Avisos
-
2024-10-31
-
Prorrogação de prazo (31/10) - Dossiê Especial - Testes e Exames - Revista Letras (UFSM)
2024-10-07Prorrogação do prazo para o dia 31/10/2024
Leer más acerca de Prorrogação de prazo (31/10) - Dossiê Especial - Testes e Exames - Revista Letras (UFSM) -
Prorrogação de prazo - Dossiê Especial - Testes e Exames - Revista Letras (UFSM)
2024-08-30Prorrogação de prazo para o envio de submissões
Linguística Aplicada à análise de testes e exames
RESUMO: Instrumentos de testagem são recorrentemente usados para medição do desempenho ou das habilidades de uma pessoa em situações independentes do ensino e com alto distanciamento social entre examinador e examinado (com base em Wiggings, 1994; Marchezan, 2005; Marcuzzo; Radünz, 2019). Testes e exames podem prestar um serviço valioso à sociedade ao fornecer informações que auxiliem decisores
a alocar recursos com base no mérito e não em vínculo pessoal ou preferência (Bachman; Purpura, 2008). Esses instrumentos também envolvem poder, uma vez que regulam o acesso a bens simbólicos e materiais ao sustentarem decisões sobre seleção, certificação, classificação, monitoramento, concessão de bolsas ou de cidadania, promoção ou retenção de pessoas em programas educacionais ou profissionais. Por esses motivos, investigar o processo de concepção, elaboração e aplicação de testes, e analisar os instrumentos de testagem, identificando e discutindo sua configuração, avaliando sua validade e confiabilidade, ou seja, em que medida o teste mede a habilidade a que se propõe para a finalidade que se propõe é de extrema
importância. Com esse pano de fundo, este dossiê temático está aberto para receber artigos que: (I) analisem, na perspectiva da Linguística Aplicada, os processos de elaboração e/ou a aplicação de testes e exames de línguas, tais como, Testes de Suficiência e/ou Proficiência para a Pós-Graduação, Test of English as a Foreign Language (TOEFL), Diploma de Español como Lengua Extranjera (DELE), Certificado de Español: Lengua y Uso (CELU), Exame Celpe-Bras, Goethe-Zertifikat, Diplôme d'Études en Langue Française (DELF); (II) investiguem questões linguísticas e/ou discursivas subjacentes à elaboração ou à aplicação de testagens de variados campos ou áreas, tais como provas de concursos, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e vestibulares institucionais; (III)
explorem a configuração, o histórico e as tecnologias de testagem em línguas desenvolvidas por comissões institucionais. Além de artigos, também são aceitas resenhas e entrevistas sobre a temática.BACHMAN, L. F.; PURPURA, J. E. Language Assessments: Gate-Keepers or Door-Openers? The handbook of educational linguistics, p. 456-469, 2008.
MARCHEZAN, M. T. N. Perfil de provas elaboradas por professores de inglês na escola pública fundamental. 2005. 163 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2005.
MARCUZZO, P.; RADUNZ, A. P. Análise Crítica de Gênero: uma análise de um teste de proficiência em inglês como língua estrangeira. Fórum Linguístico, v. 16, p. 3642-3654, 2019.WIGGINGS, G. P. Introduction: assessment and the morality of testing. In: WIGGINGS, G. P. Assessing student performance: exploring the purpose and limits of testing. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1993.
