O tratamento da oralidade no programa nacional do livro didático 2019: o que muda em relação as edições anteriores?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148539536

Palavras-chave:

Oralidade, PNLD, Livros Didáticos

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como se apresenta o eixo de ensino oralidade no PNLD 2019, e quais as principais mudanças do Guia 2019 em relação as edições anteriores, no que concerne ao trabalho com o oral nos Livros Didáticos destinados aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Adotamos como procedimento metodológico a pesquisa documental. Os resultados deste estudo apontaram que os critérios presentes no Guia 2019, não trazem nenhuma grande inovação ou avanço no que concerne ao eixo oralidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estephane Priscilla dos Santos Mendes, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação, na linha de pesquisa "Educação e Linguagem"

Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco e MEMBRO DE COMISSÃO da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco. 

Referências

ALVES, Irene de Barcelos. Entre regulação e persuasão: a política curricular para o livro didático de geografia dos anos iniciais do ensino fundamental no PNLD 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

ÁVILA, Ewerton; NASCIMENTO, Cláucia; GOIS, Siane. Ensino de oralidade: revisitando documentos oficiais e conversando com professores. In: LEAL, Telma Ferraz; GOIS, Siane. A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Avaliação dos livros didáticos: para entender o programa nacional do livro didático (PNLD). In: ROJO, Roxane; BATISTA, Antônio Augusto Gomes (orgs). Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.

BRASIL/MEC. Guia de Livros Didáticos 1998: 1ª a 4ª séries. PNLD, Brasília, 1997.

BRASIL/MEC. Guia de Livros Didáticos 2000/2001: 1ª a 4ª séries – Língua Portuguesa. PNLD, Brasília, 1999.

BRASIL/MEC. Guia de Livros Didáticos 2004: 1ª a 4ª séries – Língua Portuguesa. PNLD, Brasília, 2003.

BRASIL/MEC. Guia do livro didático 2007: alfabetização: séries/anos iniciais do ensino fundamental. PNLD, Brasília, 2006.

BRASIL/MEC. Guia de livros didáticos 2010: Letramento e Alfabetização/Língua Portuguesa. PNLD, Brasília: 2009.

BRASIL/MEC. Guia de livros didáticos 2013: letramento e alfabetização e língua portuguesa. PNLD, Brasília, 2012.

BRASIL/MEC. Guia de livros didáticos 2016: Alfabetização e letramento e língua portuguesa: ensino fundamental anos iniciais. PNLD, Brasília: 2015.

BRASIL/MEC. Guia de livros didáticos 2019: Língua Portuguesa. PNLD, Brasília: 2018.

BOTLER, Laís Maria Avares Rosal. Gêneros orais e ensino de língua portuguesa: concepções e práticas. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.

CELESTINO, R. S.; LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P.; ANDRADE, R. B. L. A Oralidade e Argumentação nas práticas de professoras de 4ª série. In: XVI Seminário de Leitura no Brasil. Anais do XVI Seminário de Leitura no Brasil. Campinas (SP), 2007.

CELESTINO, Rafaela Soares; LEAL, Telma Ferraz. O debate como objeto de ensino: interdisciplinaridade e desenvolvimento de habilidades argumentativas. 2008. TCC (Curso de Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.

COSTA-MACIEL, Débora Amorim Gomes da. Livros didáticos de língua portuguesa: propostas didáticas para o ensino do oral. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.

COSTA-MACIEL, Débora Amorim Gomes da; BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. “Ah, eu acho a oralidade muito importantíssima, meu deus!” A propósito da prática docente no ensino da oralidade. Anais da 35ª Reunião Anual da Anped. Porto de Galinhas – PE, 2012.

COSTA VAL, Maria da Graça da. Alfabetização e Língua Portuguesa: livros didáticos e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, CEALE/FAE/UFMG, 2009.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização: ROJO, Roxane; CORDEIRO, Glaís Sales. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

DUTRA, Andreia Soares. O espaço da oralidade na aula de língua portuguesa: orientação dos PNC e propostas dos livros didáticos. Dissertação (Mestrado em Letras) -Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução Bernardo Leitão et al. Campinas, SP: UNICAMP, 1990.

LEAL, Telma Ferraz; GOIS, Siane. A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; LIMA, Juliana de Melo. A oralidade como objeto de ensino na escola: o que sugerem os livros didáticos?. In: LEAL, Telma Ferraz; GOIS, Siane (orgs). A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

MAGALHÃES, Tânia Guedes. Concepção de oralidade: a teoria nos PCN no PNLD x a prática nos livros didáticos. Tese (Doutorado em Letras) -Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2007.

MANTOVANI, Kátia Paulilo. O programa nacional do livro didático – PNLD: impactos na qualidade do ensino público. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) -Universidade de São Paulo, São Paulo,2009.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco “falada”. In: DIONISIO, Angela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). O livro didático de português: múltiplos olhares. 3. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

MENDES, Estephane Priscilla dos Santos. A oralidade no Programa Nacional do Livro Didático (1998-2016): critérios de avaliação e perfil dos livros de alfabetização aprovados. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Pós-Graduação em Educação Contemporânea, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.

NASCIMENTO, Maria Tereza F. G. A exposição oral na Educação Infantil: contribuições para o ensino e aprendizagem dos gêneros orais na escola. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.

ROJO, Roxane; BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.

SANTOS, Josileide Teófilo. O tratamento da Oralidade no Livro Didático. Universidade Estadual da Paraíba. Trabalho de Conclusão de Curso. Licenciatura em Letras, 2013.

SCHNEUWLY, Bernard. Palavra e ficcionalização: um caminho para o ensino da linguagem oral. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização: ROJO, Roxane; CORDEIRO, Glaís Sales. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

SOUZA-MACHADO, T. H. As práticas orais na escola: recomendações do livro didático do 1º ano do ensino fundamental. Domínios de Lingu@gem, v. 7, n. 1, 2013.

Downloads

Publicado

2020-08-04 — Atualizado em 2022-07-28

Versões

Como Citar

Mendes, E. P. dos S., & Pessoa, A. C. R. G. (2022). O tratamento da oralidade no programa nacional do livro didático 2019: o que muda em relação as edições anteriores?. Letras, 221–242. https://doi.org/10.5902/2176148539536 (Original work published 4º de agosto de 2020)