https://periodicos.ufsm.br/letras/issue/feedLetras2023-02-02T13:39:52-03:00Equipe Editorialperiodicoletras.ufsm@gmail.comOpen Journal Systems<p>Letras é um periódico semestral, da área de Letras, publicado desde 1991 e editado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Santa Maria. A partir do número 46, passou a integrar o Portal de Periódicos Eletrônicos da UFSM, por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). De periodicidade semestral, com um conselho editorial composto de acadêmicos brasileiros e estrangeiros, Letras tem priorizado a regularidade de sua publicação, a qualidade de seus textos e o apuro de sua edição, impressa e digital, sendo cada exemplar enviado para bibliotecas, programas de pós-graduação e universidades de todo o país.</p> <p><strong>eISSN 2176-1485 | Qualis/CAPES (2017-2020) = A3</strong></p>https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/69386Prática de análise linguística/semiótica nas aulas de língua portuguesa: o que ainda precisamos discutir?2022-07-13T18:59:17-03:00Terezinha da Conceição Costa-Hübestehubes@gmail.comRodrigo Acosta Pereiradrigo_acosta@yahoo.com.br<p>No campo da Linguística Aplicada, em especial nos últimos 10 anos, tem ascendido um conjunto de pesquisas voltadas ao que se denominou, a partir de Geraldi (1984), ‘prática de análise linguística’. Tais pesquisas têm buscado, dentre vários outros objetivos, delinear caminhos teórico-metodológicos e didático-pedagógicos em torno do trabalho com conhecimentos linguísticos nas aulas de Língua Portuguesa (LP) em contexto da Educação Básica (EB). Após a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC - BRASIL, 2018), acrescenta-se ao termo ‘prática de análise linguística’, a palavra ‘semiótica’. Sob esse panorama, nosso objetivo neste artigo é apresentar um debate, teórico-metodologicamente amparado, sobre o que é (ou que deveria ser) a ‘prática de análise linguística/semiótica’ (PAL/S) no contexto da aula de LP na EB. Longe de um viés modelizador ou prescritivo, visamos delinear um debate em torno de elementos caracterizadores, com o intuito de ‘abrirmo-nos ao diálogo’ em busca de contrapalavras acerca do trabalho com a PAL/S no Brasil. Nosso artigo é essencialmente teórico-metodológico, à luz da revisão bibliográfica e documental, porém com o propósito explícito de responder (em termos bakhtinianos) a diferentes (re)apropriações e contradições em torno do trabalho com a PAL/S na aula de LP.</p>2023-02-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Letrashttps://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/69802A prática de análise linguística e a produção de atividades didáticas: o que (ainda) precisamos construir em contexto de formação inicial de professores de língua portuguesa2022-07-13T12:05:59-03:00Taís Vasques Barretotaaisvb@gmail.comFrancieli Matzenbacher Pintonfrancieli.matzembacher@gmail.com<p>Considerando resultados que evidenciam a reprodução de “modelos e práticas gramaticais tradicionais” (ROHLING; REMENCHE, 2015) e a recorrência de “enunciados que demandam apenas reconhecimento de categorias gramaticais” em atividades de análise linguística (PINTON; SILVA, 2021), este artigo objetiva verificar em que medida a prática de análise linguística é contemplada em atividades didáticas produzidas por duas professoras em formação inicial em termos de natureza das atividades, níveis de complexidade requeridos e estratos de linguagem contemplados. Para isso, nesta investigação, focalizamos o contexto formativo de professores de Letras em uma universidade federal do interior do Rio Grande do Sul, especificadamente a disciplina Leitura e Produção textual – Prática de Análise Linguística no Contexto Escolar.</p>2023-02-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Letrashttps://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/69689Ressignificando a prática de análise linguística pela ótica dos estudos Bakhtinianos2022-07-13T18:36:51-03:00Lays Maynara Favero Fenillilays.fenilli@gmail.comTerezinha da Conceição Costa-Hübestehubes@gmail.com<p>Neste artigo, buscamos ressignificar a Prática de Análise Linguística de base geraldiana, balizando-a pela teoria do Círculo de Bakhtin e por outros estudiosos da PAL de base dialógica. Trata-se de um estudo ancorado na Linguística Aplicada, a partir do qual tecemos reflexões teórico-metodológicas para subsidiar seu encaminhamento na sala de aula. Os resultados apontam que a PAL de base dialógica parte de reflexões sobre o contexto extraverbal das enunciações, avançando para as marcas estilísticas, sem perder de vista aspectos valorativos e discursivos dos textos-enunciados, o que possibilita a ampliação da capacidade dos alunos de ler, escrever e interpretar criticamente textos.