Organizadores:
- Dra. Roséli Gonçalves do Nascimento (DLEM-UFSM)
- Dra. Vanessa Ribas Fialho (PPGTER-UFSM)
- Dr. Alan Ricardo Costa (PPGL-UFRR)Novo Prazo para o envio: 31/10/2024
Leer más acerca de Prorrogação de prazo - Dossiê Especial - Testes e Exames - Revista Letras (UFSM) -
LETRAS 71 (2025.2) CHAMADA DE TRABALHOS - Dossiê Henry James
2024-01-30Resumo: As obras de Henry James (1843-1916), escritor estadunidense naturalizado britânico, são conhecidas por explorar as questões morais, culturais e sociais de sua época. James foi também um grande crítico literário e cultural afeito a examinar a relação entre a arte e a moralidade, os estratos sociais e o estatuto do romance nos séculos XIX e XX. Sua ficção é marcada pelo enfoque na mente, explorando as nuances, as ambiguidades e as contradições vividas pelas personagens. Esse enfoque ocorreu de tal maneira que Ezra Pound descreve a literatura jamesiana como dedicada às atmosferas sutilmente graduadas e aos timbres e tonalidades da realidade subjetiva. James não se contentou em retratar dicotomias simplificadas, mas elaborou as vivências das personagens de forma complexa e inseparável da estrutura narrativa. Para atingir tais ambições estéticas, o autor desenvolveu uma escrita extravagante, inovando em técnicas literárias. Seu estilo faz uso de uma gramática peculiar e de focalizadores, ou centros de consciência, para explorar a fluidez da mente e registrar a vida interior. No Brasil, suas obras têm despertado o interesse crescente da comunidade acadêmica e da crítica literária: em 2020, foi criado o grupo de pesquisa “Núcleo de Estudos Henry James” (CNPq), na Universidade Federal de Jataí (Goiás), e, em 2021 e 2023, ocorreu o evento online “Jornada de Estudos sobre Henry James”. Certamente, este momento é um marco para os estudos literários de língua inglesa no Brasil, visto que a obra de James é estudada no contexto acadêmico estrangeiro há décadas. Diante disso, este dossiê quer dar ensejo aos novos estudos sobre a obra jamesiana e, por isso, convidamos pesquisadores a submeter textos que buscam ampliar o entendimento sobre a ficção e a não ficção do autor, com ou sem relação com as jornadas.
Organizadores:
Natasha Vicente da Silveira Costa
Larissa Garay Neves
Lawrence Flores Pereira
Prazo para envio: 30/10/2024
The works of Henry James (1843-1916), an American writer who later became a British citizen, are known for exploring the moral, cultural, and social issues of his time. James was also a prominent literary and cultural critic, examining the relationship between art and morality, social strata, and the status of the novel in the 19th and 20th centuries. His fiction is distinguished by a focus on the mind, delving into the nuances, ambiguities, and contradictions experienced by the characters. Ezra Pound described Jamesian literature as dedicated to subtly graded atmospheres and the timbres and tones of subjective reality. James did not settle for simplistic dichotomies, but intricately developed the characters’ experiences, weaving them into the narrative structure. To achieve these aesthetic ambitions, the author developed an extravagant writing style, innovating in literary techniques. His style employs a peculiar grammar and focalizers, or centers of consciousness, to explore the fluidity of the mind and capture the inner life. In Brazil, his works have sparked growing interest in the academic community and literary criticism. In 2020, the research group “Núcleo de Estudos Henry James” (CNPq) was established at the Federal University of Jataí (Goiás), and in 2021 and 2023, the online event “Jornada de Estudos sobre Henry James” took place. Certainly, this moment is a milestone for English language literature studies in Brazil, considering James’s work has been studied in foreign academic contexts for decades. With this in mind, this special issue aims to encourage new studies on James’s work, and we invite researchers to submit texts that seek to expand understanding of the author’s fiction and nonfiction, whether or not they are related to the mentioned academic events.
