Conteúdos da oralidade: o gênero discursivo seminário na aula de língua portuguesa

Autor/innen

  • Cinara Sousa da Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Adelino Pereira dos Santos Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148536813

Schlagworte:

Oralidade, Gêneros discursivos, Seminário, Ensino de Língua Portuguesa

Abstract

Este trabalho tem como objetivo geral apresentar reflexões sobre conteúdos de ensino-aprendizagem de gêneros discursivos orais da instância pública nas aulas de Língua Portuguesa da educação básica, bem como propor  quadros de tais conteúdos a partir do recorte/gênero discursivo oral seminário. O trabalho de pesquisa aqui apresentado tem caráter bibliográfico, mas faz parte de um projeto de pesquisa-ação de cunho etnográfico desenvolvido e descrito na dissertação de Mestrado Profissional em Letras de um dos autores deste trabalho, defendida nos primeiro trimestre de 2019. O que propomos neste artigo, como objetivo específico, é identificar e catalogar  conteúdos da oralidade que perpassem os gêneros orais,  de modo a subsidiar o professor de Língua Portuguesa  na elaboração de projetos pedagógicos  para prática da oralidade  nas instâncias públicas formais.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Cinara Sousa da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Letras pela Universidade do Estado da Bahia. Professora de Língua Portuguesa pela SEC/BA.

Adelino Pereira dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Letras. Professor Titular do Departamento de Ciências Humas do Campus V da Universidade do Estado da Bahia.

Literaturhinweise

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M (VOLOCHÍNOV). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. 12 ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. MEC, versão de 20 de dezembro de 2017.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997/1998.

BAUMGÄRTNER, C. T. Grupo de estudos de língua portuguesa – GELP: uma experiência de formação continuada de professores com focos em gêneros orais e ensino. In: BUENO, L.; COSTA-HÜBES, T. C. (Org.). Gêneros orais no ensino. Campinas: Mercado de Letras, 2015, p. 91-115.

CAMARA JR., J. M. Manual de expressão oral e escrita. 22 ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

CAVALCANTE, M. C. B.; MELO, C. T. V. Gêneros orais na escola. In: SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTE, M. C. B. Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Versão digital. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 89-102.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. 3 ed. São Paulo: Mercado de letras, 2011a, p. 81-108.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. 3 ed. São Paulo: Mercado de letras, 2011b, p. 125-155.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B.; DE PIETRO, J.; ZAHNA, G. A exposição oral. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. 3 ed. São Paulo: Mercado de letras, 2011c, p. 183-211.

_________; GAGNON, R. O gênero de texto, uma ferramenta didática para desenvolver a linguagem oral e escrita. In: BUENO, L.; COSTA-HÜBES, T. C. (Org.). Gêneros orais no ensino. Campinas: Mercado de Letras, 2015, p. 23-56.

FONSECA, J. Z. B. O processo de didatização dos gêneros discursivos em práticas de ensino de Língua Portuguesa: um diálogo entre a aula e o livro didático. Jundiaí: Paco, 2014.

KOCH, I. V., ELIAS, V. M. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2017.

LEAL, T. F.; GOIS, S. (Org.). A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

MACIEL, D. C. Oralidade e ensino: saberes necessários à prática docente. Recife: EDUPE, Editora Universidade de Pernambuco, 2014.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

TRAVAGLIA, L. C. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. V. 3, n° 1, Uberlândia: EDUFU, 2013.

Veröffentlicht

2020-08-04 — aktualisiert am 2022-07-28

Versionen

Zitationsvorschlag

da Silva, C. S., & dos Santos, A. P. (2022). Conteúdos da oralidade: o gênero discursivo seminário na aula de língua portuguesa. Letras, 57–78. https://doi.org/10.5902/2176148536813 (Original work published 4. August 2020)