espanhol e em inglês, desde que abordem questões relativas ao escopo do dossiê. Os textos devem seguir as normas da revista. Essa edição também aceita resenhas e entrevistas que tratem dos temas previamente apontados.

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  • Chamada de Artigos (Literatura) - Revista Letras 2023

    2022-03-15

    Letras 67 – Estudos Literários – 2023 – Segundo Semestre

    Título: Estudos sobre Shakespeare (Série Medievo & Modernidade)

    Ementa: Ao longo dos anos a crítica sobre a obra de Shakespeare se estabeleceu como um campo de estudos próprio. Semelhante a uma literatura nacional, existem eventos e séries de livros amplamente especializados na produção shakespeareana. Situado entre os pontos de encontro entre áreas de estudo como o teatro, a dramaturgia, a literatura inglesa, estudos de tradução e de adaptação, as peças e poemas são constantemente revisitadas. A diversidade de assuntos reúne uma grande variedade de interesses e de pesquisas desenvolvidas ao redor do mundo. No cenário brasileiro, o evento acadêmico Jornada Shakespeare se tornou um componente fundamental para o encontro de pesquisadores brasileiros e convidados do exterior. Além disso, o grande volume de referências à obra, estudos especializados e novas traduções atestam a permanência de Shakespeare no ambiente cultural brasileiro. Com amplitude analítica e presença constante no meio acadêmico, os estudos sobre a vasta obra dramático-poética extensa de Shakespeare continuam sendo um terreno fértil para novas metodologias de pesquisa, além de constantes revisitações. Neste dossiê da Revista Letras (UFSM), previsto para o 2º semestre de 2023, convidamos pesquisadores a submeter textos que versem sobre as diferentes facetas da obra shakespeareana ou do início da Modernidade, com ou sem relação com edições da Jornada Shakespeare.

    Prazo de submissão:

    20 de dezembro de 2022.


    Organizadores:

    Lawrence Flores Pereira (UFSM)

    Régis Augustus Bars Closel (UFSM)

    John Milton (USP)

     

    Diretrizes de submissão

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