Editors:
Natasha Vicente da Silveira Costa
Larissa Garay Neves
Lawrence Flores Pereira
Deadline: 30/10/2024
Leer más acerca de LETRAS 71 (2025.2) CHAMADA DE TRABALHOS - Dossiê Henry James -
LETRAS Especial (2025) CHAMADA DE TRABALHOS - Testes & Exames
2024-01-30Linguística Aplicada à análise de testes e exames
RESUMO: Instrumentos de testagem são recorrentemente usados para medição do desempenho ou das habilidades de uma pessoa em situações independentes do ensino e com alto distanciamento social entre examinador e examinado (com base em Wiggings, 1994; Marchezan, 2005; Marcuzzo; Radünz, 2019). Testes e exames podem prestar um serviço valioso à sociedade ao fornecer informações que auxiliem decisores
a alocar recursos com base no mérito e não em vínculo pessoal ou preferência (Bachman; Purpura, 2008). Esses instrumentos também envolvem poder, uma vez que regulam o acesso a bens simbólicos e materiais ao sustentarem decisões sobre seleção, certificação, classificação, monitoramento, concessão de bolsas ou de cidadania, promoção ou retenção de pessoas em programas educacionais ou profissionais. Por esses motivos, investigar o processo de concepção, elaboração e aplicação de testes, e analisar os instrumentos de testagem, identificando e discutindo sua configuração, avaliando sua validade e confiabilidade, ou seja, em que medida o teste mede a habilidade a que se propõe para a finalidade que se propõe é de extrema
importância. Com esse pano de fundo, este dossiê temático está aberto para receber artigos que: (I) analisem, na perspectiva da Linguística Aplicada, os processos de elaboração e/ou a aplicação de testes e exames de línguas, tais como, Testes de Suficiência e/ou Proficiência para a Pós-Graduação, Test of English as a Foreign Language (TOEFL), Diploma de Español como Lengua Extranjera (DELE), Certificado de Español: Lengua y Uso (CELU), Exame Celpe-Bras, Goethe-Zertifikat, Diplôme d'Études en Langue Française (DELF); (II) investiguem questões linguísticas e/ou discursivas subjacentes à elaboração ou à aplicação de testagens de variados campos ou áreas, tais como provas de concursos, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e vestibulares institucionais; (III)
explorem a configuração, o histórico e as tecnologias de testagem em línguas desenvolvidas por comissões institucionais. Além de artigos, também são aceitas resenhas e entrevistas sobre a temática.BACHMAN, L. F.; PURPURA, J. E. Language Assessments: Gate-Keepers or Door-Openers? The handbook of educational linguistics, p. 456-469, 2008.
MARCHEZAN, M. T. N. Perfil de provas elaboradas por professores de inglês na escola pública fundamental. 2005. 163 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2005.
MARCUZZO, P.; RADUNZ, A. P. Análise Crítica de Gênero: uma análise de um teste de proficiência em inglês como língua estrangeira. Fórum Linguístico, v. 16, p. 3642-3654, 2019.WIGGINGS, G. P. Introduction: assessment and the morality of testing. In: WIGGINGS, G. P. Assessing student performance: exploring the purpose and limits of testing. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1993.
Organizadores:
- Dra. Roséli Gonçalves do Nascimento (DLEM-UFSM)
- Dra. Vanessa Ribas Fialho (PPGTER-UFSM)
- Dr. Alan Ricardo Costa (PPGL-UFRR)Prazo para o envio: 30/08/2024
Leer más acerca de LETRAS Especial (2025) CHAMADA DE TRABALHOS - Testes & Exames -
LETRAS 70 (2025.1) CHAMADA DE TRABALHOS - Literatura, Memória e Discurso
2024-01-22"Literatura, Memória e Discurso"
Resumo: Em S/Z, Barthes (1999 [1970], p. 13) aponta que “Interpretar um texto não é dar-lhe um sentido (mais ou menos fundamentado, mais ou menos livre), é, pelo contrário, apreciar o plural de que ele é feito.”. Assim, em uma concepção múltipla e dialógica, o texto se torna “uma galáxia de significantes e não uma estrutura de significados, […] tendo por medida o infinito da linguagem.”, o que reforça a noção de Kristeva (2012 [1969]) de que o texto é um mosaico de citações. Paralelamente, para Pêcheux (1999 [1983], p. 56), a memória é um “espaço móvel de disjunção, de deslocamentos e de retomadas, de conflitos de regularização… Um espaço de desdobramentos, réplicas, polêmicas e contra-discursos”. Nessa perspectiva, e tendo em vista uma concepção discursiva dos textos literários, o presente dossiê está aberto para receber artigos que explorem as complexas relações que se estabelecem entre o campo literário, a memória e o discurso. Destacamos quais tópicos de interesse incluem-se neste dossiê, embora não se limitem a eles: Memória e esquecimento em diferentes gêneros literários; Análise de Discurso e/em textos literários; O papel do discurso literário na formação da memória coletiva; A representação da memória histórica na literatura; A influência da cultura digital na memória literária; Relações entre memória, identidade e literatura; Estudos de gênero e memória na literatura; Literatura e memória traumática.