</p>2023-02-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Letrashttps://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/69762A expansão das consciências socioideólogica e linguística em prática de análise linguística de perspectiva dialógica2022-04-18T16:16:19-03:00Adriana Delmira Mendes Polatoampolato@gmail.comRenilson José Menegassirenilson@wnet.com.br<p>Neste artigo, defende-se que as consciências socioideológica e linguística dos sujeitos em situação de ensino e aprendizagem da língua são expandidas a partir de prática de análise linguística de perspectiva dialógica, com o trabalho de atividades epilinguísticas valorativas. Ancora-se na perspectiva sociológica e dialógica de linguagem do Círculo de Bakhtin para discutir conceitos sustentadores e balizadores da discussão, como consciência socioideológica, signo ideológico, discurso interior, tema, entonação e outros, em enunciado produzido por deputado brasileiro em 2022. As discussões demonstram como as atividades epilinguísticas, em diferentes categorias, enfocam o plano axiológico-ideológico da língua/discurso e medeiam a interação autor-interlocutor-tema no enunciado, a inter-relacionar e promover a expansão das consciências socioideológica e linguístico-enunciativo-discursiva.</p>2023-02-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Letrashttps://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/69408“Contextualizando bem, que mal tem?”: a gramática como ferramenta de ensino de língua portuguesa2022-07-12T12:13:56-03:00Ana Cecilia Teixeira Gonçalvesacgteixeira@uffs.edu.brJéssica Wastoski Airesairesjessca@yahoo.com.br<p>Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino pautada na abordagem da gramática contextualizada e da análise linguística. Nesse sentido, a partir do movimento de reformulação do ensino de Língua Portuguesa, iniciado nos anos 1980, evidenciou-se que a leitura e a análise devem ocorrer de forma que se possa explorar o texto e que se consiga constituir uma relação interativa, salientando a utilização da língua em contexto real. Desse modo, partindo-se de uma teoria sociointeracionista, busca-se entender a explicação de um fenômeno específico, a gramática contextualizada, desenvolvendo atividades que se enquadrem nessa perspectiva.</p>2023-02-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Letrashttps://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/69743Análise linguística nos documentos curriculares do ensino fundamental da Região Norte2022-04-18T16:16:45-03:00Roseli Bitzcof de Mouraroseli.bitzcof@mail.uft.edu.brÂngela Francine Fuzaangelafuza@mail.uft.edu.br<p>Este artigo discute como os documentos curriculares da Região Norte do Brasil, pós-BNCC (BRASIL, 2017), abordam a Análise Linguística (AL), a fim de possibilitar reflexões sobre essa prática. Trata-se de estudo documental, sob os pressupostos da Linguística Aplicada, ancorado na perspectiva dialógica de linguagem e no percurso histórico sobre Ensino Gramatical (EG), Prática de Análise Linguística (PAL) e Análise Linguística Dialógica (ALD). Os resultados revelam que os documentos seguem as mesmas evidências de AL, propostas pela BNCC, e que a PAL embasa os textos introdutórios. Contudo, a reorganização curricular expressa perspectivas EG e PAL e poucas de ALD.</p>2023-02-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Letrashttps://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/69414Análise linguística e formação docente: gramática e ensino no programa Residência Pedagógica de língua portuguesa 2022-04-12T14:51:48-03:00Laura Silveira Botelholaurabotelho@ufsj.edu.brChristian Diovanni Leitechrisemchrise@gmail.com<p>O objetivo central desta pesquisa é investigar as experiências com ensino gramatical vividas pelos alunos participantes da Residência Pedagógica (RP) em uma instituição pública de ensino. A análise qualitativa interpretativista foi feita a partir de dados gerados de respostas elaboradas pelos residentes a um questionário aberto e da análise das atividades produzidas por eles na RP. Constatou-se uma baixa presença de abordagens gramaticais na perspectiva da Análise Linguística. Nesse sentido, os resultados da pesquisa apontam para uma possível necessidade de fomentação da formação do professor de Língua Portuguesa no que concerne à apropriação teórico-metodológica da Análise Linguística Dialógica.