Prorrogação de prazo (31/10) - Dossiê Especial - Testes e Exames - Revista Letras (UFSM)

2024-10-07

Linguística Aplicada à análise de testes e exames

RESUMO: Instrumentos de testagem são recorrentemente usados para medição do desempenho ou das habilidades de uma pessoa em situações independentes do ensino e com alto distanciamento social entre examinador e examinado (com base em Wiggings, 1994; Marchezan, 2005; Marcuzzo; Radünz, 2019). Testes e exames podem prestar um serviço valioso à sociedade ao fornecer informações que auxiliem decisores
a alocar recursos com base no mérito e não em vínculo pessoal ou preferência (Bachman; Purpura, 2008). Esses instrumentos também envolvem poder, uma vez que regulam o acesso a bens simbólicos e materiais ao sustentarem decisões sobre seleção, certificação, classificação, monitoramento, concessão de bolsas ou de cidadania, promoção ou retenção de pessoas em programas educacionais ou profissionais. Por esses motivos, investigar o processo de concepção, elaboração e aplicação de testes, e analisar os instrumentos de testagem, identificando e discutindo sua configuração, avaliando sua validade e confiabilidade, ou seja, em que medida o teste mede a habilidade a que se propõe para a finalidade que se propõe é de extrema
importância. Com esse pano de fundo, este dossiê temático está aberto para receber artigos que: (I) analisem, na perspectiva da Linguística Aplicada, os processos de elaboração e/ou a aplicação de testes e exames de línguas, tais como, Testes de Suficiência e/ou Proficiência para a Pós-Graduação, Test of English as a Foreign Language (TOEFL), Diploma de Español como Lengua Extranjera (DELE), Certificado de Español: Lengua y Uso (CELU), Exame Celpe-Bras, Goethe-Zertifikat, Diplôme d'Études en Langue Française (DELF); (II) investiguem questões linguísticas e/ou discursivas subjacentes à elaboração ou à aplicação de testagens de variados campos ou áreas, tais como provas de concursos, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e vestibulares institucionais; (III)
explorem a configuração, o histórico e as tecnologias de testagem em línguas desenvolvidas por comissões institucionais. Além de artigos, também são aceitas resenhas e entrevistas sobre a temática.

BACHMAN, L. F.; PURPURA, J. E. Language Assessments: Gate-Keepers or Door-Openers? The handbook of educational linguistics, p. 456-469, 2008.
MARCHEZAN, M. T. N. Perfil de provas elaboradas por professores de inglês na escola pública fundamental. 2005. 163 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2005.
MARCUZZO, P.; RADUNZ, A. P. Análise Crítica de Gênero: uma análise de um teste de proficiência em inglês como língua estrangeira. Fórum Linguístico, v. 16, p. 3642-3654, 2019.

WIGGINGS, G. P. Introduction: assessment and the morality of testing. In: WIGGINGS, G. P. Assessing student performance: exploring the purpose and limits of testing. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1993.

Organizadores:
- Dra. Roséli Gonçalves do Nascimento (DLEM-UFSM)
- Dra. Vanessa Ribas Fialho (PPGTER-UFSM)
- Dr. Alan Ricardo Costa (PPGL-UFRR)

Novo Prazo para o envio: 31/10/2024