Organizadores:
Andrea do Roccio Souto (UFSM)
Edgar Roberto Kirchof (ULBRA)
Taís da Silva Martins (UFSM)
Prazo para envio: 30/08/2024
Leer más acerca de LETRAS 70 (2025.1) CHAMADA DE TRABALHOS - Literatura, Memória e Discurso -
LETRAS 69 (2024.2) CHAMADA DE TRABALHOS - A Contemporaneidade Filosófica de Fernando Pessoa.
2024-01-22REVISTA LETRAS, vol. 69, 2024.2 - Literatura
PORTUGUÊS
Dossiê: A Contemporaneidade Filosófica de Fernando Pessoa.
Alain Badiou, no seu Petit Manuel d’Inesthétique (2005), afirma que a filosofia contemporânea não é
digna de Fernando Pessoa. Para Badiou, a superioridade da obra poética de Pessoa reside na sua
capacidade de superar a dicotomia platonismo-antiplatonismo que continua a assombrar a filosofia
ocidental. O próprio Pessoa atribui a possibilidade de transcender esta – ou qualquer outra – dicotomia à
sua aproximação à filosofia hegeliana. Embora amplamente difundida, nas diversas interpretações dos
principais exegetas, a dimensão filosófica da poética pessoana permanece, todavia, intrigante. Portanto, o
desafio de Badiou: devemos nos tornar contemporâneos de Fernando Pessoa. Como? E o que significa
realmente essa contemporaneidade? Diante do desafio, e das questões expostas, este dossiê pretende
reunir textos que dialogam diretamente com questões filosóficas na obra de Fernando Pessoa. Os artigos
poderão trazer reflexões centradas em temas recorrentes como, por exemplo: ser, nada, tédio, angústia,
existência, vazio, paganismo, panteísmo, transcendentalismo, mitologia, morte, vida, alteridade, política,
formas de governo, tecnologia. Tendo em vista a problemática e os temas, convidamos pesquisadores a
submeter textos que versem sobre as diferentes facetas filosóficas da obra do poeta, a partir da perspectiva
em que filosofia e poesia são, em Fernando Pessoa, inseparáveis.
Organizadores:
Maria Celeste Natário (U.PORTO, Portugal)
Wanderley Dias da Silva (U.PORTO, Portugal)Prazo para envio: 30/06/2024
ESPAÑOL
Dosier: La contemporaneidad filosófica de Fernando Pessoa.
Alain Badiou, en su Petit Manuel d’Inesthétique (2005), afirma que la filosofía contemporánea no es
digna de Fernando Pessoa. Para Badiou, la superioridad de la obra poética de Pessoa radica en su
capacidad para superar la dicotomía platonismo-antiplatonismo que sigue acosando a la filosofía
occidental. El propio Pessoa atribuye la posibilidad de trascender esta – o cualquier otra – dicotomía a su
aproximación a la filosofía hegeliana. Aunque ampliamente difundida, en las diferentes interpretaciones
de los principales exégetas, la dimensión filosófica de la poética de Pessoa sigue siendo, sin embargo,
intrigante. De ahí el desafío de Badiou: debemos convertirnos en contemporáneos de Fernando Pessoa.
¿Como? ¿Y qué significa realmente esta contemporaneidad? Frente al desafío, y a las cuestiones
expuestas, este dossier pretende reunir textos que dialoguen directamente con cuestiones filosóficas en laobra de Fernando Pessoa. Los artículos deben traer reflexiones centradas en temas recurrentes en la
poética de Pessoa: ser, nada, tedio, angustia, existencia, vacío, paganismo, panteísmo, trascendentalismo,
mitología, muerte, vida, alteridad, política, formas de gobierno, tecnología, entre otros. Teniendo en
cuenta las cuestiones y temas, invitamos a los investigadores a presentar textos que aborden las diferentes
facetas filosóficas de la obra del poeta, desde la perspectiva en que filosofía y poesía son, en Fernando
Pessoa, inseparables.Organizadores:
María Celeste Natário (U.PORTO, Portugal)
Wanderley Dias da Silva (U.PORTO, Portugal)
Prazo para envio: 30/06/2024
ENGLISH
Dossier: Fernando Pessoa’s Philosophical contemporaneity.