</p>2023-02-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Letrashttps://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/69424Análise linguística: ensino de variação lexical no livro didático de português do ensino médio2022-04-18T16:18:03-03:00Carlos Álack de Limaalacklima2@gmail.comCarlos Roberto Gonçalves da Silvaborges.carlosroberto9@gmail.comJosé Herbertt Neves Florencioherbertt_port@hotmail.com<p>Neste artigo, analisamos atividades de análise linguística (AL) que tratam da variação lexical de três livros didáticos do PNLD 2021, objetivando descrever e analisar como as atividades voltadas ao tratamento da variação lexical são apresentadas e a qual perspectiva de AL as atividades se associam. Fundamentam nosso trabalho os conceitos de análise linguística (REINALDO, 2012), as perspectivas de análise linguística em LDs (BEZERRA; REINALDO, 2020), a BNCC (BRASIL, 2018). Constatamos que o trabalho com a variação lexical se dá por meio da substituição do item lexical, isto é, o ensino do léxico ocorre baseado na sinonímia.</p>2023-02-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Letrashttps://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/69419Prática de análise linguística e atuação social: o trabalho com operadores argumentativos em uma perspectiva de formação cidadã 2022-04-28T10:36:12-03:00Roberta Baffa Andraderobertabaffaa@gmail.comNatália Sathler Sigilianonataliasigiliano@gmail.com<p>O presente artigo propõe que o ensino de operadores argumentativos, abordado sob o viés da análise linguística, é profícuo em promover o desenvolvimento de competência argumentativa do estudante e de sua atuação social, ao ser associado a um trabalho com gêneros argumentativos em circulação social efetiva. Para tanto, expõem-se dados de uma pesquisa-ação realizada em uma escola pública brasileira, cuja intervenção contou com a abordagem de produção de carta aberta. Os dados revelaram ganhos quanto ao conhecimento do gênero carta aberta, à ampliação de repertório dos operadores argumentativos e de sua relevância no texto e, também, à consciência cidadã.</p>2023-02-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Letrashttps://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/69342A análise linguística no processo de ensino-aprendizagem da crase no ensino médio2022-07-15T14:46:55-03:00Leticia Pena Silveiraleticiapenasilveira@hotmail.com<p>Este artigo é resultante da dissertação de mestrado cujos objetivos foram: refletir acerca da Análise Linguística da crase, no Ensino Médio (EM), e realizar um experimento, comparando duas abordagens didáticas, dedutiva e indutiva. Foi uma Pesquisa-ação, com 258 textos analisados. Constataram-se acertos superiores aos erros, resultando na conclusão de que não há impacto significativo quanto ao ensino da crase durante o EM. O experimento trouxe o resultado de que as duas formas de ensino testadas foram bem-sucedidas, porém a indutiva destacou-se no prazer que despertou nos alunos, mostrando que, ao trazê-los como protagonista do processo de ensino-aprendizagem, há ganho expressivo.</p>2023-02-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Letrashttps://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/69361A prática de análise linguística na alfabetização por meio do projeto Ananse durante a pandemia da Covid 192022-07-13T18:42:04-03:00Fabiana Giovanifabiunipampa@gmail.comAna Lúcia Machadoana.lucia.machado@ufsc.br<p>Ao considerar a narrativa como um caminho de pesquisa e de se fazer ciência, bem como delegar a ela um fundamental papel na formação humana, objetivamos, neste texto, refletir como um projeto de leitura denominado Ananse contribuiu para a prática de análise linguística e como foi o processo de domínio e manuseio da linguagem escrita por uma criança de uma turma de 2° ano, de uma escola pública federal, a qual denominaremos L. A reflexão ganha destaque, uma vez que a experiência vivida ocorreu nas aulas remotas, num período singular que foi a pandemia da Covid-19. Desse modo, a partir do saber de experiência, narramos como uma criança em fase de alfabetização está dialogando com a literatura e com os conhecimentos que vem construindo com/sobre os textos escritos por meio da prática de análise linguística. Fundamentamos a nossa reflexão teórico-metodológica em autores como Bakhtin (1992), Geraldi (2004) e Larrosa (2002). A reflexão narrada explicita, através da experiência de L, como a prática de análise linguística advinda do Ananse possibilita a construção de um caminho possível e viável para contribuir com a alfabetização através da interação com textos e com a vida, sendo esta mediada pela linguagem.</p>2023-02-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Letrashttps://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/73520Apresentação2022-12-14T16:04:03-03:00Francieli Matzembacher Pintonfrancieli.matzembacher@gmail.comRodrigo Acosta Pereiradrigo_acosta@yahoo.com.br2023-02-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Letras