Conteúdos da oralidade: o gênero discursivo seminário na aula de língua portuguesa

Autores

  • Cinara Sousa da Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Adelino Pereira dos Santos Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148536813

Palavras-chave:

Oralidade, Gêneros discursivos, Seminário, Ensino de Língua Portuguesa

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral apresentar reflexões sobre conteúdos de ensino-aprendizagem de gêneros discursivos orais da instância pública nas aulas de Língua Portuguesa da educação básica, bem como propor  quadros de tais conteúdos a partir do recorte/gênero discursivo oral seminário. O trabalho de pesquisa aqui apresentado tem caráter bibliográfico, mas faz parte de um projeto de pesquisa-ação de cunho etnográfico desenvolvido e descrito na dissertação de Mestrado Profissional em Letras de um dos autores deste trabalho, defendida nos primeiro trimestre de 2019. O que propomos neste artigo, como objetivo específico, é identificar e catalogar  conteúdos da oralidade que perpassem os gêneros orais,  de modo a subsidiar o professor de Língua Portuguesa  na elaboração de projetos pedagógicos  para prática da oralidade  nas instâncias públicas formais.

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Biografia do Autor

Cinara Sousa da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Letras pela Universidade do Estado da Bahia. Professora de Língua Portuguesa pela SEC/BA.

Adelino Pereira dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Letras. Professor Titular do Departamento de Ciências Humas do Campus V da Universidade do Estado da Bahia.

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Publicado

2020-08-04 — Atualizado em 2022-07-28

Versões

Como Citar

da Silva, C. S., & dos Santos, A. P. (2022). Conteúdos da oralidade: o gênero discursivo seminário na aula de língua portuguesa. Letras, 57–78. https://doi.org/10.5902/2176148536813 (Original work published 4º de agosto de 2020)