Alain Badiou, in his Petit Manuel d’Inesthétique (2005), states that contemporary philosophy is not yet
worthy of Fernando Pessoa. For Badiou, the superiority of Pessoa's poetry lies in its ability to overcome
the Platonism-anti-Platonism dichotomy that continues to haunt Western philosophy. Pessoa himself
attributes the possibility of transcending this – or any other – dichotomy to his approach to Hegel.
Although widely disseminated, through the works of Pessoa’s main exegetes, the philosophical dimension
of his poetry remains, however, puzzling. Hence Badiou's challenge: we must become contemporaries of
Fernando Pessoa. How? And what does this contemporaneity really mean? Faced with the challenge, and
the questions it triggers, this dossier intends to bring together texts dedicated to taking Pessoa’s
philosophical considerations seriously. The articles should reflect on the various recurring philosophical
themes in Pessoa's poetics: being, nothingness, boredom, anguish, existence, emptiness, paganism,
pantheism, transcendentalism, mythology, death, life, alterity, nihilism, politics, forms of government,
technology – are just some examples. Thus, considering the issues and themes, we invite researchers to
submit texts that deal with the different philosophical facets of Pessoa’s poetry, from the perspective that,
for Fernando Pessoa, philosophy and poetry are, somewhat, inseparable.Organizers:
Maria Celeste Natário (U.PORTO, Portugal)
Wanderley Dias da Silva (U.PORTO, Portugal)
Deadline for submissions: 30/06/2024
Leer más acerca de LETRAS 69 (2024.2) CHAMADA DE TRABALHOS - A Contemporaneidade Filosófica de Fernando Pessoa. -
NOVA PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE SUBMISSÃO PARA O DOSSIÊ 68 DA REVISTA LETRAS: 30/11/2023
2023-08-03Letras 68 – Estudos Linguísticos – 2024 – Primeiro semestre
Estudos da Tradução e Interpretação de Línguas de Sinais
Os Estudos da Tradução e da Interpretação de Línguas de Sinais (ETILS) encontram-se em plena expansão em todo o mundo e, de modo destacado, no Brasil. A pluralidade de temáticas está amplamente disseminada em diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, contribuindo na consolidação desta recente área. Deste modo, este número da revista Letras abre chamada para trabalhos que versem sobre este campo disciplinar emergente. A edição visa, além de contemplar as formas prototípicas de tradução e interpretação, outras possibilidades que envolvam uma língua de sinais: à vista, para legendagem, para dublagem, diversos contextos profissionais de atuação, com auxílio de tecnologia etc. Nosso objetivo é que possamos compartilhar a diversidade de investigações que são feitas na área dos ETILS.
Organizadoras:
Maria Cristina Pires Pereira (UFRGS)
Silvana Aguiar dos Santos (UFSC).
Prazo de submissão: 30 de setembro de 2023.
Sign Languages Translation and Interpretating Studies
The Sign Languages Translation and Interpreting Studies are in full expansion all over the world and, in an outstanding way, in Brazil. The plurality of themes is widely disseminated in different theoretical and methodological perspectives, contributing to the consolidation of this new area. In this way, this issue of Revista Letras opens a call for works that deal with this emerging disciplinary field. The edition aims, in addition to contemplating the prototypical forms of translation and interpreting, other possibilities that involve a sign language: sight translation/interpreting, subtitling, dubbing, various professional contexts, technology-aided, etc. Our goal is to share the diversity of investigations that are carried out in the area of Sign Languages Translation and Interpreting Studies.
Editorial team:
Maria Cristina Pires Pereira (UFRGS) and Silvana Aguiar dos Santos (UFSC).Submission deadline: 30 September 2023.
