Livro didático de língua portuguesa: análise discursiva do eixo oralidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148538811

Palavras-chave:

Apresentação, Resenha, Interação discursiva, Livro didático, Guia PNLD/2018

Resumo

Neste artigo, analisamos a abordagem do eixo “Oralidade” produzida por autores e por avaliadores da coleção “Novas Palavras” (Programa Nacional do Livro Didático – PNLD/2018). A fundamentação teórica está ancorada na Análise de Discurso francesa peuchetiana. A análise é feita com base no texto de “Apresentação”, dirigido ao professor, e da “Resenha” presente no Guia Digital do PNLD. Analisamos, em seus enunciados, as interlocuções (pontos convergentes e discrepantes), as relações discursivas estabelecidas entre ambos e os efeitos de sentido desses textos. As análises mostram que as interações entre eles são marcadas pela contradição pertencente ao lugar discursivo de cada interlocutor.

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Biografia do Autor

Maria Deusa Brito de Sousa Apinagé, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (2007). Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Tocantins 2018. Atualmente é professora - Secretaria da Educação e Cultura.

Janete Silva dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Mestrado (2001) e doutorado (2010) em Linguística Aplicada pela Unicamp. Licenciada plena em Letras pela UFPA (1996). Docente (adjunto 4) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no curso de Letras (Licenciatura) e no PPGL (mestrado e doutorado). Membro do Comitê PIBIC da UFT e membro do comitê externo de pesquisa da UEMASUL, na área de Ciências humanas, sociais aplicadas e Letras. É líder do grupo de pesquisa LES (Linguagem, Educação e Sustentabilidade). Foi bolsista de produtividade em pesquisa da UFT de 2014 a 2015. Integrou a comissão organizadora do evento ABRALIN em cena no Tocantins 2014. É co-organizadora da obra "Pesquisas em linguage(gem) e demandas do ensino básico" (Pontes Editores). Atuou como docente na EJA, bem como na educação regular: ensino fundamental I (antigo primário), ensino fundamental II e ensino médio, de 1986 a 2003. Teve um de seus contos, Rubilota, selecionado como leitura regional obrigatória em vestibular da UNIFAP (2008). Tem experiência na área de Letras, Linguística e Linguística Aplicada com ênfase em ensino de língua materna, atuando principalmente nos seguintes temas: gramática e contextualização, escrita, texto, ensino, estratégia de leitura em livro didático, análise do discurso, letramento, discursos de sustentabilidade.

João de Deus Leite, Universidade Federal do Tocantins

É graduado no Curso de Letras/Português, pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007); é mestre (2010) e doutor (2015), pela Universidade Federal de Uberlândia. É Professor Adjunto na Universidade Federal do Tocantins. Foi membro do Conselho Municipal de Educação de Araguaína/Tocantins (2018-2019). Tem trabalhado com as seguintes temáticas: discursividades pedagógicas sobre o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa em diferentes situações discursivas, identidade/identificação de diferentes grupos vulneráveis. É membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Linguagem e Subjetividade (GELS). Realizou, como atividade integrante de seu doutoramento, Estágio Sanduíche no Exterior, no Instituto Politécnico de Leiria (IPL) sob a orientação da Profa. Dra. Susana Nunes e do Prof. Luís Felipe Tomás Barbeiro.

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Publicado

2020-08-04 — Atualizado em 2022-08-02

Versões

Como Citar

Apinagé, M. D. B. de S., dos Santos, J. S., & Leite, J. de D. (2022). Livro didático de língua portuguesa: análise discursiva do eixo oralidade. Letras, 151–174. https://doi.org/10.5902/2176148538811 (Original work published 4º de agosto de 2020)