-
Chamada de Artigos para Edição Especial - 2023 - PRAZO PRORROGADO PARA 31 DE JULHO DE 2023
2023-05-25El hablante, el lingüista y una antropología en el lenguaje: un homenaje al Profesor Valdir do Nascimento Flores
Este dossier pretende reunir textos que dialoguen directamente con la producción científica del Profesor Valdir do Nascimento Flores, principalmente con la concepción de antropología de la enunciación (esbozada en Flores, 2015; Flores, 2019) y de lingüística como una reflexión antropológica (Flores, 2019). El hablante, el lingüista y una antropología en el lenguaje busca, de esta manera, reunir artículos de investigadores que mantuvieron interlocución e investigación con el profesor, a lo largo de su carrera universitaria, específicamente con su producción sobre una “antropología implícita, a la cual se tiene acceso a través de la experiencia que el hablante tiene de su condición, al que llamó de Homo loquens.” (Flores, 2019, p. 33). En su libro Problemas Generales de Lingüística, el autor sitúa el estudio de la lingüística como reflexión antropológica, a partir de problemas como: “a) las relaciones entre pensamiento y lenguaje, mente y cerebro, entre otras; b) las diferencias entre hombres y animales, sesgo a través del cual es introducida la discusión acerca de las diferencias entre lenguaje humana y “lenguaje” animal; c) las diferencias y semejanzas de las lenguas del mundo, perspectiva que da lugar a indagaciones en torno al eje de aspectos universales versus aspectos particulares; d) las propiedades innatas en contraposición a aquellas adquiridas, punto de vista por el cual se reemplazan antiguas disputas (naturaleza versus cultura, filogénesis versus ontogenia, etc.) (2019, p. 45). Más allá de esos problemas, en el capítulo final de su obra, el profesor añade otros tres problemas, a saber, el problema del signo lingüístico, la lengua y los demás sistemas semiológicos y las relaciones entre forma y sentido. De esta manera, se abre el abanico de problemas epistemológicos, conceptuales y heurísticos, se esperan artículos de carácter teórico o teórico-analítico sobre una reflexión antropológica que sirva para generar una “otra” lingüística, en las palabras de Flores (2019, p. 33). Finalmente se destacan las contribuciones del mencionado autor para la creciente producción académica de los estudios de enunciación en Brasil.
Se aceptan artículos de doctores en el área de Estudios del Lenguaje, con trayectorias de estudios en las diferentes áreas del conocimiento (Filosofía, Psicología, Sociología, Antropología, Artes, Historia, Fonoaudiología, Literatura, entre otras).
Organizadoras
Marcia Boabaid (UFSM)
Silvana Silva (UFRGS)
Fecha de entrega de textos: 30 de junio de 2023.
Leer más acerca de Chamada de Artigos para Edição Especial - 2023 - PRAZO PRORROGADO PARA 31 DE JULHO DE 2023 -
ESTUDOS SOBRE SHAKESPEARE - PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE SUBMISSÃO PARA O DOSSIÊ 67 DA REVISTA LETRAS
2023-01-20Letras 67 – Estudos Literários – 2023 – Segundo Semestre
Título: Estudos sobre Shakespeare (Série Medievo & Modernidade)
Ementa: Ao longo dos anos a crítica sobre a obra de Shakespeare se estabeleceu como um campo de estudos próprio. Semelhante a uma literatura nacional, existem eventos e séries de livros amplamente especializados na produção shakespeareana. Situado entre os pontos de encontro entre áreas de estudo como o teatro, a dramaturgia, a literatura inglesa, estudos de tradução e de adaptação, as peças e poemas são constantemente revisitadas. A diversidade de assuntos reúne uma grande variedade de interesses e de pesquisas desenvolvidas ao redor do mundo. No cenário brasileiro, o evento acadêmico Jornada Shakespeare se tornou um componente fundamental para o encontro de pesquisadores brasileiros e convidados do exterior. Além disso, o grande volume de referências à obra, estudos especializados e novas traduções atestam a permanência de Shakespeare no ambiente cultural brasileiro. Com amplitude analítica e presença constante no meio acadêmico, os estudos sobre a vasta obra dramático-poética extensa de Shakespeare continuam sendo um terreno fértil para novas metodologias de pesquisa, além de constantes revisitações. Neste dossiê da Revista Letras (UFSM), previsto para o 2º semestre de 2023, convidamos pesquisadores a submeter textos que versem sobre as diferentes facetas da obra shakespeareana ou do início da Modernidade, com ou sem relação com edições da Jornada Shakespeare.
Prazo de submissão:
31 de março de 2023.
Organizadores:Lawrence Flores Pereira (UFSM)
Régis Augustus Bars Closel (UFSM)
John Milton (USP)
Diretrizes de submissão
Conferir o link da Revista Letras
Leer más acerca de ESTUDOS SOBRE SHAKESPEARE - PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE SUBMISSÃO PARA O DOSSIÊ 67 DA REVISTA LETRAS -
PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE SUBMISSÃO PARA O DOSSIÊ 66 DA REVISTA LETRAS
2022-09-23Letras 66 – Estudos Linguísticos – 2023 – Primeiro semestre (PRAZO PRORROGRADO PARA 15 DE JANEIRO DE 2023)
-
PRORROGAÇÃO DA CHAMADA PARA O NÚMERO 65 DA REVISTA LETRAS (UFSM)
2022-07-02Contando com organização dos professores Marcus De Martini (UFSM) e Leni Ribeiro Leite (University of Kentucky), o número 65 da Revista Letras, dedicado aos Estudos Literários e intitulado Poéticas e Retóricas dos séculos XVI a XVIII, teve seu prazo para submissão prorrogado para 30 de julho de 2022. Segue abaixo, novamente, a ementa:
Leer más acerca de PRORROGAÇÃO DA CHAMADA PARA O NÚMERO 65 DA REVISTA LETRAS (UFSM)
Letras 65 – Estudos Literários – 2022 – Segundo Semestre
Título: Poéticas e Retóricas dos séculos XVI a XVIII
Ementa: Apesar de os estudos retóricos e poéticos virem, aos poucos, ocupando maior espaço na academia, tanto no exterior, como também no Brasil, o número de publicações, seja de livros, seja de dossiês temáticos em periódicos acadêmicos, a respeito deste tema ainda é pequeno, sobretudo em face do volume de publicações relativas à área de estudos literários como um todo. Por isso, dedicamos este número da Revista Letras (PPGL/UFSM) às poéticas e retóricas dos séculos XVI a XVIII. Esperamos, assim, trabalhos que proponham, como afirma o crítico literário brasileiro João Adolfo Hansen, uma reconstrução “arqueológica” das práticas letradas compreendidas entre os séculos XVI e XVIII, com enfoque em questões retórico-poéticas a elas pertinentes. Temos por objetivo reunir artigos que versem sobre os gêneros praticados, as preceptivas e a tratadística, bem como proponham a aplicação desses princípios a obras em particular, ou ainda promovam análises comparativas entre obras do período em questão com outras anteriores ou posteriores a ele, de modo a oferecer um panorama dos estudos das letras do período que, afastando-se de princípios forjados pelos séculos XIX e XX, busquem analisar as letras dos séculos XVI a XVIII a partir de uma perspectiva em que retórica e poética são inseparáveis. -
30 AÑOS DE COMPUTER ASSISTED LANGUAGE LEARNING (CALL) EN BRASIL
2022-03-30En 1992, en la Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), la profesora Maximina M. Freire defendió la primera disertación de maestría de CALL en Brasil. Este acrónimo, ya consagrado en la literatura del área, hace referencia a Computer Assisted Language Learning, modo como es convencional designar el campo de la enseñanza de idiomas mediada por computadoras y por tecnologías en general. Reis (2010) y Paiva (2019) interpretan este trabajo (FREIRE, 1992) como uno de los hitos históricos de la inauguración de una comunidad científica del CALL, que es posiblemente el área más transdisciplinar de un área esencialmente transdisciplinar: la Lingüística Aplicada (LA).
Así, en 2022, celebramos tres décadas de estudios de CALL en el país. En estos treinta años, siguiendo una tendencia mundial, la comunidad brasileña de CALL se expandió y consolidó, como lo indican diversas publicaciones que relataron las fases y las tendencias teóricas, metodológicas y temáticas en el área (REIS, 2010; MARTINS; MOREIRA, 2012; PAIVA, 2019; COSTA et al., 2020). Dichos trabajos no se limitan al registro del pasado y del presente de CALL, sino que van más allá, pues contribuyen a pensar el futuro de la enseñanza de lenguas mediada por las tecnologías.
En vista de las consideraciones anteriores, y sopesando la importancia de las tecnologías digitales contemporáneas en el horizonte de la educación pos-pandemia que se anuncia, proponemos este número especial de Revista Letras, que busca reunir trabajos sobre, entre otros, los siguientes temas: (1) Enseñanza de idiomas mediada por computadoras y tecnologías digitales; (2) Tecnologías en la enseñanza de lenguas actual; (3) Interacciones y aprendizaje de idiomas en Educación a Distancia; (4) Literacidad digital de profesores y estudiantes de lenguas; y (5) Tendencias históricas y contemporáneas en CALL en Brasil. Se aceptan artículos escritos en portugués, español e inglés, siempre que aborden cuestiones relacionadas con el tema del dosier. Los textos deben seguir las normas de la revista. Esta edición también acepta reseñas y entrevistas que aborden los asuntos mencionados anteriormente.
Organização:
Alan Ricardo Costa (UFRR); Vanessa Ribas Fialho (UFSM) e Vilson J. Leffa (UFPel)
NOVO Prazo de submissão: 15 de agosto de 2022.
Leer más acerca de 30 AÑOS DE COMPUTER ASSISTED LANGUAGE LEARNING (CALL) EN BRASIL -
Chamada de Artigos (Literatura) - Revista Letras 2023
2022-03-15Letras 67 – Estudos Literários – 2023 – Segundo Semestre
Título: Estudos sobre Shakespeare (Série Medievo & Modernidade)
Ementa: Ao longo dos anos a crítica sobre a obra de Shakespeare se estabeleceu como um campo de estudos próprio. Semelhante a uma literatura nacional, existem eventos e séries de livros amplamente especializados na produção shakespeareana. Situado entre os pontos de encontro entre áreas de estudo como o teatro, a dramaturgia, a literatura inglesa, estudos de tradução e de adaptação, as peças e poemas são constantemente revisitadas. A diversidade de assuntos reúne uma grande variedade de interesses e de pesquisas desenvolvidas ao redor do mundo. No cenário brasileiro, o evento acadêmico Jornada Shakespeare se tornou um componente fundamental para o encontro de pesquisadores brasileiros e convidados do exterior. Além disso, o grande volume de referências à obra, estudos especializados e novas traduções atestam a permanência de Shakespeare no ambiente cultural brasileiro. Com amplitude analítica e presença constante no meio acadêmico, os estudos sobre a vasta obra dramático-poética extensa de Shakespeare continuam sendo um terreno fértil para novas metodologias de pesquisa, além de constantes revisitações. Neste dossiê da Revista Letras (UFSM), previsto para o 2º semestre de 2023, convidamos pesquisadores a submeter textos que versem sobre as diferentes facetas da obra shakespeareana ou do início da Modernidade, com ou sem relação com edições da Jornada Shakespeare.
Prazo de submissão:
20 de dezembro de 2022.
Organizadores:Lawrence Flores Pereira (UFSM)
Régis Augustus Bars Closel (UFSM)
John Milton (USP)
Diretrizes de submissão
Conferir o link da Revista Letras
Leer más acerca de Chamada de Artigos (Literatura) - Revista Letras 2023 -
Chamada de Artigos (Estudos Linguísticos) - Revista Letras
2022-01-31 -
Chamada de Artigos (Literatura) - Revista Letras 2022
2022-01-31Prazo de submissão:
30 de junho de 2022.
Leer más acerca de Chamada de Artigos (Literatura) - Revista Letras 2022 -
Revista Letras em nova plataforma
2021-12-19Em 20 de dezembro de 2021, o Portal de Periódicos da UFSM passou a operar com a versão 3 do sistema Open Journal Systems (OJS), uma plataforma mais amigável e de fácil navegação.
Leer más acerca de Revista Letras em nova plataforma